Gente que compartilha

Descobrindo a Europa com atividades com inspiração Montessori

Descobrindo a Europa com atividades com inspiração Montessori por Ariane Osshiro empreendedora na empresa Montessorriso

Temos três grandes amigas na Europa, duas moram na França e uma na Alemanha e a curiosidade do Pedro surgiu através dos contatos constantes com elas. Porque não posso visitar a “Tia Ana” hoje mamãe? Ele pergunta. Porque ela mora na França e fica mito distante de nós filho, eu respondo. A pergunta se repetiu muitas vezes, para as “tias” com outros nomes também. Mas, a resposta causava uma expressão de dúvida e não de certeza. Até que, partindo desse princípio, resolvi começar com o Pedro atividades sobre a Europa.

E tínhamos que começar com coisas que despertam o interesse do Pedro, que ele aprecia, pois o trabalho seria muito mais envolvente e divertido.  Precisávamos então partir de quatro pontos: cozinhar, cantar, dançar e visitar lugares reais, para vivenciar  a atmosfera  do local, na prática. Segundo meu amigo montessoriano, autor do blog Lar Montessori , Gabriel Salomão, “A criança, diferente do adulto, não sente necessidade de descansar do mundo real. Ela deseja absorvê-lo inteiro. Quando for escolher um brinquedo ou uma brincadeira, pense: “Qual maravilha do mundo real estou levando para meu filho  agora?“. Maravilhar-se com o real é o grande segredo de todos os cientistas, artistas, filósofos e líderes políticos e religiosos – experimente tentar você também. O seu filho, com certeza, vai adorar.” Além disso, é importante ressaltar que as atividades de vida prática trazem um prazer enorme para a criança e vivenciamos isso mais de perto durante os dias das atividades.

 

Segundo Gabriel Salomão, a criança não quer perder tempo. Ela deseja, mais que tudo, desenvolver-se e tornar-se independente. Vai aproveitar cada chance que tiver, desde descer, com dificuldade e esforço, de seu colchão ao chão, até pegar as frutas e os legumes das cestas da cozinha e manipulá-los com a mão e a boca. A vida é toda uma grande descoberta e uma grande oportunidade de crescer. Com a brincadeira acontece exatamente o mesmo. Ao planejar uma brincadeira para seu filho, tenha em mente o momento de seu desenvolvimento, as necessidades que ele vem manifestando e você vem percebendo em uma observação atenta.  Os brinquedos legais, aqueles pelos quais ele vai se apaixonar, são aqueles que exigem muito de seu cérebro em formação, e aqueles que permitem a ele o que chamamos de final aberto, em que é possível trabalhar por muito tempo livremente, ou descobrir pela exploração e o raciocínio a solução de um enigma.

europa1

Começamos eu e o Pedro, atividades sobre a Europa! Cozinhamos um prato da dieta mediterrânea e nos vestimos de europeus e fomos dançar! Link da receita:http://www.mundoemsabores.com.br/recipe/dieta-mediterranea-frango-assado-com-tomates-e-queijos/

europa2

Nos vestimos de europeus e fomos dançar!

europa3

Pedro dormiu fora de hora e choveu então não fizemos o jantar com o tema Itália. Mas de última hora, resolvemos fazer um baile com a música clássica européia.

europa4

Começamos o dia com um gostinho italiano! Fizemos pizza!

europa5

Fizemos as bandeiras dos países europeus. Pedro que recortou e fez as bolinhas para deixar as bandeiras em pé.

europa6

Graças aos amigos podemos encontrar tesouros inesperados… Por indicação de uma amiga, encontramos um “mini-coliseu” e uma torre para ilustramos nossas atividades sobre a Europa.. Uma tarde mágica e cheia de diversão!

europa7

Coliseu, montado com cubos de madeira

europa8

O dia começou britânico, tomamos chá num espaço delicado e doce.

europa9

Fizemos uma atividade sobre a lenda de Robin Hood, tradicional da Inglaterra

europa10

Pudim de Yorkshire é um prato salgado criado na região de Yorkshire, Inglaterra. Ele é feito com uma mistura de ovos, leite e farinha de trigo e é geralmente servido com carne assada ou frango com molho. Embora originando em Yorkshire eles são popular em todo o país, e já famosos pelo mundo. Na Inglaterra são raros os lugares que não servem o legendário pudim de Yorkshire “tradição britânica na mesa de domingo”.

europa11

Tivemos uma noite mágica! Com direito a um passeio literalmente na cultura inglesa Visitamos uma casa construída nos padrões ingleses, conhecemos um pouco de decoração inglesa, fontes, lareira, jardim inglês e até telefonamos dentro de uma cabine! Foi maravilhoso! Ficamos com saudades! Agradeço de coração a indicação da Fernanda Fga e a escola Cultura Inglesa ms, pela oportunidade. Para finalizar o dia de hoje, começamos uma colagem de um ônibus inglês.

europa15

A força motivadora da aprendizagem vem de dentro da criança. Este impulso para a competência é preenchido por sua curiosidade e interesse. Sabendo isso… não fiz nada do planejado e atendi hoje o desejo do Pedro de entender sobre os castelos e coroas. Fizemos uma cerimônia de coroação e o representante a ser coroado deu um a passadinha da cozinha pra pegar um bolo bem na hora. E depois construímos um castelo. São temas ligados à vários países europeus e foi super divertido.

europa17

Últimas atividades do dia: cobrir com massa de modelar os países da Europa, fazendo associação de cores. Conhecer Beatles, dançar e fantasiar-se deles

europa18

Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous! #atividadessobreeuropa

europa19

Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous!

europa20

Bonne journée! Hoje o dia teve sabor francês! Começamos com croissant, visitamos a Aliança Francesa em Campo Grande que possui diversos livros infantis e fotos de monumentos itens típicos franceses. Cozinhamos ratatouille e petit gateu para sobremesa. Observamos vários queijos franceses no mercado e para o fim da tarde teremos baguete. Percebemos a influência francesa no pão nosso de cada dia Une journée spéciale pour nous tous!

europa21

Preparando Ratatouille

europa22

Desenhamos a torre, vimos publicações infantis em francês.

europa23

Nosso passeio no universo lusitano continua, agora “construímos” uma casa com azulejos portugueses. Imprimi os azulejos em papel adesivo, e o Pedro recortou e colou, fizemos as portas e janelas e ele pintou o telhado das cores que preferiu. Usamos como base uma caixa de papelão bem resistente. Ainda bem porque a casa, serve como banqueta e capacete também

europa24

Fizemos caldo verde português

europa25

Pastel de Belem, comida portuguesa

europa26

Caravela Portuguesa

europa27

Goedenacht! Hoje fizemos vários pratos holandeses! Aprendemos muito com a simplicidade desse povo na culinária. E os pratos são deliciosos. Fizemos de almoço: Erwtensoep O prático típico da Holanda é um prato que é facilmente encontrado em diversos outros países, inclusive no Brasil. O Erwtensoep é uma sopa de ervilhas com alguns ingredientes a mais, como alho, batatas, salsichas, pimenta, aipo e sal. Stamppot é um prato tradicional holandês, que é feito com diversas batatas amassadas (percebam que a batata é um dos principais ingredientes para os holandeses). Além disso, muitos outros ingredientes também são acrescidos, como: escarola, couve, espinafre, cebola, nabo, cenoura. Fizemos para o lanche da tarde Pepernoten de lanche da tarde, que é um biscoitinho em forma feito de especiarias. Cravo, canela, mel e açúcar mascavo fazem parte dos ingredientes.

europa28

Voltamos às atividades, Pedro havia adoecido e melhorou… daí fizemos uma atividade típica do último país que estávamos trabalhando antes dele adoecer: Holanda! Fizemos o moinho com uma lata, um cone de cartolina e fizemos um catavento de papel no topo. Fizemos juntos tulipas de massinha e ele desenhou tudo que tinha no jardim. Foi muito divertido!

europa29

Animais e paisagens da Europa fizermos habitats de animais e brincamos com o clima e animais Europeus. Foi ótimo, porque amanheceu frio por aqui, e ficamos envolvidos por um bom tempo. Fizemos as florestas boreais, com a neve feita de sal grosso e os animais que resistem a esse clima: lobos e renas. Também fizemos o habitat dos animais que vivem nas regiões polares, com ursos e raposas polares. Conseguimos retratar as montanhas européias, com os cabritos-monteses, coelhos e águias. Fizemos por fim, os habitats das regiões mediterrâneas e das florestas dos países temperados.

europa30

Voltamos às atividades sobre a Europa. Fizemos uma obra de Picasso, um artista espanhol e escrevemos o nome dele na calçada. Pedro ficou surpreso com a quantidade de nomes que ele tem. Escrevi o dele do lado, para comparar… contamos as letras de ambos os nomes e ele percebeu que Pablo e Picasso, começam com a letra do nome dele.

europa31

Agora, o tema é a Espanha! Fomos ao espetáculo Embrujos de España, amamos, foi lindo! Pedro acompanhou cada toada, cada ritmo, as cores e ritmos, foi d+! Saímos do show e viemos para a danza!

europa12 europa13 europa14 europa16

Amamos fazer as atividades e antes que alguém pergunte, explico porque das atividades:

“Eu faço atividades porque quero plantar sementes de lembranças lindas no coração do meu filho. Eu quero que ele veja um dia uma cena de uma mãe com um filho e possa pensar em nós dois. Eu quero estar nas lembranças a infância dele. Eu quero conhecê-lo todos os dias, mais um pouco. Eu quero aprender com ele e quero ensiná-lo. Eu quero preencher nosso tempo de felicidade e conteúdo divertido. Eu quero ser feliz, sempre com ele.”

Locais visitados em Campo Grande:

Escola Cultura Inglesa

Aliança Francesa

Palácio das Comunicações – Parque dos poderes

Só + 5 minutinhos

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply