Descobrindo a Europa com atividades com inspiração Montessori por Ariane Osshiro empreendedora na empresa Montessorriso
Temos três grandes amigas na Europa, duas moram na França e uma na Alemanha e a curiosidade do Pedro surgiu através dos contatos constantes com elas. Porque não posso visitar a “Tia Ana” hoje mamãe? Ele pergunta. Porque ela mora na França e fica mito distante de nós filho, eu respondo. A pergunta se repetiu muitas vezes, para as “tias” com outros nomes também. Mas, a resposta causava uma expressão de dúvida e não de certeza. Até que, partindo desse princípio, resolvi começar com o Pedro atividades sobre a Europa.
E tínhamos que começar com coisas que despertam o interesse do Pedro, que ele aprecia, pois o trabalho seria muito mais envolvente e divertido. Precisávamos então partir de quatro pontos: cozinhar, cantar, dançar e visitar lugares reais, para vivenciar a atmosfera do local, na prática. Segundo meu amigo montessoriano, autor do blog Lar Montessori , Gabriel Salomão, “A criança, diferente do adulto, não sente necessidade de descansar do mundo real. Ela deseja absorvê-lo inteiro. Quando for escolher um brinquedo ou uma brincadeira, pense: “Qual maravilha do mundo real estou levando para meu filho agora?“. Maravilhar-se com o real é o grande segredo de todos os cientistas, artistas, filósofos e líderes políticos e religiosos – experimente tentar você também. O seu filho, com certeza, vai adorar.” Além disso, é importante ressaltar que as atividades de vida prática trazem um prazer enorme para a criança e vivenciamos isso mais de perto durante os dias das atividades.
Segundo Gabriel Salomão, a criança não quer perder tempo. Ela deseja, mais que tudo, desenvolver-se e tornar-se independente. Vai aproveitar cada chance que tiver, desde descer, com dificuldade e esforço, de seu colchão ao chão, até pegar as frutas e os legumes das cestas da cozinha e manipulá-los com a mão e a boca. A vida é toda uma grande descoberta e uma grande oportunidade de crescer. Com a brincadeira acontece exatamente o mesmo. Ao planejar uma brincadeira para seu filho, tenha em mente o momento de seu desenvolvimento, as necessidades que ele vem manifestando e você vem percebendo em uma observação atenta. Os brinquedos legais, aqueles pelos quais ele vai se apaixonar, são aqueles que exigem muito de seu cérebro em formação, e aqueles que permitem a ele o que chamamos de final aberto, em que é possível trabalhar por muito tempo livremente, ou descobrir pela exploração e o raciocínio a solução de um enigma.

Começamos eu e o Pedro, atividades sobre a Europa! Cozinhamos um prato da dieta mediterrânea e nos vestimos de europeus e fomos dançar! Link da receita:http://www.mundoemsabores.com.br/recipe/dieta-mediterranea-frango-assado-com-tomates-e-queijos/

Pedro dormiu fora de hora e choveu então não fizemos o jantar com o tema Itália. Mas de última hora, resolvemos fazer um baile com a música clássica européia.

Fizemos as bandeiras dos países europeus. Pedro que recortou e fez as bolinhas para deixar as bandeiras em pé.

Graças aos amigos podemos encontrar tesouros inesperados… Por indicação de uma amiga, encontramos um “mini-coliseu” e uma torre para ilustramos nossas atividades sobre a Europa.. Uma tarde mágica e cheia de diversão!

Pudim de Yorkshire é um prato salgado criado na região de Yorkshire, Inglaterra. Ele é feito com uma mistura de ovos, leite e farinha de trigo e é geralmente servido com carne assada ou frango com molho. Embora originando em Yorkshire eles são popular em todo o país, e já famosos pelo mundo. Na Inglaterra são raros os lugares que não servem o legendário pudim de Yorkshire “tradição britânica na mesa de domingo”.

Tivemos uma noite mágica! Com direito a um passeio literalmente na cultura inglesa Visitamos uma casa construída nos padrões ingleses, conhecemos um pouco de decoração inglesa, fontes, lareira, jardim inglês e até telefonamos dentro de uma cabine! Foi maravilhoso! Ficamos com saudades! Agradeço de coração a indicação da Fernanda Fga e a escola Cultura Inglesa ms, pela oportunidade. Para finalizar o dia de hoje, começamos uma colagem de um ônibus inglês.

A força motivadora da aprendizagem vem de dentro da criança. Este impulso para a competência é preenchido por sua curiosidade e interesse. Sabendo isso… não fiz nada do planejado e atendi hoje o desejo do Pedro de entender sobre os castelos e coroas. Fizemos uma cerimônia de coroação e o representante a ser coroado deu um a passadinha da cozinha pra pegar um bolo bem na hora. E depois construímos um castelo. São temas ligados à vários países europeus e foi super divertido.

Últimas atividades do dia: cobrir com massa de modelar os países da Europa, fazendo associação de cores. Conhecer Beatles, dançar e fantasiar-se deles

Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous! #atividadessobreeuropa

Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous!

Bonne journée! Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous!

Nosso passeio no universo lusitano continua, agora “construímos” uma casa com azulejos portugueses. Imprimi os azulejos em papel adesivo, e o Pedro recortou e colou, fizemos as portas e janelas e ele pintou o telhado das cores que preferiu. Usamos como base uma caixa de papelão bem resistente. Ainda bem porque a casa, serve como banqueta e capacete também

Goedenacht! Hoje fizemos vários pratos holandeses! Aprendemos muito com a simplicidade desse povo na culinária. E os pratos são deliciosos. Fizemos de almoço: Erwtensoep O prático típico da Holanda é um prato que é facilmente encontrado em diversos outros países, inclusive no Brasil. O Erwtensoep é uma sopa de ervilhas com alguns ingredientes a mais, como alho, batatas, salsichas, pimenta, aipo e sal. Stamppot é um prato tradicional holandês, que é feito com diversas batatas amassadas (percebam que a batata é um dos principais ingredientes para os holandeses). Além disso, muitos outros ingredientes também são acrescidos, como: escarola, couve, espinafre, cebola, nabo, cenoura. Fizemos para o lanche da tarde Pepernoten de lanche da tarde, que é um biscoitinho em forma feito de especiarias. Cravo, canela, mel e açúcar mascavo fazem parte dos ingredientes.

Voltamos às atividades, Pedro havia adoecido e melhorou… daí fizemos uma atividade típica do último país que estávamos trabalhando antes dele adoecer: Holanda! Fizemos o moinho com uma lata, um cone de cartolina e fizemos um catavento de papel no topo. Fizemos juntos tulipas de massinha e ele desenhou tudo que tinha no jardim. Foi muito divertido!

Animais e paisagens da Europa fizermos habitats de animais e brincamos com o clima e animais Europeus. Foi ótimo, porque amanheceu frio por aqui, e ficamos envolvidos por um bom tempo. Fizemos as florestas boreais, com a neve feita de sal grosso e os animais que resistem a esse clima: lobos e renas. Também fizemos o habitat dos animais que vivem nas regiões polares, com ursos e raposas polares. Conseguimos retratar as montanhas européias, com os cabritos-monteses, coelhos e águias. Fizemos por fim, os habitats das regiões mediterrâneas e das florestas dos países temperados.

Voltamos às atividades sobre a Europa. Fizemos uma obra de Picasso, um artista espanhol e escrevemos o nome dele na calçada. Pedro ficou surpreso com a quantidade de nomes que ele tem. Escrevi o dele do lado, para comparar… contamos as letras de ambos os nomes e ele percebeu que Pablo e Picasso, começam com a letra do nome dele.

Agora, o tema é a Espanha! Fomos ao espetáculo Embrujos de España, amamos, foi lindo! Pedro acompanhou cada toada, cada ritmo, as cores e ritmos, foi d+! Saímos do show e viemos para a danza!
Amamos fazer as atividades e antes que alguém pergunte, explico porque das atividades:
“Eu faço atividades porque quero plantar sementes de lembranças lindas no coração do meu filho. Eu quero que ele veja um dia uma cena de uma mãe com um filho e possa pensar em nós dois. Eu quero estar nas lembranças a infância dele. Eu quero conhecê-lo todos os dias, mais um pouco. Eu quero aprender com ele e quero ensiná-lo. Eu quero preencher nosso tempo de felicidade e conteúdo divertido. Eu quero ser feliz, sempre com ele.”
Locais visitados em Campo Grande:
Escola Cultura Inglesa
Aliança Francesa
Palácio das Comunicações – Parque dos poderes
Só + 5 minutinhos
No Comments