Filhos, Gente que esclarece

Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia sobre método de introdução alimentar BLW

A introdução alimentar é um assunto que causa muitas dúvidas nos pais, principalmente nos de primeira viagem, o que é muito normal. Afinal, a nossa responsabilidade em introduzir os alimentos de forma adequada e saudável é grande e vai refletir na vida de nossos filhos.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um guia sobre alimentação complementar (transição de sólidos após a amamentação exclusiva) e BLW, o Guia Prático de Atualização – A Alimentação Complementar e o Método BLW, do Departamento Científico de Nutrologia.

O método BLW teve o nome criado pela agente de saúde britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food (em tradução livre, Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida) e tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. A ideia principal é não oferecer um prato diferente aos bebês, mas, sim, deixar que eles se sentem à mesa e participem das refeições familiares já a partir dos 6 meses de vida. Os pais colocam os alimentos cortados ao alcance e eles escolhem quando e como levar os pedaços à boca. “O BLW não é novo – pais do mundo inteiro têm praticado há anos. O que acontece é que agora isso tem nome”, esclarece Rapley.

Lembrando que a OMS – Organização Mundial de Saúde – recomenda que a introdução alimentar comece a partir dos seis meses, idade em que a criança está apta a comer alimentos sólidos, ao término do aleitamento materno exclusivo.

Clique aqui para acessar o guia! 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply