Gente que indica

Semana Mundial do Brincar 2018 tem ações em todo o país. Confira a programação geral

Confira as atividades nas localidades já confirmadas para a Semana Mundial do Brincar 2018 – programação atualizada diariamente, acompanhe clicando aqui

As atividades em escolas ou outros espaços fechados podem ser exclusivas para o público ao qual atendem. Caso tenha dúvidas, sugerimos entrar em contato com a instituição para checar se outras pessoas também podem participar.

 

ACRE

 

Cidade: Rio Branco – AC

Organização: Sesc Acre

Descritivo: Atividades para crianças e professores, idosos e comunidade. Não é necessário fazer inscrição prévia.

– Oficina: Construção de brinquedos – Vestir e Voar é uma oficina onde crianças e adultos criam juntos fantasias de voar. A oficina propõe criar a partir de materiais diversos, como tecidos, papéis e sucatas, objetos de voar inspirados nos sonhos de cada criança.

– Apresentação Musical – Brincadeiras cantadas e cantigas de roda.

– Vivência: jogos de brincar: de roda e de rua – Brincadeiras tradicionais de vários cantos. Crianças podem experimentar alguns jogos tradicionais que despertam a intuição, a criatividade e a liberdade ao trabalhar em equipe.

Dias e Horários: 21 a 27 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 18h

Locais: Escolas Públicas de Ensino Infantil e Fundamental I; Creches Públicas; Serviço Social do Comercio – SESC Acre; Bairros: Calafate e Xavier Maia

 

BAHIA

 

Cidade: América Dourada – BA

Organização: Secretaria Municipal de Educação

Descritivo: Palestras com famílias das crianças das creches e escolas de Educação Infantil sobre a importância do brincar; estudos sobre a importância do brincar com professores e funcionários das creches; exibição de filme; entrevistas e pesquisas sobre brincadeiras tradicionais; oficinas de brinquedos e brincadeiras; brincadeiras ao ar livre com as famílias; contação de histórias. As crianças e famílias serão convidadas através de mobilização pela Secretaria e Escolas.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 8h às 17h

Locais:

Creche Izelcina Alves Vasconcelos – Soares

Creche Mãe Pretinha – Centro

Creche Mãe Naninha – Prevenido

Creche Tia Amélia – Ipanema

Creche Mãe Bina – Nova América

Escola Manoel Augusto Dourado – Belo Campo

Escol Luís Pereira Borges – Lagoa dos Borges

Escola Elísio Alves – Maximino

Escola Santa Rita – Campo Alegre

Escola Emília Carneiro –  Mato Verde

Escola Aurélio José Marques – Alegre

 

Cidade: Irecê – BA

Descritivo: A atividade planejada será com as turmas do ciclo da Infância da Escola Parque. Entre os dias 21 e 28, pais, avós, tios e cuidadores serão convidados a socializar com a turma brincadeiras de seu tempo de infância. Para isto, irão utilizar a praça do Caixeiro, que se localiza nas proximidades da escola, para explorar este espaço que está sendo pouco utilizado pela comunidade.

Dias e Horários: 21 a 28 de maio, durante duas horas por turma

Local: Praça do Caixeiro, no bairro Lagoa do Tió, Irecê – BA

 

Cidade: Mata de São João – BA

Organização: Núcleo da Aliança pela Infância de Mata de São João – Bahia

Descritivo: Brincando no quintal da escola: atividade recreativa entre alunos, mães e professores.

Dias, Horários e Locais: 25 de maio, 8h às 11h30 na Escola Municipal Izac Marambaia (Bairro Barro Branco) e 25 de maio, 13h30 às 15h30 na Escola Municipal Pedro Joaquim (Bairro Pau Grande).

 

Cidade: Mata de São João – BA

Organização: Núcleo da Aliança pela Infância de Mata de São João – Bahia

Descritivo: Mima Neném: vivência com mães adolescentes da comunidade

Dias, Horários e Locais: 27 de maio, 10h às 12h

Local: Escola Municipal Pedro Joaquim (Bairro Pau Grande)

 

Cidade: Salvador – BA

Organização: Escola Municipal do Calafate

Descritivo: Organização de Dia do Brincar em parceria com UNEB, com da Cultura local, além de Oficinas de construção de brinquedos. Ação para alunos da unidade escolar, com idades entre 5 e 14 anos, sem necessidade de inscrição prévia.

Dia e Horário: 25 de maio, no turno Matutino

Local: Nos espaços interno e externo da escola.

 

Cidade: Salvador – BA

Organização: Movimento Infância Livre de Consumismo

Descritivo: 11ª Feira de Troca de Brinquedos e Livros, organizada por mães, pais, educadores e brincantes. Não é preciso se inscrever: se a criança desejar participar da troca de brinquedos, deverá levar brinquedos em bom estado, esteira ou toalha para expor os brinquedos. A criança pode apenas participar das atividades paralelas à troca relacionadas com o brincar na praça junto com outras crianças e os brincantes, além de atividades de incentivo à alimentação saudável e yoga.

Dia e Horário: 19 de maio, Sábado, das 9h às 11h

Local: Praça Flora (ou Nossa Senhora da Assunção) na Rua Guillard Muniz, s/n, Pituba

 

CEARÁ

 

Cidade: Fortaleza – CE

Organização: CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional

Descritivo: Entre 20 e 25 de maio de 2018, em parceria com a Aliança pela Infância, o CIAR em Fortaleza, Curitiba e Florianópolis, promoverá o brincar por meio de vivências em Psicomotricidade Relacional. Atividades para crianças, Adolescentes, Jovens Adultos, Universitários, Educadores e Profissionais de Saúde. * Necessário fazer inscrição com antecedência. Interessados podem entrar em contato por telefone: (85) 3244-1779 ou por email: ciarfortaleza@ciar.com.br

Dias e Horários:

– 20/05 (15:00h às 16:30h) – Crianças de 4 a 7 anos

– 20/05 (16:30h às 18:00h) – Crianças de 8 a 12 anos

– 22/05 (17:00h às 19:00h) – Adolescentes de 13 a 17 anos

– 24/05 (18:30h às 21:30h) – Jovens Adultos

– 25/05 (08:00h às 11:00h) – Educadores da SME e Profissionais da Saúde

– 25/05 (14:00h às 17:00h) – Universitários

Local: CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional (sede Fortaleza) – R. Monsenhor Catão, 1179 – Aldeota. Fortaleza-CE

 

DISTRITO FEDERAL

 

Cidade: Brasilia – DF

Organização: Eba Brincadeiras Criativas

Descritivo: A Eba Brincadeiras Criativas junto com a Ludoteca BGC vai fazer uma roda de conversa com a psicóloga Sarah Simões e os pais, irmãos, tios, avós e educadores que estão interessados em descobrir mais formas de contribuir para o desenvolvimento das crianças e de fortalecer o vínculo familiar por meio do brincar. A conversa será guiada por um jogo de tabuleiro, e dependendo da casa que o peão parar, terá carta de perguntas para discutir ou um vídeo para assistir e debater. Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/eba-talk–play—na-ludoteca__292190

Dia e Horário: Dia 23 de maio, quarta-feira, das 19h às 21h

Local: Ludoteca BGC — CLS 315 BL B, Asa Sul – Brasília, DF

 

ESPÍRITO SANTO

 

Cidade: Colatina – ES

Descritivo: Oficina de criação e reciclagem de papelão onde as crianças vão criar escudos, máscaras, varinhas mágicas, espadas, etc.

Dia e Horário: 19 de maio, sábado, a partir das 9h30

Local: Praça Helvécio Anholetti — Rua Cabo Astrogildo Alves dos Santos, 13 – Honório Fraga, Colatina – ES, 29704-610

 

Cidade: Serra – ES

Organização: Vale S/A

Descritivo: As ações foram planejadas a partir da escuta de crianças de escolas públicas e privadas de Vitória e Serra e serão realizadas nos ativos da Vale no ES: Parque Botânico, Clube AERT, Estação Conhecimento e Museu Vale. Atividades para crianças, pais, educadores, alunos, comunidade. Confira a programação completa da Vale S/A na SMB 2018 clicando aqui. 

Dias e Locais:

Vagão Cultural (EFVM Vix a MG) – 18 e 19 de maio

AERT – 19 e 20 de maio

Museu Vale – 19 de maio a 01 de junho

Parque Botânico – 22 a 27 de maio

Estação Conhecimento Serra – 22 a 26 de maio

 

Cidade: Vila Velha – ES

Organização: Vale S/A

Descritivo: As ações foram planejadas a partir da escuta de crianças de escolas públicas e privadas de Vitória e Serra e serão realizadas nos ativos da Vale no ES: Parque Botânico, Clube AERT, Estação Conhecimento e Museu Vale. Atividades para crianças, pais, educadores, alunos, comunidade. Confira a programação completa da Vale S/A na SMB 2018 clicando aqui.

Dias e Locais:

Vagão Cultural (EFVM Vix a MG) – 18 e 19 de maio

AERT – 19 e 20 de maio

Museu Vale – 19 de maio a 01 de junho

Parque Botânico – 22 a 27 de maio

Estação Conhecimento Serra – 22 a 26 de maio

 

Cidade: Vitória – ES

Organização: Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Vitória – CaJun (Caminhando Juntos)

Descritivo: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes está dividido em 13 unidades (CaJun) em todo o município de Vitória. Todas as unidades, no período de 20 a 28 de maio, estarão com atividades voltadas para a temática ‘Brincando de Corpo e Alma’, tais como: gincanas, brincadeiras com as famílias, copinha, atividades de artes, integração em um dos parques do município, brincadeiras nas praças, dentre outros. A ação será direcionada a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos já inscritas e frequentantes do CaJun.

Dias e Horários: 20 a 28 de maio 2018. Matutino: 8 às 11h; Vespertino: 13 às 16h.

Locais: CaJun Andorinhas – Av. leitão da Silva, 100 Andorinhas; CaJun Bela Vista – Rua Padre Emílio Miotti, 217 Bela Vista; CaJun Bonfim – Rua José Nery do Rosário, 04 Bonfim; CaJun Caratoira – Rua Padre Antunes, 73 Caratoira; CaJun Consolação – Rua Pedro lima do Rosário, 186 Consolação; CaJun Engenharia/Itararé – Rua Arlindo Sodré/beco São Luiz Mattos, 16 Engenharia; CaJun Jaburu – Escadaria João Rosa Neto, S/N Jaburu; CaJun Morro do Quadro – rua São João, S/N Morro do Quadro; CaJun Nova Palestina – Rua do pedestre, S/N Nova Palestina; CaJun Praia do Suá – Rua general Câmara, 199 Praia do Suá; CaJun Santo André – Rua da Coragem, S/N Santo André; CaJun Sólon Borges – praça Odilon Grijó, S/N Sólon Borges; Parque Botânico Vale – Av.: dos expedicionários, S/N jardim Camburi Vitória, CEP 2909-070.

 

Cidades: Vitória – ES

Organização: Vale S/A

Descritivo: As ações foram planejadas a partir da escuta de crianças de escolas públicas e privadas de Vitória e Serra e serão realizadas nos ativos da Vale no ES: Parque Botânico, Clube AERT, Estação Conhecimento e Museu Vale. Atividades para crianças, pais, educadores, alunos, comunidade. Confira a programação completa da Vale S/A na SMB 2018 clicando aqui.

Dias e Locais:

Vagão Cultural (EFVM Vix a MG) – 18 e 19 de maio

AERT – 19 e 20 de maio

Museu Vale – 19 de maio a 01 de junho

Parque Botânico – 22 a 27 de maio

Estação Conhecimento Serra – 22 a 26 de maio

 

GOIÁS

 

Cidade: Alto Paraíso de Goiás – GO

Organização: Associação Bem Viver Cerrado

Descritivo: Oficina do Brincar — Ação de sensibilização sobre a importância do brincar na infância e o Brincar de Corpo e Alma como tema deste ano. Para adultos, educadores das escolas e projetos da Rede Pública de educação e de Ongs de Alto Paraíso. Alguns educadores irão atuar como voluntários nas ações nas praças.

Dia e Horário: 21 de maio, segunda-feira, das 16h às 18h

Local: Sede do IPEARTES Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

 

Cidade: Alto Paraíso de Goiás – GO

Organização: Associação Bem Viver Cerrado

Descritivo: Ações da Semana Mundial do Brincar — Encontros nas três praças principais de Alto Paraíso, recebendo as crianças das escolas e todos da comunidade que queiram vir brincar. As brincadeiras, o brincar livre em segurança, o brincar de corpo e alma de forma simples, orgânica, com elementos naturais e artísticos, serão promovidos em oficinas ou pelo olhar atento dos educadores voluntários e as representantes da Aliança pela Infância. Para todas as idades, ao ar livre, sendo que convites especiais serão entregues para as escolas.

Dias, Horários e Locais:

– 22/05, terça-feira, das 9 às 11h, na Praça da rodoviária

– 23/05, quarta-feira, das 15h às 18h, na Praça do Bambu

– 24/05, quinta-feira, das 15h às 18h, na Praça do Skate

Cidade: Alto Paraíso de Goiás – GO

Organização: Associação Bem Viver Cerrado

Descritivo: O brincar na primeira infância — Dia de integração dos jardins de infância da cidade para brincar. Ação direcionada a crianças dos jardins e suas professoras.

Dia e Horário: 25 de maio, sexta-feira, das 9 às 11h

Local: Na Escola Waldorf Espaço Sofia — Rua da Holística, SN, Vila Bandeira

 

Cidade: Aragarças – GO

Organização: Associação Ciranda

Descritivo: Serão realizadas atividades de livre brincar com escolas da rede municipal de ensino, de manhã e à tarde, com ênfase em brinquedos e brincadeiras que marcaram gerações — como peão, bola de gude, amarelinha, músicas de roda e gincanas.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, das 8h às 9h30 e das 13h às 14h30

 

Cidade: Goiânia – GO

Organização: Bebêzaria

Descritivo: Manhã no Parque Areião com pintura em tecido, pé de livro, construção de telefone sem fio e Yoga para crianças. Atividades direcionadas para crianças, jovens, adultos, idosos, todos que queiram brincar! Não é necessário se inscrever, mas é pedido que os interessados levem um tapetinho ou canga para a aula de Yoga.

Dia e Horários: 26 de maio, das 09h30 às 12h

Local: Parque Areião — Av. Americano do Brasil S/N. Setor Pedro Ludovico. Goiânia

 

Cidade: Mineiros – GO

Organização: Curso de Pedagogia da Unifimes, Sistema Verde Vale de Comunicação e Real Máquinas John Deer

Descritivo, Dias, Horários e Locais: Atividades para crianças, pais, responsáveis, professores e acadêmicos.

– 19/05, das 15h às 18h: Rua do Lazer na Praça Pública — Praça José Pereira dos Santos – Av. Sexta, 1241-1351

– 20/05, das 17h às 19h: Feira de troca de brinquedos, pintura facial e dança na Praça José Pereira dos Santos – Av. Sexta, 1241-1351

– 21/05, das 8h às 10h: Brincadeira na Apae (Curso de Pedagogia e Educação Física) — Rua 18, 55 Bairro Mineirinho

– 22/05, das 8h às 10h: Brincadeira entre os idosos do Lar Bom Pastor e as crianças do CMEI Criança Feliz das 8 às 10 horas — Lar BomPastor – Avenida Goiás Q 3 – s/n Lt 10

– 23/05, às 20h30: Palestra na Unifimes para os professores da Rede municipal de Ensino — Unifimes – Rua 22, 356 – Setor Aeroporto

– 24/05, às 20h30: Sessão Pipoca – Filme “Territórios do Brincar” e brincadeiras no pátio da Faculdade para alunos/as de psicologia, engenharia, direito, agronomia, administração de empresas e contabilidade. Unifimes – Rua 22, 356 – Setor Aeroporto

 

MARANHÃO

 

Cidade: Caxias – MA

Organização: CEI Maria das Neves Coutinho – “Mãe Preta”

Descritivo: No dia 30 de maio haverá o Dia “D” Do Brincar. Realização de cantinhos diversificados; circuitos; mini-gincanas; brincadeiras tradicionais e brincadeiras com brinquedos de sucata confeccionados pelos pais, entre outras atividades.

Dia: 30 de maio

Local: CEI Maria das Neves Coutinho – “Mãe Preta” — Rua Parnarama S/N Bairro: Vila Lobão

 

Cidade: Caxias – MA

Organização: Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão

Descritivo: Duas atividades:

– Curso de formação (10 a 22 de maio), para os acadêmicos do Curso de Pedagogia, tendo em vista a articulação entre o conhecimento teórico e prático, valorizando a atividade principal da criança em idade pré-escolar e no primeiro ciclo da idade escolar. O curso tem as seguintes atividades: 1. O referencial teórico será discutido em 8 (oito) horas através do Talk Show que permite discutir de forma coletiva os conteúdos relacionados ao curso, dentro de uma abordagem histórico-cultural; 2. Desenvolvimento de 4 (quatro) oficinas: contação de histórias, movimento, arte e música.

– Gincana (26 de maio) com o tema – Na Praça se Brinca de Corpo e Alma, envolvendo 80 (oitenta) crianças de 4 a 8 anos. Atividade envolve professores do Curso de Pedagogia, acadêmicos do Curso de Pedagogia e crianças da comunidade, perfazendo um total de no mínimo 130 pessoas envolvidas na atividade, regimentada por regulamento próprio.

Dias: Curso – 10 de maio ao dia 22 de maio; Gincana – 26 de maio de 2018

 

Cidade: Imperatriz – MA

Organização: Maria Sandra Cardoso de Araújo Alencar

Descritivo: Convidar as famílias de uma instituição de educação infantil para brincar com as crianças durante toda a semana do brincar. Atividade para crianças e a comunidade em geral; não é necessário fazer inscrição.

Local: Rua Mamoré número 113, Bairro Parque das Mangueiras

 

Cidade: São Luís – MA

Organização: Associação Educacional e Sociocultural Guará Mirim

Descritivo: Piquenique na praia do Mangue Seco, no dia 20 (domingo). Exibição do documentário “Terreiros do Brincar”, seguido de bate papo, no dia 23 de maio, às 19h, no auditório do Curso de História, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ação aberta a toda comunidade — crianças, jovens, adultos e idosos. o documentário é aberto à comunidade em geral, em especial a pesquisadores, professores e estudantes. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Dias e Horários: Dia 20 de maio, a partir das 8h. Dia 23 de maio, às 19h.

Locais: Praia do Mangue Seco (município de Raposa – MA) e Auditório do Curso de História, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), situado à Rua da Estrela – Praia Grande, nº 329

 

Cidade: São Luís – MA

Organização: UEB Olinda Desterro

Descritivo: A escola fará uma semana de atividades com crianças e professores, explorando jogos e brincadeiras.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 13h30 às 17h30

Local: Rua Projetada, s/n, Conjunto Cohajoli, São Luís – MA. CEP. 65.073-215

 

MATO GROSSO DO SUL

 

Cidade: Campo Grande – MS

Organização: Aliança Pela Infância – Núcleo Campo Grande

Descritivo: Em março deste ano o Núcleo de Campo Grande da Aliança Pela Infância comemorou 10 anos de implantação. Agora em maio, promove o 8º DEIXA BRINCAR – Tarde de Lazer no Horto Florestal. O evento é promovido pelo do núcleo e conta com parcerias, como as Secretarias Municipais de Cultura e Educação, Universidades, Grupos de Escoteiros, Grupos de Teatro, Creches. Haverá também uma grande feira Brinquedos e Brincadeiras. Ação voltada a crianças, professores, acadêmicos, escoteiros, comunidade, sem necessidade de inscrição.

Dia e Horário: 26 de maio, aberto ao público das 13h às 17h30

Local: Horto Florestal – Endereço: S/N 65894-, R. Joel Dibo, 1 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79002-060

 

Cidade: Campo Grande – MS

Organização: CEINF Nilda de Almeida Coelho

Descritivo: Durante toda a semana, os 256 alunos da instituição participarão de uma agenda voltada ao direito de BRINCAR. As crianças, de 4 meses 5 anos, farão brincadeiras com água, terra, sabão, textura, etc. Além de brincadeiras de movimento e faz de conta.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 7h30 às 16h30

Local: Ceinf Nilda de Almeida Coelho

 

Cidade: Campo Grande – MS

Contato: SECTUR/Biblioteca Pública Municipal

Descritivo: Atividades pra comunidade na Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”, sem necessidade de inscrição prévia.

– Emília musical e contação de história

– Pintura facial

– Cotação de histórias

– oficina de rococó

– Painel Literário

– Leve, Leia Trague e Doe.

– Desenho livre

Dia e Horários: 26 de maio, o dia todo

Local: Biblioteca Pública Municipal. Rua Francisco Cândido Xavier, S/N – Horto Florestal. CEP 79002-052. Campo Grande – MS

 

Cidade: Campo Grande – MS

Organização: Silvana Lins Fonoaudiologia

Descritivo: Brincadeiras motoras e sensoriais em ambiente externo, para grupos de 0 a 3 anos (com os pais) e de 4 a 10 anos. * Fazer inscrição com antecedência por WhatsApp: (67) 99983-9398

Dia e Horário: 26 de maio, das 08h30 às 11h

Local: Clínica Silvana Lins Fonoaudiologia: Rua Piraju, 374 – Jd. Bela Vista. Campo Grande – MS

 

Cidade: Dourados – MS

Organização: Brinquedoteca Unigran

Descritivo: Sábado com brincadeiras e jogos para a comunidade, desenvolvidos por acadêmicos do curso de Pedagogia no Centro Esportivo Jorjão. Também será servido um lanche. A participação é livre; antecipadamente serão entregues convites nas escolas próximas.

Dia e Horário: 26 de maio de 2018, das 13h às 16h30

Local: Rua Cafelândia, próximo a feira central

 

Cidade/Município: Três Lagoas – MS

Organização: CEI Diógenes de Lima

Descritivo: Semana do Brincar para a comunidade escolar, sem necessidade de inscrição. Resgate de brincadeiras antigas utilizando obras de Ivan Cruz.  Dia do Brincar com a família, convite aos pais ou responsáveis para brincar com o filho no Centro de Educação infantil. Confecção de brinquedos.

Dias: 14 a 27 de maio

Local: Centro de Educação infantil Diógenes de Lima

 

MINAS GERAIS

 

Cidade: Baependi – MG

Organização: Colégio Franciscano Santo Inácio

Descritivo: As turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental participarão de brincadeiras ao ar livre, explorando os diversos espaços da escola. Estas brincadeiras serão planejadas pelas professoras  a partir das preferências das turmas e também trazendo novidades, com olhar para o Plano “Virtudes” – Projeto da escola que desenvolve abordagens específicas que permitem aos estudantes e colaboradores desenvolver virtudes que tornem os relacionamentos interpessoais mais saudáveis, promovendo sua formação integral a partir de ações educativo-evangelizadoras contemplando, assim, as múltiplas dimensões da vida. Realização de brincadeiras colaborativas, resgate de algumas brincadeiras tradicionais e também haverá a tradicional Queimada das Professoras, onde os estudantes participam ativamente da torcida! Valorização da Infância, um tempo de construir conhecimentos, recordações e aprender muito. * Este projeto será destinado apenas aos colaboradores e estudantes do colégio, por isto não será necessário fazer inscrição.

Dias e Horários: 28, 29 e 30 de maio – durante o período da tarde, na escola

Local:  Rua Professor José Divino, nº 115. Baependi – MG

 

Cidade: Ituiutaba – MG

Organização: Pastoral da Criança e Massaroca: Casa do Brincar

Descritivo: Em reuniões de preparação, foram planejadas brincadeiras que estimulam os grandes músculos, dentro da temática de brincar livremente com o corpo — cirandas, brincadeiras de rua, barra manteiga, o lobo e as galinhas, me dá cantinho, perna de pau para equilíbrio, amarelinhas, mas sobretudo as rodas. Pintar o corpo do outro. Será escolhido um espaço livre em um bairro carente para um dia livre do brincar. Os brinquedos, as brincadeiras e os brincantes estão em processo de preparação.

Datas: Dias 20, 26 e 27 de maio

Locais: Bairro Andradina, depois do asfalto, ao lado da capela Santo Antônio, todas escolas do município, Praça Conego Ângelo, na Avenida Nove.

 

Cidade: Ituiutaba – MG

Organização: Secretaria Municipal de Educação (SMEEL/CEMAP) de Ituiutaba

Descritivo: Resgate dos Brinquedos cantados, narração de histórias, cirandas, jogos de mão, corpo e outros, cantigas, roda de conversas. No sábado, atividade grátis e livre para toda a comunidade: em cada bairro durante a manhã; à noite em praça pública, no saguão da Prefeitura, com espetáculo litero-musical e brincante.

Dias, Horários e Locais: De acordo com os horários das escolas, 1 hora por dia de 07 a 12 de maio. No sábado, a manhã toda, em cada bairro, e à noite em praça pública, no saguão da Prefeitura. Escolas do Muncipio, Escolas de Campo (Zona Rural) e Praças da Cidade – Praça Maria Natal – no Bairro Natal e Praça Conego Angelo – Praça da Prefeitura, no Centro da Cidade.

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Rede Luz- JF e Grupo Amargem

Descritivo: Festival de papagaios e pipas. Público-alvo: crianças

Dias e Horários: 24 de maio, 14h30 às 16h30

Local: Instituto Dom Orione – Endereço: Estr. Dom Orione – Aeroporto, Juiz de Fora

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Profa Dra. Léa Tiriba (UNIRIO) e Profa. Dra. Gisela Pelizonni (E. M. José Calil Ahouagi)

Descritivo: Palestra “Infâncias: brincar com a natureza como direito humano”. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 25 de maio, 18h

Local: Auditório Vittorio Bergo no Instituto Metodista Granbery – Endereço: R. Batista de Oliveira, 1.145 – Granbery

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Professores da Escolas Municipal Professor Carlos Alberto Marques

Descritivo: Brincando com a natureza. Público-alvo: adultos e crianças

Dias e Horários: 26 de maio, 8h às 12h

Local: Escola Municipal Professor Carlos Alberto Marques – Endereço: R. Sady Monteiro Boechat, 60 – Santana, Juiz de Fora

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Aline Velozo

Descritivo: Oficina Ludicidade. Público-alvo: adultos e crianças

Dias e Horários: 26 de maio, 10h

Local: Parque Halfeld – Endereço: R. Halfeld, 882-960 – Centro, Juiz de Fora

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Valéria Serrão: educadora, psicopedagoga e estudiosa da Abordagem Pikler

Descritivo: Roda da AMMA – “A importância dos cuidados e do movimento livre: Contribuições da abordagem Emmi Pikler para o desenvolvimento do bebê”. Público-alvo: pais, bebês e crianças. A atividade contará com a participação do grupo de estudos “Ambientes e Infâncias” (GRUPAI/UFJF)

Dias e Horários: 26 de maio, 10h às 12h

Local: Ao lado do Jardim Sensorial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Carine Carvalho dos Reis e equipe da Aquarela Casa de Brincar e Parquinho da Li Lara

Descritivo: Tarde brincante para crianças.

Dias e Horários: 27 de maio, 14h às 17h

Local: Aquarela Casa de Brincar – Endereço: Rua da Laguna, 323

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Ana Rosa Picanço Moreira (Professora da Faculdade de Educação da UFJF)

Descritivo: Vídeo debate: diálogo com escolas. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 28 de maio, 19h às 21h

Local: Sala Paulo Freire na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: nutricionista Ludmara Zimmermann

Descritivo: Atividade: “Brincar de corpo e alma com os alimentos na infância”. Público-alvo: bebês e pais.

Dias e Horários: 28 de maio, 10h

Local: Centro Comercial São Pedro – Endereço: R. João Lourenço Kelmer, 1300 – sala 106 – A

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Gabriel Ortiz Voser

Descritivo: Oficina: O corpo como brinquedo: corporeidade e expressividade em brincadeiras e jogos lúdicos. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 28 de maio, 19h às 21h

Local: Sala 23 da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Aimbere Quintiliano e Jacqueline Lopes

Descritivo: Vídeo debate: Diálogos sobre o brincar de corpo e alma. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 29 de maio, 8h

Local: Sala de Filosofia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira (professora do Instituto de Artes e Design da UFJF)

Descritivo: Oficina de musicalização para bebês. Público-alvo: adultos e pedagogos

Dias e Horários: 29 de maio, 8h às 12h

Local: Sala 116 ou auditório (à confirmar) do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Grupo de Estudos Ambientes e Infâncias (GRUPAI/UFJF)

Descritivo: Oficina do Brincar. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 29 de maio, 15h às 17h

Local: Sala 16 da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Aline Rodrigues

Descritivo: Oficina poética – Manoel de Barros. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 29 de maio, 18h

Local: FACED -Sala de filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Núcleo Integrado de Danças da UFJF

Descritivo: Brincacirco. Público-alvo: adultos

Dias e Horários: 29 de maio, 18h às 19h

Local: Sala 01- Fac. de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Ellen de Paula Moreira Abreu e Kalinka A. Fófano dos Santos

Descritivo: Oficina “A mala maluca da vovó Zenilda: brinquedos e brincadeiras”. Público-alvo: adultos.

Dias e Horários: 30 de maio, 18h às 20h

Local: Sala 23 da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Lídia dos Santos Zacarias, professora da FAEFID/UFJF.

Descritivo: Festival de jogos populares. Público-alvo: estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Dias e Horários: 30 de maio, 17h às 19h

Local: Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Organização: Ana Rosa Picanço Moreira, professora da Faculdade de Educação da UFJF

Descritivo: Oficina “A brinquedoteca como contexto de possibilidades do brincar”. Público-alvo: moradores do Condomínio Neo Residencial

Dias e Horários: 2 de junho, 10h

Local: Brinquedoteca do Condomínio Neo Residencial

 

Cidade: Juiz de Fora – MG

Descritivo: Encerramento da Semana Mundial do Brincar

Confira a programação:

– Roda de abertura com Gisela Pelizonni e Vitor Sanfona

– Oficinas (Bola de meia, baranganda, massinha, produção de tinta, árvore de livros, pé de lata, corda, peteca, boneca de pano e oficina de abayomi) com grupo LICEDH/UFJF

– Leitura com bebês e oficina de brinquedos e brincadeiras com grupo de estudos ambientes e infâncias (GRUPAI/UFJF)

– Oficina Delicadezas da Natureza (pedras, sementes, poesias e cheiros) com Jacqueline Lopes

– Oficina de pipas caixotinhos com Rede Luz

Dias e Horários: 3 de junho, 9h às 12h

Local: Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Cidade: Lagamar – MG

Descritivo: Atividades de corpo e movimento motricidade para crianças.

Dias: 21 e 23 de maio, segunda e quarta-feira

Local: CEMEI

 

Cidade: Lavras – MG

Organização: Universidade Federal De Lavras

Descritivo:

– Sensibilização de professores e coordenadores da rede municipal, por meio de palestra e oficinas, sobre o tema Brincar e a participação na Semana mundial do Brincar;

– Sensibilização, aproximação e formação de “brincantes”, alunos e alunas do Curso de Pedagogia acerca do Brincar, por meio do Projeto de Extensão “Oficina do Brincar”;

– Ampliação da ação “Semana Mundial do Brincar” realizada no ano de 2017, com ações integradas entre Universidade, comunidade e rede municipal de ensino;

– Realização de provocações e brincadeiras envolvendo os quatro elementos na natureza e o livre brincar;

– Proposição de situações brincantes que tenham como ponto de partida o desenvolvimento e ampliação da corporeidade;

– Proposição de atividades envolvendo as diferentes linguagens artísticas e infantis e sua interlocução com a corporeidade;

– Proposição de brincadeiras da cultura infantil a partir dos elementos musicais e tradicionais da infância (brincadeira de mão, brinquedos cantados, brincos, brincadeiras de roda entre outros);

– Valorização de brincadeiras tradicionais e da cultura infantil (soltar pipa, jogar peteca, brincar de três marias, pique e esconde, pega-pega…);

– As ações acontecerão em diferentes momentos na semana mundial do brincar: nas escolas da rede municipal; no Curso de Pedagogia da UFLA; e com a comunidade em geral. Nossa intenção é atingir o maior número de crianças possível;

– A participação dos alunos do curso de Pedagogia, professores da rede municipal/estadual e pais ou comunidade, será realizada pelo SIG – Sistema integrado de Gestão, onde são cadastradas as atividades de extensão realizadas na UFLA. Endereço: www.sig.ufla.br

– As ações envolvendo o atendimento às crianças não necessita de inscrição, basta chegar e participar, é gratuito. No entanto, será registrada a presença dos participantes.

Dias e Horários:

– 21/05, das 19h às 22h: Formação dos Brincantes – Professores da rede Municipal e alunos do Curso de Pedagogia, os quais serão os multiplicadores no evento com as crianças

– 24/05, das 14h às 18h – CinEduc – com o tema “Territórios do Brincar” – aberto à comunidade – pais, professores e alunos do curso de Pedagogia, sob a mediação do Grupo de Pesquisa FORPEDI – Formação docente e práticas pedagógicas;

– 26/05, das 14h às 17h, realização da Oficina do Brincar, com a proposição de atividades envolvendo o tema Brincar de corpo e alma.

Local: Campus Universitário, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 • Lavras/MG – Departamento de Educação

 

Cidade: Montes Claros – MG

Organização: Grupos de Estudos em Antroposofia e Pedagogia Waldorf de Montes Claros – MG

Descritivo: Serão realizados quatro dias de atividades durante a SMB 2018, voltadas a crianças, pais, professores e comunidade em geral. Não é necessário se inscrever para participar, basta chegar e “Brincar de Corpo e Alma”!

– Tarde de Brincar – Pula corda, amarelinha, bolinha de sabão, brincadeiras e jogos tradicionais,  jogos teatrais com o corpo,  história, atividades circenses, malabares, música e alegria. (Parque Municipal Milton Prates – 20/ 05 – Domingo – 13 às 17 hs)

– Mesa de Debate – Tema: “Brincar de Corpo e Alma” (Local: Museu Regional do Norte de Minas – 21/ 05 – Segunda-feira – 19 hs)

– Tarde de Brincar – Na Comunidade Rural de Mato Seco (Montes Claros – MG)

– Cinema Comentado – Exibição do filme: “Território do Brincar” (Centro Cultural Hermes de Paula – dia e horário à definir)

Dias, Horários e Locais:

20/05, das 13h às 17h – Parque Municipal Milton Prates

21/05, às 19h – Museu Regional do Norte de Minas

23/05, das 13h às 16h – Comunidade rural de Mato Seco

27/05 às 19h – Centro Cultural Hermes de Paula

 

PARANÁ

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: Associação Madre Carmela de Jesus / CEI Madre Carmela

Descrição: A Associação Madre Carmela, a mantenedora do Centro de Educação Infantil Madre Carmela, comemora 53 anos no mês de maio com a Semana do Brincar. A ideia é caminhar pelo entorno da escola até a praça com as famílias e as crianças. No local, irão propor brincadeiras de roda, bolinha de sabão, pular corda, elástico, deitar na grama e um piquenique de frutas. Atividade pública a crianças e familiares do CEI Madre Carmela e todas as crianças que estiverem na praça. Não será necessário inscrição.

Dia e Horário: 19 de maio, sábado, das 8h30 às 12h

Local: Praça pública na R. Acyr Santos, 14. Bairro: Vila Izabel. Cep: 80320-080. Regional: Portão

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CEI Pé da Letra

Descritivo: Brincadeiras com argila “Mãos no barro”; Jogos de tabuleiro; Quem canta os males espanta; Cantigas de roda, psicimotricidade e corpo em movimento; Brincadeiras da vovó. Para alunos de 2 a 5 anos. Inscrições pelo telefone telefone (41) 3356-8031 ou e-mail pedalera@yahoo.com.br

Dias e Horários: dias 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de maio, às 14h

Local: CEI Pé da Letra — Rua Jorge Bonn, 421

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Cajueiro

Descritivo: Atividades diversas para professores, crianças e suas famílias — como gincana, plantação de hortaliças e oficinas.

Dia e Horário: 24 de maio, às 15h

Local: Centro Municipal de Educação Infantil Cajueiro — Rua: João Laska nº 124 Campo de Santana. Curitiba – Paraná. Regional Tatuquara

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Caximba

Descritivo: Planejamento de atividades de integração com as famílias, atividades de faz de conta, brincadeiras de com elementos da natureza, brincadeiras livres e jogos. Crianças, pais, responsáveis, professores e funcionários da escola serão todos convidados a participar.

Dia e Horário: 24 de maio, às 16h

Local: CMEI Caximba, Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8059

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Conjunto Araguaia

Descritivo: Do dia 21 ao dia 30 de maio, serão desenvolvidas atividades diárias com brincadeiras, envolvendo professores e crianças por turma, integrações (todas as crianças do CMEI brincam juntas) e momentos que envolverão também a participação dos pais. Serão desenvolvidas as seguintes brincadeiras: – Brincadeiras de Gincanas (corrida do saco, bola ao cesto, carriola, lenço atrás, etc.); – Bolinhas de Sabão: Brincar de fazer diferentes tamanhos de bolas de sabão com diferentes materiais para assoprar (canudos, varinhas, tule, etc.); – Brincadeiras pré-desportivas (integração): futebol, bobinho, vôlei, cabeçobol, basquete, cabo de guerra, etc.); – Corredor brincante: brincar nas diferentes instalações do corredor do Cmei: barquinhos com água, canos sonoros, canos com bolinhas, balança, pista de carrinhos vertical, etc.); – Dia de brincar com bicicletas, triciclos, patinetes, tico-ticos; – Dia das Melecas: manusear, explorar diferentes texturas e fazer diferentes tipos de melecas com trigo, maisena, sagu, água, potinhos, colherzinhas, etc.; – Brincadeiras antigas (integração com participação da família): amarelinha, elástico, pular corda, passa anel, batata quente, etc.); –  Ginástica Maluca (integração): brincar de movimentar o corpo com músicas lúdicas.

Dias e Horários: 21 a 30 de maio de 2018 — 7 dias durante a manhã e 1 dia ao final da tarde.

Local: Nos espaços do Cmei Conjunto Araguaia, localizado na rua Professora Antonio Reginato Viana, nº 1250. Bairro: Capão da Embuia, Curitiba, PR

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Corina Ferraz

Descritivo: Convite às famílias para brincar com crianças de 0 a 3 anos, utilizando brincadeiras tradicionais, como amarelinha, cama de gato, pega-pega, jogos cantados, entre outros. Durante toda a semana, serão previstos momentos de brincadeiras integrando as turmas, favorecendo a troca entre as crianças, com materiais de lardo alcance, como caixas de papelão e sucatas em geral, para brincar de escorregar, correr, saltar, rolar, rastejar e pular.

Dias: 21, 22, 24 e 25 de maio em atividades internas; dia 23 de maio, integração com as famílias

Local: Rua Waldomiro Daldigan, 1421 Bairro Uberaba – Curitiba – Paraná – Brasil

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Demawe

Descritivo: As turmas estarão envolvidas em brincadeiras e oficinas em sala, no parque e jardim, tendo também integrações entre as turmas, com cantos de atividades diversificadas. Na sexta-feira, 25/05, os pais serão convidados para participar de um momento especial, acompanhando seus filhos juntamente com as professoras, na pracinha que se localiza próximo ao CMEI, para brincar de bola, corda, mãe pega, Jogos de percurso e memória.

Dias e Horários: De 21 a 24 de maio, às 9:00. No dia 25, às 9:30

Locais: CMEI Demawe (Rua Constantino José de Almeida , 329/ Xaxim) e Praça Jardim Esmeralda (Rua Professora Júlia Valery Legat Neal – Xaxim, Curitiba)

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Independência

Descritivo: A proposta foi repassada para as professoras das 5 turmas do CMEI. Com elas, será realizada a leitura do Guia da Semana Mundial do Brincar, como momento de formação. As professoras realizarão com suas turmas momentos de brincar diferentes, como: brincar na praça próxima ao CMEI, chamar as famílias para brincar junto com as crianças dentro do CMEI, jogos de tabuleiro dentro da sala de referência, brincar livre no parque, etc. Os momentos individuais das turmas acontecerão em horários variados, de acordo com o planejamento das professoras, entre os dias 21 e 29 de maio.

Também está planejado um circuito de brincadeiras que envolverá as crianças e professoras de todas as turmas do CMEI no pátio central. Neste circuito, serão dispostos desafios, como andar sobre o banco, passar dentro da centopeia, pular sobre arcos dispostos no chão, acertar a bola no cesto, pular de um lado para o outro de uma corda disposta no chão, etc. O circuito de brincadeiras que envolverá todas as turmas será realizado no dia 30 pela manhã.

Dias e Horários: De 21 a 30 de maio, nos horários escolares

Local: Rua José Osires Baglioli, 262 – Bairro Pinheirinho – Curitiba – PR

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI José Carlos Pisani

Descritivo: Cada Sala do CMEI organizará uma brincadeira no ambiente externo em dias específicos. Atividade específica para as crianças da unidade escolar e famílias que se interessarem.

Dias e Horários: Dias 22 e 24 de maio (terça e quinta-feira)

Local: CMEI José Carlos Pisani

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Moradias Gramados

Descritivo, Dias e Horários: Proposta destinada às crianças, professores, funcionários e familiares do CMEI.

22/05 – manhã e tarde: andar de bicicleta e motoca;

23/05 – manhã e tarde: caça ao tesouro e piscina com bolinhas;

24/05 – manhã e tarde: esconde-esconde, pega-pega, lenço atrás, pintar o rosto e casa monstro;

25/05 – tarde: famílias no CMEI brincando com as crianças (fantasia, camarim de pintura, futebol, bolinha de sabão, pipa e basquete);

28/05 – manhã e tarde: dia do brinquedo e soltar pipa.

Local: Rua Pedro Zavaski, 1285. Pinheirinho. Curitiba – PR

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Palmeiras

Descritivo: Cada professor organizará com sua turma uma brincadeira que envolva o movimento, a dança e o jogo e convidará os familiares para participar dessas brincadeiras com as crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Dias e Horários: Nos dias 22 e 24 de maio, no período da tarde.

Local: Nas dependências da unidade, na Rua João Batista Burbello, 52.

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Senador Affonso Alves de Camargo Netto

Descritivo: Durante toda a semana, os pais dos alunos serão convidados a comparecer ao CMEI para brincar com seus filhos. Os personagens Sr. Malvadeza e Super Alegria (criados pela equipe docente) participarão das atividades junto com as crianças. As avós realizarão uma manhã de brincadeiras, repassando às crianças brincadeiras da época de suas infâncias.

Dias e Horários: 22/05, à tarde; 23/05, de manhã; 24/05, à tarde; 25/05, à tarde

Local: Rua Miguel Caluf, 1405, bairro Cajuru, Curitiba Paraná Brasil

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Ubatuba/Tambaú

Descritivo: Para comemoração da Semana Mundial do Brincar, daremos continuidade às ações que estamos realizando sobre a ampliação de conhecimentos sobre a cultura da África e afro-brasileira e faremos uma integração para o brincar especial. As crianças poderão brincar no cantinho da maternagem, confeccionar as bonecas abayomis, jogar capoeira, brincar no cantinho do salão de beleza, participar de contações de história e brincar com brinquedos de origem africana. Neste dia, a mãe de uma de nossas crianças fará penteados afro no canto do salão de beleza. E dando sequência ao Projeto Capoeira, que já vem sendo realizado na Unidade, um contra mestre que é pai de uma das crianças fará oficina.

Dia e Horário: 21 de maio, no período da manhã

Local: Rua São Miguel do Oeste, 297, Vila Itatiaia, Cidade Industrial

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Vila Ipiranga

Descritivo: Diariamente, serão oferecidas às crianças da instituição oportunidades de brincadeiras: tradicionais; em contextos de faz de conta; ao ar livre explorando intervenções brincantes nos diversos espaços; com elementos da natureza e materiais não estruturados. No dia 25 de maio, ação com as famílias: Tarde de brincar.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 14h30 às 17h

Local: Rua Major Sebastião Isidoro Pereira, 116

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: CMEI Vó Anna

Descritivo: Proposta de integração com todas as 245 crianças do CMEI, para brincarem juntas, escolhendo livremente onde e com quem desejam brincar. Propostas diferenciadas como cantinhos de salão de beleza, leitura, escritório,cozinha, carrinhos com pista… serão montados pelos professores e pelas próprias crianças, e também será disponibilizado material de largo alcance – como caixas, cordas, sacolas, tecidos – que as crianças poderão utilizar como capa de super heróis, barcos… haverá espaço com bacia de água e diferentes tamanhos de potes para brincarem livremente. Areia, pedras, galhos… para que possam criar suas brincadeiras, entre outras ideias, como cabanas.

Dias e Horários: Dias 21, 23, 25 e 28 de maio, durante 1 hora pela manhã e 1 hora durante a tarde.

Local: CMEI VÓ ANNA — Rua Ernesto Francisco Germano Hannemann, 592 Tatuquara

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: Escola Nova Era

Descritivo: Brincadeiras com as crianças da escola.

Dia e Horários: Durante a semana do brincar, de 20 a 28 de maio

Local: Rua Sargento Tadeu Czocher, 58

 

Cidade: Curitiba – PR

Organização: Projeto Criança na Plateia + Pintando na Calçada

Descritivo: Atividade com tinta e rolos de papel craft, em que as crianças vão brincar livremente com pintura — livre e sem necessidade de inscrição prévia. Corrida kids — é necessário inscrição com a Irun Corridas Temáticas. Atividades para crianças e a comunidade em geral. Uma monitora devidamente uniformizada irá acompanhar a ação.

Dia e Horário: 20 de maio, das 7h30 às 9h30

Local: Estádio Major Couto Pereira. R. Ubaldino do Amaral, 37 – Alto da Glória, Curitiba – PR, 80060-195

 

Cidade: Francisco Beltrão – PR

Organização: Colégio Nossa Senhora da Glória

Descritivo: As atividades serão relacionadas à exploração da imaginação, brincadeiras ao ar livre, explorando o bosque, cantigas de roda, contação de histórias, rodas de conversas e jogos diversos. Atividade exclusiva para as crianças do colégio, de idades de 0 a 10 anos.

Dias e Horários: 25 e 28 de maio, das 16h30 às 18h

Local: Colégio Nossa Senhora da Glória. Rua Tenente Camargo, 1560, Centro. Francisco Beltrão – PR

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Afonso Vidal Cezar

Descritivo: Atividade Just Dance — uma dança que projeta a imagem em um painel e os participante reproduzem os passos. Para alunos, pais e funcionários.

Dias e Horários: 22 de maio, terça-feira, das 8h às 8h20

Local: Rua Val Paraíso, s/ numero. Maringá – Paraná

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Ana Chiquetti Men

Descritivo: Abertura da semana com atividade interativa com os pais, na entrada das crianças às aulas. Todos participarão de uma corrida da colher com o ovo adaptada: utilizaremos bolinhas coloridas no percurso do portão até a sala do(a) respectivo(a) filho(a). E mais: Cantigas de roda; Escorrega no papelão; “Pequenos no tamanho, grandes nas ideias”, momento de oportunidade para que as crianças inventem, montem, criem e recriem, estimulando a imaginação e criatividade utilizando materiais diversificados. Ação direcionada a alunos, pais e/ou responsáveis legais, professores e funcionários do CMEI.

Dias e Horários: 21, 22, 24 e 25 de maio, em vários momentos do dia.

Local: CMEI Ana Chiquetti Men — Rua Caetano Penati nº 190, CEP 87025-350

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Dona Guilhermina Cunha Coelho

Descritivo: Atividades para crianças de 2 a 5 anos e professores da comunidade escolar. Corrida do ovo, corrida do sapato, corrida do saco, amarelinha, lenço atrás, passa anel, elefante colorido, pula corda, ciranda.

Dias e Horários: 21, 22 e 24 de maio, no período da manhã. No dia 25/05, às 10h15.

Local: CMEI Dona Guilhermina Cunha Coelho — Av. Guaipó, 3292 – Jardim Oásis – Maringá – PR

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Irmã Antona

Descritivo: “Estação Recreio” para alunos da educação infantil, funcionários e comunidade. Chuva de papeis; brincadeiras de faz-de-conta (com brinquedos e materiais diversos); confecção de brinquedos (foguetinho, pipa, avião); Roda de música e dança.

Dias e Horários: 21, 22 e 23 de maio, das 9h30 às 10h e das 15h às 15h30

Local: Rua Doná Aziza Mariana Jorge, 461 – Parque das Grevileas, Maringá – PR

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Maria Teresa Claro Gonzaga

Descritivo: Momento Ciranda; Construções com gravetos; Criação de um brinquedo com caixa de papel; Dia da dança no pátio. Atividades para alunos e professores da unidade escolar.

Dias e Horários:

21/05 – Período da manhã

22/05 – Período da tarde

24/05 – Período da manhã

25/05 -Período da tarde

Local: CMEI Maria Teresa Claro Gonzaga – Rua Pioneiro Helio dos Reis Figueredo, 542

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: CMEI Prof. Dulse Telles Ferreira

Descritivo: Pequenos no tamanho, grandes nas ideias: construções com gravetos, blocos, sucatas, caixas, tecidos e outros materiais não estruturados. Oportunizar que as crianças inventem, montem, criem e recriarem, estimulando a imaginação e a criatividade. Momento ciranda com as crianças durante a tarde e para finalizar, convite aos familiares e professores para brincar de ciranda coletivamente com as crianças. Ação voltada a crianças, professores e pais da unidade escolar.

Dias e Horários: Nos dias 21, 22, 24 e 25 de maio, período escolar

Local: CMEI professora Dulse Telles Ferreira, rua Izaltino Martins Gomes, número 659, Jardim Diamante, Maringá – PR

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: Seduc / CMEI D. Geny Correia de Melo

Descritivo: Momentos de interação Família x Escola, resgatando e enfatizando a importância do brincar em qualquer fase da vida. Atividades para professores, alunos e suas famílias, sem necessidade de inscrição.

Dias e Horários: Nos dias 21, 22, 24 e 25 de maio, nos períodos escolares

Local: No CMEI D. Geny Correia de Melo — Rua Mieko Imaia da Silva, 660, Jd.Licce

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: Seduc Educação Infantil / CMEI Jose Gerardo Braga

Descritivo: Prazeres e brincadeiras: atividades de resgate e construção de brinquedos artesanais (dos antigos em especial), jogos e brincadeiras tradicionais. Brincadeiras e construção de bilboquê, vai e volta, bolinha de sabão, fantoches, foguetinho, peteca, telefone sem fio, entre outros. Toda programação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: 21, 22, 24 e 25 de maio de 2018

Local: Rua Santa Joaquina de Vedruna, 261

 

Cidade: Maringá – PR

Organização: SEDUC – Educação Infantil

Descritivo: Momento ciranda, “Pequenos no tamanho, grandes nas ideias”, construções com blocos, gravetos, sucatas, caixas, tecidos… Para brincar, montar, inventar, recriar, criar, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Atividades para alunos, pais e servidores, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias: 21, 22, 24 e 25 de maio

Local: Av Mauá, 1008

 

Cidade: Ponta Grossa – PR

Organização: Centro Educacional Marista Santa Mônica

Descritivo: Semana de acolhida com brincadeiras em todas as turmas, para as crianças e a comunidade. Não é necessário fazer inscrição.

Dias e Horários: 21 a 24 de maio, na entrada das aula, e 26 de maio, com todas as famílias e comunidade.

Local: Centro Educacional Marista Santa Mônica — Rua Roma, 360. Ponta Grossa, PR

 

Cidade: Ponta Grossa – PR

Organização: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Descritivo, Dias, Horários:

II Semana do Brincar – UEPG “Eu e você, brincantes!”. Semana completa de atividades para professores, acadêmicos e demais interessados, com conferência, oficinas, espaços brincantes, apresentações artísticas. É necessário inscrição previa para participar — em breve será disponibilizado link via google drive.

– 21 de maio. Abertura. Conferência: CULTURAS INFANTIS: em busca de uma poética do cotidiano na Educação Infantil. Professor Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho.

– 22 de maio. Matutino: Experiências no Espaço brincante. | Vespertino: Oficina – contação de histórias LALUPE. (Lucélia) | Noturno: Experiências no Espaço brincante – corpo e movimento- prof. Izabelle Oficina LAMPE (a definir)

– 23 de maio. Matutino – Experiências no Espaço brincante – Bonecas Abayomi e histórias (UATI). Oficina: LALUPE – Nelba Pisacco. | Vespertino: Espaço brincante – LALUPE – Jogos – Idosos UATI. | Noturno – Experiências no Espaço brincante – Contação de histórias – Hall de entrada (Liz). Oficina: Mandalas e meditação para crianças – Vanessa Milek

– 24 de maio. Matutino – Experiências no Espaço brincante – Coral Infantil UEPG. Espaço brincante – LALUPE – Crianças do Coral UEPG. | Vespertino: Oficina*: Brinquedos em feltro – LALUPE – Daiana e Malu – *20 vagas. | Noturno Experiências no Espaço brincante – Bonecas Abayomi (UATI). Roda de cantigas africanas (a confirmar) – Luiz ou Merilyn. Oficina*: Teatro (LALUPE) Prof Gabriel Antonio de Oliveira Lima – *20 vagasOficina*: Origami (LAMPE) Prof Sérgio – *12 vagas.

– 25 de maio. Matutino – Experiências no Espaço brincante – Brincadeiras tradicionais  e a matemática (Fátima – acadêmicos de Pedagogia) Oficina: Literatura (prof. Ione – a confirmar). | Vespertino – Cine-debate*: Exibição de documentário – Roda de conversa (Série Brincadiquê) *45 vagas. | Noturno – Professor Dr. Nélio Spréa – (Parabolé educação – Curitiba) – Musicalização, corpo e movimento

Local: Campus central UEPG –  Praça Santos Andrade s/n – Bloco B- Pedagogia. Ponta Grossa, PR

 

RIO DE JANEIRO

 

Cidade: Cabo Frio – RJ

Organização: Escola

Descritivo: Brincadeiras ao ar livre para alunos e professores.

Dias e Horários: 17 e 18 de maio, às 13h

Local: Largo de Santo Antônio, 983 – Centro, Cabo Frio – RJ

 

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Organização: Instituto de Arte Tear

Descritivo, Dias e Horários: Aulas abertas em todos os cursos regulares de artes integradas para crianças, adolescentes e jovens, de segunda a quinta (21 a 24 de maio). Participação do “Mundaréu de Brincadeiras” no festival “O Passeio é Público”, no domingo, dia 27.

* Aulas abertas do Ciranda Brasileira * Programa social para estudantes da rede pública de 5 a 18 anos. Crianças de 5 a 9 anos – terça e quinta de 9 às 11h ou de 14 às 16h; Crianças de 10 a 13 anos – terça e quinta de 14 às 16h; Jovens de 14 a 18 anos – segunda e quarta de 15 às 17h30.

* Aulas experimentais gratuitas do Arte Natureza * Curso de artes integradas na natureza para crianças de 3 a 9 anos. Segunda e quarta de 9 às 11h: crianças de 3 a 9 anos; Segunda e quarta de 14 às 16h: crianças de 5 a 9 anos.

* Mundaréu de Brincadeiras * Aberto à comunidade. Local: Passeio Público – Centro – No festival “O Passeio é Público”

Domingo 27/5 a partir das 10h

Local: Instituto de Arte Tear — Rua Pereira Nunes, 138 – Tijuca

 

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Organização: Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Descritivo, Dias, Horários e Locais: Confira abaixo a programação da Semana Mundial do Brincar. As atividades são direcionadas para crianças. Não há necessidade de inscrição prévia.

21/05 (segunda-feira)

– UNIVERSO CANTADO OU RODA CANTADA. 14h às 15h. Facilitador: Cantor Celso Lira e equipe da Biblioteca. Sinopse: Encontro musical objetivando despertar o prazer e o gosto pela música popular brasileira e seus diferentes ritmos ou Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.

– QUE BICHO É ESSE? 15h às 16h. Facilitador: Ator Frederico Magella. Sinopse: Que bicho é esse? tem a música como fio condutor. Com o objetivo de estimular a criatividade dos pequenos, a atividade conta a história de um bicho, que aos poucos vai tomando vida. Após, haverá uma oficina com a pedagoga Simone Cavaliere, sobre o tema do espetáculo, explorando os diversos sons dos animais, buscando ampliar a percepção auditiva.

22/05 (terça-feira)

– JOGOS E BRINCADEIRAS. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Equipe da Biblioteca

Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do Espaço Galileu para brincadeiras.

– ESTÁTUAS DO NOSSO DIA A DIA. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Prof. Nathália França

Sinopse: Essa atividade tem como objetivo compartilhar as histórias da Cidade Maravilhosa por meio das estátuas, que são homenagens às pessoas que marcaram o Rio. E nada mais empolgante do que aprender sobre a própria história de forma lúdica para admirar e respeitar ainda mais o lugar em que se mora.

– CANTANDO HISTÓRIAS. 10h às 11h. Facilitador: Cantor Paulo Bi. Sinopse: Conhecido do público infantil por CDs como Festa dos Bichos,A Casa do Zé,De Paes para filhos, o compositor e cantor carioca Paulo Bi apresenta o trabalho Cantando Histórias. Instrumentos de percussão, fantoches, adereços, bonecos, são os elementos utilizados para apresentar contos folclóricos e de sua autoria.

– ENCANTOS: HISTÓRIAS E CANÇÕES. 11h às 12h. Facilitadora: Cantora Silvia Castro. Encantos: Histórias e canções, é um espetáculo com canções e narrativas do folclore brasileiro e brinquedos cantados. O espetáculo abre espaço para o encontro entre o jovem e o lúdico. As narrativas e as canções levam o público ao encantamento, ao exercício da memória.

– BATE-PAPO COM O ILUSTRADOR. 15h às 16h. Facilitador: Ilustrador Felipe Campos. Sinopse: Bate-papo com ilustrador convidado sobre como é produzir imagens para livros, finalizando com um desenho colaborativo.

– JOGOS E BRINCADEIRAS. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Equipe da Biblioteca. Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

23/05 (quarta-feira)

– CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Escritora e contadora de histórias Karina Queiroz. Sinopse: Encontro com a escritora Karina Queiroz e contação de histórias baseada no seu livo: A Luneta Mágica no Reino da Escuridão e confecção de máscaras dos Trolls com a pedagoga Simone Cavaliere.

– CONSTRUÇÃO DE BONECOS COM MATERIAL RECICLADO. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Artesão Luciano Lima da Silva. Sinopse: As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.

– JOGOS E BRINCADEIRAS. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Equipe da Biblioteca. Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

24/05 (quinta-feira)

– SIMULAÇÃO DE LANÇAMENTO DE FOGUETE. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Astrônomo Rubens Villela. Sinopse: Conversa com o astrônomo sobre os princípios de lançamento de foguete seguida de demonstração prática utilizando garrafa pet, finalizando com uma oficina de foguete com material reciclado.

– VISUALIZANDO SONS E MÚSICAS, A PINTURA VIBRACIONAL. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Duda Valle. Sinopse: Laboratório Cimática proporciona experiências lúdicas sobre a visualização das vibrações. A pintura vibracional é obtida através de estímulos sonoros em contato com papéis reciclados e pigmentos naturais. Serão oferecidas às crianças diversas possibilidades de participação ativa na criação de suas pinturas vibracionais, com músicas ou sons dos celulares.

– JOGOS E BRINCADEIRAS. 10h às 12h e 15h às 17h. Facilitador: Equipe da Biblioteca. Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

26/05 (sábado)

– APRESENTAÇÃO CIRCENSE DO GRAN CIRCO PIPOCA. Espetáculo: CIRCO DA SULÉIA. 10h às 12h. Facilitador: Ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse/CIA. W. ESSE. Sinopse: Show de variedades circenses objetivando envolver as crianças no universo mágico do circo, com a participação do público nas brincadeiras.

Local: Planetário da Cidade do Rio de Janeiro — Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100-Gávea – Rio de Janeiro

 

RIO GRANDE DO SUL

 

Cidade: Erechim – RS

Organização: EMEI D. João

Descritivo: Brincadeiras com luz e sombras e Festa das Bolhas para crianças de 2 a 5 anos. Não é necessário fazer inscrição.

Dias e Horários: 23 e 28 de maio, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h

Local: Emei D. João — Rua Santa Bárbara, 28 Bairro Progresso – Erechim/RS

 

Cidade: Pelotas – RS

Organização: Colégio Municipal Pelotense

Descritivo e Dias: O Curso Normal Educação Infantil do Colégio Municipal Pelotense realizará, pelo terceiro ano consecutivo, atividades da Semana Mundial do Brincar. A ação é direcionada às crianças de pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. É promovida pelo curso de formação de professores para educação infantil do Colégio Municipal Pelotense, com o apoio da comunidade escolar e vizinhança, da guarda municipal e da direção da escola.

21/5- TodXs brincam! – noite de brincadeiras para alunas do curso, visibilidade do brincar na escola, sensibilização para a importância do lúdico no fazer docente;

22/5 – Produção de brinquedos, jogos e painéis para a intervenção “Brincar na rua”;

23/5 – Intervenção “Brincar na rua”: fechamento da rua em frente à escola com circuito de 11 estações de brincar, trilhas e lanche coletivo para o turno da tarde. Atenderemos 11 turmas de pré-escola ao terceiro ano;

24/05 – Intervenção “Brincar na rua”: fechamento da rua em frente à escola com circuito de 11 estações de brincar, trilhas e lanche coletivo para o turno da manhã. Atenderemos 10 turmas de pré-escola ao terceiro ano;

25/5 – Feira de trocas e doações de brinquedos – no pátio interno da escola, nos dois turnos.

Local: Colégio Municipal Pelotense — Rua Marcílio Dias, 1597 – Pelotas/RS

 

Cidade: Pelotas – RS

Organização: Escola de Educação Infantil Upiá

Descritivo: Circuito de atividades que promovam a livre expressão corporal e desenvolvimento das coordenações motoras ampla e fina. A ação é direcionada à comunidade escolar e demais interessados. * Vagas limitadas — agendar a participação por telefone: (53) 33051608

Dias: De 21 a 25 de maio de 2018

Local: Escola de Educação Infantil Upiá — Rua Genral Osório, 1165, Centro

 

Cidade: Porto Alegre – RS

Organização: Colégio São Judas Tadeu

Descritivo: O colégio prepara atividades para envolver as famílias e alunos. Serão montadas oficinas com brincadeiras simples, de bonecas, panelinhas, de médico, de expressão corporal, contação de histórias, com tinta… No final da tarde dos dias 28 e 29 de maio, farão brincadeiras no pátio da escola junto com seus filhos e convidados.

Dias e Horários: 28 e 29/05, às 18h

Local: Escola de Educação Infantil  São Judas Tadeu, Rua Dom Diogo de Souza, 441. Bairro Cristo Redentor. POA/RS

 

SANTA CATARINA

 

Cidade: Florianópolis – SC

Organização: Espaço Atená Centro de Transformação Pessoal e Artística

Descritivo: “Escultura no lúdico e pictórico” – Encontro prático e teórico com jovens e adultos envolvidos com crianças e suas brincadeiras nas áreas da educação e do fazer artístico. Não é necessário inscrição prévia apenas, comparecer no local no horário estipulado. Aberto à comunidade de jovens e adultos que lidam com crianças (educadores, pais, terapeutas, cuidadores, etc.).

Dia e Horários: 24 de maio, das 11h às 14h e das 14h às 17h

Local: Espaço Atená – Centro de Transformação Pessoal e Artística. Rua Elpídio da Rocha com Macela, 144. Rio Tavares

 

Cidade / Município: Itapoá – Itapema do Norte – SC

Organização: Pré Escola Palhacinho Feliz

Descritivo: Atividades voltada a alunos da escola em um camping parceiro. Atividades de pintura guache, balanços nas árvores, futebol, escorrega na lona de sabão com piquenique. É necessária inscrição previa, com agendamento via e-mail por meio de ofício.

Dia e Horários: 24 de maio — Matutino das 8h às 11h; Vespertino das 13h30 às 16h

Local: Camping Itapoá. Associação dos Servidores. Endereço: Av. Brasil, 631 – Centro, Itapoá – SC, 89249-000. Telefone: (47) 3443-0814

 

SÃO PAULO

 

Cidade: Americanópolis – SP

Organização: Aldeia do Futuro

Descritivo: Atividades voluntárias a serem desenvolvidas pelos educadores e alunos do curso Monitor de Recreação da Aldeia do Futuro. Proposta: Promover atividades lúdicas, voltadas às brincadeiras como pega-pega; pular corda; amarelinha; elástico; pique-esconde; reconhecimento de formas e texturas. Público alvo: crianças do Fundamental 1 da EMEI Cruz de Souza e crianças do CCA Tiãozinho, no bairro de Americanópolis, em São Paulo. Objetivo: Resgatar as brincadeiras de rua e o brincar livre, de forma lúdica e prazerosa.

Dias e Horários: 22 a 25 de maio, das 9h às 10h e das 14h às 15h

Local: Na OSC Aldeia do Futuro – Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, 228 – Americanópolis – São Paulo

 

Cidade: Araçatuba – SP

Organização: EMEB Francisca Arruda Fernandes

Descritivo: Atividades com cordas, boliche, elástico, ping pong, bolas, raquetes, play ground, amarelinha, bambolê, argola, tabuleiro, peteca, encaixe,  pintura, circuito psicomotor com centopéia e outros materiais. Abrangerá todos os alunos da unidade escolar, professores e funcionários.

Dias e Horários: 21 e 22 de maio, das 8h20 às 9h50 e das 13h30 às 15h.

Local: EMEB Francisca Arruda Fernandes — Rua Aviação,720 – Araçatuba – SP

 

Cidade: Araçatuba – SP

Organização: EMEB Indio Poti

Descritivo: Circuitos de movimento e atividades lúdicas para crianças do ensino Fundamental I.

Dias: 23 e 24 de maio

Local: Emeb. Indio Poti — Rua Paraguai, 306

 

Cidade: Atibaia – SP

Organização: Secretaria de Educação de Atibaia – SP

Descritivo: Dia do Brincar em dois parques, na manhã do dia 26/05, com atividades e brincadeiras para as crianças, pais, professores e comunidade em geral. Não é necessário fazer inscrição, é só comparecer no dia.

Dia e Horário: 26 de maio, das 9h às 12h

Locais: Praça da Matriz e Praça Guanabara

 

Cidade: Avaré – SP

Organização: Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré

Descritivo: Nesta quarta edição do evento Semana do Brincar, será adotado o tema proposto pela Aliança pela Infância para a Semana Mundial do Brincar: “Vem brincar de corpo e alma”, e o evento iniciou sua caminhada na área acadêmica da Hospitalidade e do Lazer, além da demanda técnica atendida desde a primeira edição. A programação está composta de oficinas, mesas redondas, palestras, exposições fotográficas e de painéis, apresentações culturais, etc. O evento acontecerá nos dia 21, 22, 23, 24 e 25 de maio de 2018, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Avaré e está sendo organizado pelos professores da área de Hospitalidade e Lazer da instituição. O principal objetivo é oferecer um espaço para reflexão sobre a importância do brincar na construção do indivíduo na sociedade atual, bem como ensinar técnicas de lazer e recreação para a atuação dos profissionais da área. Uma vez que o lazer é um direito social incluído na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, o evento proporcionará uma oportunidade de reflexão e melhoria da qualidade destes serviços em diversos espaços, sejam eles públicos ou privados. * Público-alvo: Alunos do Curso Técnico em Lazer e Técnico em Eventos,Tecnólogo em Gastronomia, e Auxiliar de Meios de Hospedagem do IFSP – Campus Avaré e a todos os profissionais da área que atuam na região, seja em hotéis, clubes, escolas, etc, e comunidade externa em geral. * Inscrições: O formulário de inscrição está disponível no site do evento:  https://gehlaifsp.wixsite.com/semanadobrincarifsp/contato

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio de 2018, nos períodos da manhã, tarde e noite. A programação completa pode ser consultada no site do evento: https://gehlaifsp.wixsite.com/semanadobrincarifsp/programacao-1

Local: Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré. Av. Professor Celso Ferreira da Silva, 1333, Jardim Europa. CEP 18707-150 – Avaré – SP

 

Cidade: Barueri – SP

Organização: EMEI João Evangelista de Oliveira

Descritivo: Resgate de diferentes brincadeiras intituladas  “Brincadeiras daqui, de lá e de todo lugar”. Do dia 21 até o dia 25 de maio, na entrada de cada período, pais e comunidade escolar juntamente com as crianças da escola serão recebidos para brincar. Cada dia, dois professores e sua turma estarão responsáveis por desenvolver uma brincadeira. Serão espalhados painéis de papel para, ao final de cada brincadeira, os pais e as crianças registrarem o momento por meio de desenhos, se assim desejarem. A escola será enfeitada com móbiles que lembrem algumas brincadeiras infantis — como pião, cata-vento, peteca, etc. No dia 28, encerramento com brincadeiras musicais, unindo todas as crianças do período e estendendo o convite aos pais. Ao final, será feita uma roda de conversa com pais e comunidades sobre a importância do brincar.

Dias e Horários: – 21 a 25 de maio, MANHÃ: das 8h10 às 8h30; TARDE: das 13h10 às 13h30 e das 16h00 às 16h20. – dia 28 de maio, MANHÃ: das 10h30 às 11h30; TARDE: das 15h30 às 16h30.

Local: EMEI João Evangelista de Oliveira — Rua Dom Feliciano, 240; Jardim Mutinga, Barueri – SP

 

Cidade: Bauru – SP

Organização: Lá Vou Eu

Descritivo, Dias, Horários e Locais:

– 19/05, SÁB, 10h, Encontro de Crianças do Jardim Colonial: Reunião das crianças do bairro para conversar sobre sua experiência e que sonhos a comunidade pode realizar em conjunto. Local: Lá Vou Eu – Rua Mário Fabiano, 2-29 Jardim Colonial

– 25/05, SEX, 14h – 17h, Brincar na Rua*: Vivência de brincadeiras na rua. Local: Lá Vou Eu – Rua Mário Fabiano, 2-29 Jardim Colonial. *Para esta atividade, será necessário fazer inscrição prévia pelo telefone: (14) 3202-8081

– 26/05, SÁB, 16h – 17h, Ciranda para Pequeninos: Danças de roda e do cancioneiro infantil para pais e filhos desfrutarem de um momento de alegria e aconchego. Local: SESC/Bauru – Av Aureliano Cardia 6-71, Vila Cardia

– 27/05, DOM, 10h – 12h, Brincar em Família: Atividade voltada para toda a família em praça pública. Local: Praça da Copaíba, Av. Getúlio Vargas, qd 19

 

Cidade: Birigui – SP

Organização: Colégio Criando Asas / ACIB / Prefeitura Municipal

Descritivo: Na programação da Semana Mundial do Brincar estão as seguintes atividades:

21/05 – Palestra com o tema Brincar de corpo e alma com Profa Dra Maristela G. Gomes

22/05 – Oficinas diversas na instituição Sementinhas da Esperança

23/05 Oficinas diversas na instituição Bombeiro Mirim

24/05 – Atividades diversas nas escolas municipais

25/06 – Oficinas diversas no IPIS (Instituito de Promoção e Inclusão Social)

26/05 – Oficinas diversas, cama elástica, tobogã, piscina de bolinha na rua Ribeiro de Barros, em frente ao Colégio Criando Asas

27/05 – Oficinas diversas, apresentação da banda municipal e de balé  na Praça Dr Gama (Praça central)

Nas oficinas diversas estão incluídas as brincadeiras com perna de pau, elástico, bets, carrinho de rolimã, roda de capoeira, confecção de brinquedo de sucata, bola, gude, corda. Todas as atividades serão desenvolvidas por voluntários, em sua maioria, estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física das faculdades locais, nas instituições que atendem crianças carentes ou em situação de vulnerabilidade (Sementinhas Bombeiro Mirim e IPIS), conseguimos a doação de cachorro quente e refrigerante para serem distribuídos durante a visita.

Dias e Horários: 21 a 27 de maio. De segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h. No entanto, exclusivas serão fechadas para as crianças atendidas pelas instituições (aproximadamente 500 crianças). No sábado, aberto ao público, das 15h30 às 18h. No domingo, também aberto ao público, das 17h às 21h.

Locais: No sábado, na rua Ribeiro de Barros no trecho entre o número 962 e 1030. No domingo, na Praça Central Dr Gama – Rua Barão do Rio Branco, 106

 

Cidade: Campinas – SP

Organização: Gato Mia Café e Brinquedoteca

Descritivo: Brincadeiras com o corpo em nosso quintal e brinquedoteca, com entrada promocional gratuita no dia 23 de Maio. Demais dias da semana Mundial do Brincar também haverá brincadeiras e atividades com preços promocionais. Para crianças de 0 a 5 anos. Não é necessário fazer inscrição, é só chegar e se juntar à roda.

Dias e Horários: De 22 a 25 de maio (terça a sexta), das 10h30 às 18h30

Local: Rua Maria Monteiro, 1742 – Cambui

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: Creche Profa Leonilda Bonamigo

Descritivo: Diversas brincadeiras, as tradicionais brincadeiras de rua, esportes e também mini teatros. As atividades serão apenas para os alunos da U.E. — crianças 0 a 4 anos.

Dias e Horários: Entre os dias 20 e 28 de maio, das 8h às 16h

Local: R: Assis Chateubriant, s/n, Parque Loja da China, Campo Limpo Paulista

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEF Caminho Para A Conquista

Descritivo: Atividades para a Semana Mundial do Brincar. Segunda-feira: brincadeiras com argila — Os alunos irão mexer livremente com a argila para que sintam sua consistência e irão modelar um objeto de sua escolha. Terça-feira: brincadeiras com sabão — As crianças irão fazer esculturas com sabão, soltar bolinhas de sabão. Quarta-feira: brincadeiras com água — As crianças irão participar de competições: encher garrafa Pet utilizando um copinho; passar a água de um pote ao outro na fileira; guerra de bexiga com água. Quinta-feira: circuito — passar por dentro do bambolê, passar por debaixo do banco com barbantes trançados e bexigas, entrar no minhocão e arremessar a bola no cesto (basquete). Sexta-feira: Gincana — os alunos irão participar de corrida do saco, corrida do ovo, corrida em dupla amarrados pelos pés.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, nos períodos de manhã e tarde

Local: No pátio da escola. Rua Edmundo Antonio Pernetti, 633, conjunto habitacional São José II

CEP 13232-281

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEF Estância Figueira Branca

Descritivo: Brincadeiras com corda, bambolês e bolas, amarelinha, jogo da velha, elefantinho colorido, adoleta, peteca, caça ao tesouro, bolinha de sabão, dança das caveiras, lenço atrás e túnel (história da serpente).

Dias e Horários: Dias 21 a 26 e dia 28, em horário de aula — manhã: entre 7h e 11h; tarde: entre 13h e 17h

Local: Estr. da Figueira Branca, 4185, CEP: 13233-450

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEFEI Lázaro Gago

Descritivo: Ciranda, adoleta, alerta, dança da cadeira, corre cotia, bandeirinha arreou, estátua, espelho, bate e corre, esta quente, está frio, espelho, escravos de jó, pique-nique.

Dias e Horários: De 21 a 24 de maio (segunda a quinta-feira), 8h às 09h40; dia 25 de maio (sexta-feira), das 09h30 às 10h30

Local: EMEFEI Lázaro Gago — Estrada Aksel Ernits, nº 2117 – Campo Verde – Campo Limpo Paulista

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEI Ana Justino Ferreira Neri

Descritivo: Gincanas e Atividades diversas ao ar livre com as crianças de 4 e 5 anos. Todos os alunos participarão das atividades, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: 21, 22, 23, 24 e 25/05, das 08h às 11h e das 13h às 16h

Local: Av São Paulo, 19. Jd Santa Lucia – Campo Limpo Paulista – SP

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEI Monteiro Lobato

Descritivo: Resgate de brincadeiras antigas Durante a Semana Mundial do Brincar, com crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos).

Dias e Horários: De 21 a 28 de maio, de manhã às 10h e à tarde à 15h

Local: Na própria Unidade Escolar: Emei Monteiro Lobato, situada à Avenida Casa Branca s/n Vila Constança – Botujuru – Campo Limpo Paulista – SP

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEI Parque Internacional

Descritivo: Sequência Didática com o Tema: “Vem brincar de Corpo e Alma”. Resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.

Conteúdos: Conhecer e brincar, brincadeiras tradicionais; Exploração das diferentes partes do corpo e suas possibilidades de movimento; Exploração de gestos, ritmos e movimentos corporais para expressar-se e comunicar-se com intenção; Participação em brincadeiras e jogos em que seja necessário  utilizar diferentes possibilidades de movimentar-se como: correr, saltar, dançar, balançar-se, subir, descer, rodar, etc.; Utilização das possíveis variações do movimento, como velocidade, lateralidade, força, intensidade, resistência, flexibilidade, etc., para brincar e jogar.

Objetivos didáticos: Propiciar com as brincadeiras, momentos afetivos de interação entre as crianças, estimulando a participação e o trabalho em equipe; Conhecer e iniciar sua participação nas brincadeiras; Resgatar com pais e avós, brincadeiras de seu tempo de criança, ampliando seu repertório; Reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos; Resgatar jogos, canções, danças de roda e brincadeiras de antigamente. Entre outros.

Brincadeiras: Circuito; Acerte o Alvo; A Bagunça dos Sapatos; Sonho de Menino; Brinquedos; Olha o Tubarão. Recursos: Caixas de diferentes tamanhos, bambolês, cordas, pinos, bancos, brinquedos, jornais, calçados, cd, pen-drive, aparelho de som.

Dias e Horários: De 21 a 25 e dia 28 de maio, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Local: Rua Dama da Noite, 125 Parque Internacional – Campo Limpo Paulista – SP

 

Cidade: Campo Limpo Paulista – SP

Organização: EMEI Vereador Andre Ziloli

Descritivo: Brincadeiras antigas para alunos e professores da educação infantil, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: 21 a 28 de maio, de manha a partir das 10h; à tarde a partir das 15h

Local: Rua primeiro de Dezembro s/n Bairro Marsola

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Casa da Criança – Creche Chico Xavier

Descritivo: Agenda para o dia 25 de maio, às 15h30, para crianças, professores, comunidade, alunos de escolas parceiras, etc. na Praça Joaquim Villela: Berçário 1 – Circuito de pneu/Carrinho de caixote. Berçário 2 – Bolha de sabão/Ciranda de roda. Maternal 1 – Seu mestre mandou/Corrida sentado. Maternal 2 – Amarelinha/Vai e vem. Fase 1 e 2 – Dança da cadeira/Corda/Corre cotia. Equipe de colaboradores da instituição e os parceiros.

Dias: 23 e 25 de maio

Local: Praça Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: CEI Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança

Descritivo: As atividades serão desenvolvidas com os alunos da Educação Infantil – crianças de 1 ano e 6 meses a 5 anos e 11 meses.

– Dia 23/05 – Período da manhã e tarde. Turmas: Berçário II e Maternal I. Trançados com barbante e bexiga; tanque de areia; carrinhos de caixa de papelão; piscina de bolinha.

– Dia 24/05 – Período da manhã e tarde. Turma: Maternal II. Música Passa, Passa, 3 vezes; tapete de sensações; música: Escravos de Jó; cabo de guerra.

– 25/05 – Período da manhã. Turmas: Fase I e Fase II. Local: CEI São Manoel – Fazenda da Esperança. Móbile de livros pendurados nas árvores; música: Escravos de Jó; Elo de bambolês; cabo de guerra; pular corda; amarelinha.

– 25/05 – Período da tarde. Turmas: Fase I e Fase II. Local: CEI São Francisco – Fazenda da Esperança. Móbile de livros pendurados nas árvores; escorregador de lona; elo de bambolês; modelagem de argila; pular corda; amarelinha.

Dias e Horários: 23, 24 e 25 de maio, das 9h às 11h e das 14h às 16h

Locais: CEI Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança (Rua: Tupinambás,520 – Pedregulho); CEI São Francisco – Fazenda da Esperança (Rua Alexandre Fleming, 830 – Jardim Rony) e CEI São Manoel (Rua: Alexandrina Ferreira Leite, 65 – São Maonoel)

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: CEMAI – Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância

Descritivo: Palestras, oficinas, contação de histórias, brincadeiras antigas dirigidas, danças e teatro. Projeto feito com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre o brincar e sua importância para a infância na cidade e viabilizar a garantia deste direito às crianças atendidas.

Dias e Horários: 21 de maio, das 14h às 16h30; 22 a 25 de maio, das 15h às 16h30

Local: Rua José do Patrocínio, 380 – Nova Guara

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Centro de Educação Infantil São Francisco – Fazenda da Esperança

Descritivo: Atividades variadas para crianças de 1 ano e meio até 5 anos e 11 meses. Trançados com barbante e bexiga; Tanque de areia; Carrinhos de caixa de papelão; Piscina de Bolinha; Música: Passa, Passa, 3 vezes; Tapete das sensações; Música; Escravo de Jó; Cabo de Guerra; Móbile de livros pendurados nas árvores; Escorregador de Lona; Elo de bambolê; Modelagem de Argila; Pular corda; Amarelinha. As atividades com as crianças maiores serão realizadas  em conjunto com as Creches: C. E. I. São Manoel – Fazenda da Esperança e C. E. I. Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança

Dias e Horários: 23, 24 e 25 de maio de 2018, no período da tarde: das 14h às 15h

Local: Na própria Instituição — Rua: Alexandre Fleming, nº 830 – Parque São Francisco – Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Centro de Educação Infantil São Manoel

Descritivo, Dias, Horários e Locais:

– 23/05/2018, Período da tarde, Berçário e Maternal I: Trançados com barbante e bexiga, tanque de areia, carrinhos de caixa de papelão, piscina de bolinhas. Local: Na Instituição.

– 24/05/2018, Período da tarde, MATERNAL II: Música, passa-passa, 3 vezes, tapete das sensações, música; escravo de Jó, Cabo de guerra. Local: Na Instituição.

– 25/05/2018, Manhã e tarde, FASE I e II: Móbile de livros pendurados nas árvores, escorregador de Lona, elo de bambolê, Modelagem de Argila, Pular corda, Amarelinha. Com parceria das três instituições: C.E.I São Francisco, C.E.I Francisco Idalina, C.E.I São Manoel. Local: na C.E.I São Francisco.

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche e PEM Dolores R. de Souza

Descritivo: Divulgação das atividades e resgate de brincadeiras, através de pesquisa e relato sobre infância dos pais, professores e funcionários. Brincadeiras de Faz de Conta. Brincadeiras populares com a parceria dos pais. As atividades serão realizadas com pais e alunos da escola, nos espaços escolares: pátio, quadra e campo.

Dias: 22 a 25 de maio

Local: Nos espaços da escola

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche e PEM Profª Euterpe S. Quissak Bartelega

Descritivo: Trabalho com várias brincadeiras antigas, focando em brinquedos e brincadeiras que tenham a participação dos pais, oficinas de brinquedos, gincanas. Atividades para as crianças da escola, professores, monitores e familiares.

Dias e Horários: Todos os dias da Semana Mundial do Brincar, com horários diversos. Cada sala com um horário para participar.

Local: Creche e PEM Profª Euterpe S. Quissak Bartelega, Rua Antonio da Cunha, nº 1301, Parque do Sol e Creche Profª Maria Aparecida Rodrigues Ribeiro, Rua José de Castro Rangel, nº 01, Nova Guará

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche e PEM Virgulina Machado

Descritivo: Criar um momento do brincar pelo brincar, resgatando as brincadeiras tradicionais como: pular-corda, esconde-esconde, pega-pega, bolinha de sabão, bolinha de gude, entre outras. A ação será destinada aos alunos da instituição, professores e familiares.

Dias e Horários: Na semana de 21 a 25 de maio, entre 8h e 11h30

Local: Creche e PEM Professora Virgulina Machado — Avenida São Dimas número 463, Bairro São Dimas – Guaratinguetá

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche Municipal Dona Maria Tavares de Mello

Descritivo: Ação da Semana Mundial do Brincar – 1ª Etapa: Conscientização da Equipe. 2ª Etapa: Conscientização dos Pais. 3ª Etapa: Enviar tarefa para ser realizada em Família. 4ª Etapa: Semana do Brincar na creche com as crianças, pais e filhos. Exemplos de atividades: Pipa ou capucheta no campo, Corrupio, Brincar com areia, Brincar com sombras, Banho de esguicho, Ciranda, Vivo ou Morto, Observar o céu e brincar com as nuvens…

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, seguindo o cronograma abaixo:

21/05 – Maternal  I – A -7:45 às 8:15 horas

22/05 – Maternal II – C  -7:45 às 8:15 horas

23/05 – Maternal  II – D -7:45 às 8:15 horas

24/05 – manhã  – Fase 1  E -7:45 às 8:15 horas

24/05 – tarde – Fase 1 E – 15:30 às 16:00  horas

Local: Avenida Basf, 882, bairro Engenheiro Neiva, Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche Municipal “Wanda de Mello SIlva”

Descritivo: Será realizado um resgate de brincadeiras tradicionais, oficinas, dança, atividades que usem o corpo, materiais da natureza, argila, tinta, recicláveis, brinquedos diferenciados, criatividade, criando um link com as obras de arte do artista Ivan Cruz – Brincadeira de Criança, que servirão de ilustração para as atividades realizadas e para as rodas de conversa com os familiares sobre a importância do brincar. Uma ligação entre as brincadeiras que os pais brincavam e hoje será passado para os filhos, um trabalho entre família e escola. As atividades serão realizados nos espaços externos da creche, entre funcionários, alunos e as famílias dos alunos. O espaço será todo preparado para proporcionar liberdade e prazer no brincar. Haverá a inauguração do Parque Sonoro da creche para os alunos e ainda algumas oficinas com parceiros.

Dias e Horários: dias 21 a 25 e dia 28 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h

Local: Creche Municipal “Wanda de Mello Silva” — Rua Dr. Francisco de Assis Barbosa – 66. Bairro Pingo de Ouro – Guaratinguetá – SP

 

Cidade/Município: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche Nova Vida

Descritivo: Brincadeiras diversas ao ar livre na praça do bairro. Resgate das brincadeiras antigas, como Pega pega, Pula corda, amarelinha, elástico, pique esconde, ciranda. Haverá oficinas de recreação dirigida com cantigas de roda. No local, será montada uma Oficina para brincar com argila e tinta. Haverá o canto de contação de histórias, onde livros ficarão disponíveis para a comunidade. Será apresentado um Teatro de fantoches, no qual as crianças poderão ser protagonistas. Evento dentro da instituição, para alunos, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. No dia 23, na Praça do Bairro, será livre e aberto à comunidade, sendo realizado das 8h30 as 16h, sem necessidade de inscrição.

Dias e Horários: dia 23, 8h30 as 16h – aberto para a comunidade; durante toda a semana, dentro da instituição, das 8h30 as 16h.

Local: Praça Esmeralda, 106 – Jd Aeroporto

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Creche Profa. Marlene do Nascimento

Descritivo: Jogos com bolas, (Basquete de bexigas, bola de sabão, chute a gol, etc.); Circuito; atividades circenses (cambalhotas, fitas e balangandã); Brinquedo afetivo; Brincadeiras variadas (arrasta no lençol, bola no lençol, passa-passa e caixa de bambolês); Oficina com material reciclável: construção de brinquedos; Jogos simbólicos “Faz de conta que…” (Exploração por meio de fantasias, perucas e adereços). Gincana entre as turmas; ida ao Parque Ecológico (brincar livre). Atividades sem necessidade de inscrição, direcionadas a alunos de 2 a 4 anos, com parceria envolvendo professores, monitores e pais de alunos.

Dias: Nos dias 21 a 25 e dia 28 de maio

Locais: Na própria Creche — Rua Manoel Cassemiro Filho,70 – Bairro Santa Luzia – Guaratinguetá – SP; e no Parque Ecológico Municipal — Endereço: Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 2 – Portal das Colinas, Guaratinguetá – SP, 12516-410

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Contato: EMEF Profa. Elvira Maria Giannico

Descritivo: Para os alunos de 1º ao 3º ano, jogos e brincadeiras populares. Para os alunos de 4º e 5º anos, jogos e brincadeiras de participação coletiva.

Dias e Horários: 21 a 24 de maio, sempre às 9h10

Local: EMEF Profª Elvira Maria Giannico — Rua Guimarães Rosa, 25. Guaratinguetá

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEF Maria Aparecida Broca Meirelles

Descritivo: Resgate de brincadeiras, brinquedos e jogos nas aulas de Educação Física e também na rotina da Educação Infantil. Para alunos, professores e equipe gestora da escola.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, no período da tarde, entre 13h e 17h

Local: Escola Broca Meirelles. Rua Alvares Cabral, 321 – Campo do Galvão – Guaratinguetá

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEF Profa. Maria Júlia Antunes do Amaral Moreira

Descritivo: Jogos e brincadeiras para os alunos da unidade escolar, sem necessidade de fazer inscrição prévia.

Dias e Horários: De 21 a 30 de maio, das 15h30 às 17h30; e durante o ano letivo, duas vezes na semana, de acordo com a disposição do horário de cada classe

Local: Na U.E., localizada à rua José Lino Coelho, 85 – Jardim do Vale – Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEF Profa. Luzia da Castro Mittidieri

Descritivo: Resgate de brincadeiras antigas com os alunos matriculados em nossa escola.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 17h

Local: Rua Santa Clara, 301 – Bairro Campinho

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEF Prof Virgílio Rosas da Silva

Descritivo: Atividades de resgate de brincadeiras tradicionais envolvendo crianças, professores e funcionários da escola e a comunidade.

Dia e Horário: 23 de maio, às 16h

Local: Avenida Rui Barbosa, 1573 – São Bento. Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEF Ramão Gomes Portão

Descritivo: Queimada, Amarelinha, Corda, Bandeirinha, Circuito, Joquempô, Bambolê, Bolinha de sabão, Ciranda, Mímica, Forca, Esconde-esconde, Passa anel, Batata quente, Escravos de Jó e Cabra cega. Ação para as crianças do Fundamental I (de 5 a 14 anos) matriculadas na unidade.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, no período da tarde – das 13h às 17h

Local: Na própria escola — Avenida São Dimas, 505. Bairro São Dimas/ Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEI Germano Antunes Figueiredo

Descritivo: Semana do Brincar – baseando nas brincadeiras de época e releitura da obra de Ivan Cruz.

Dia e Horário: 25 de maio, ao longo de todo o dia

Local: Av. dos Expedicionários s/n

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEI Profa. Anna Fausta de Moraes

Descritivo, Dias, Horários e Local: Atividades nas dependências da escola, de 21 a 28 de maio, meia hora por dia, durante o momento do parque. No dia 28, durante uma hora com a presença da família.

– Maternal:

Segunda-feira (21/05): boliche e pecinhas para montar;

Terça-feira (22/05): brincadeira da cobrinha (corda) e Roda de Capoeira;

Quarta-feira (23/05): estátua, vivo ou morto;

Quinta-feira (24/05): amarelinha, fantasias;

Sexta-feira (25/05): telefone sem fio;

Segunda-feira (28/05): Bolinhas de sabão, oficina de massinha, cabine de transformação, brinquedos confeccionados pelos pais, exposição de brinquedos antigos;

– Fases I e II:

Segunda-feira (21/05): Peteca;

Terça-feira (22/05): brincadeiras com corda e Roda de Capoeira;

Quarta-feira (23/05): dança da cadeira;

Quinta-feira (24/05): circuito;

Sexta-feira (25/05): corre cutia;

Segunda-feira (28/05): Oficina de Barangandan.

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEI Prof. João Roberto Guimarães

Descritivo: Planejamento de atividades para resgate de brincadeiras antigas, direcionadas aos alunos da unidade escolar.

Dias e Horários: 20 a 28 de maio, nos horários de recreação da unidade escolar

Local: EMEI Prof. João Roberto Guimarães

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Fernando Alencar Pinto

Descritivo: Atividades de brincadeiras diárias planejadas pelo professor de cada classe. Cada professor terá a liberdade de escolher o dia e horário que desenvolverá a atividade dentro do período de aula.

Dias e Horários: Durante a Semana Mundial do Brincar, em horário de aula

Local: Escola Fernando Alencar Pinto , Rua Cassemiro Filho,60 bairro Santa Luzia – Guaratinguetá

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Professora Aliete Ferreira Gonçalves

Descritivo: De segunda a sexta-feira (21 a 25 de maio), os professores e suas turmas brincarão em horários determinados nos ambientes da escola. Para encerrar junto com os alunos a Semana Mundial do Brincar, no sábado (dia 26) a comunidade será convidada a participar de atividade livre e sem inscrição prévia, em quatro momentos:

– Quadra: roda de capoeira

– Refeitório: livros de literatura, fantoches, pinturas variadas (giz de cera, canetinha, lápis de cor)

– Rua: brincadeiras variadas (peteca, bambolê, queimada, amarelinha, dança)

– Pátio: apresentação de teatro

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 13h30 às 17h. 26 de maio, das 8h30 às 11h.

Local: Rua Geraldo Nunes- nº 304, bairro São Manoel. Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Professora Francisca de Almeida Caloi

Descritivo: Atividades com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores e comunidade. Brincadeiras livres no parque. Brincadeiras com jogos coletivos: queimada, bandeirinha, mãe da rua. Brincadeira com música. Rodas de brincadeiras. Brincando com Arte. Teatro. Brincadeiras na natureza.

Dias e Horários: 21 a 28 de maio, das 8h às 11h30

Local: Na Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Profª Francisca de Almeida Caloi”. Praça Capitão Octávio de Oliveira Melo s/nº – Pedrinha – Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEFI Profa. Maria Carmelita de Moraes

Descritivo: Propor um projeto que resgate o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa cultura é possibilitar que as crianças experimentem benefícios decorrentes do brincar. Ao reconhecer a escola como espaço possível para essa atividade, permite-se a construção de um repertório de brincadeiras, pois os mesmos jogos aprendidos em classe podem se tornar alternativas para a hora do recreio, momento em que os alunos terão possibilidade de se organizarem autonomamente. Público-Alvo: professores e alunos do 1º ao 5º ano.

Dia e Horário: 28 de maio, às 9h

Local: Av. Benedito de Toledo, s/n – Jardim Primavera – Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF “Professora Maria Conceição Freire Salles” / “Deosdete Mendes França”

Descritivo: Foi feita palestra com comunidade para apresentar a “Semana Mundial do Brincar”. A partir de então, algumas brincadeiras foram selecionadas e professores irão realizar com os alunos na quadra da escola. Na Semana do Brincar, os pais serão convidados a participarem das brincadeiras com os alunos e visitarem a exposição, elaborada com fichas informativas sobre brincadeiras e releitura de quadros de pintores que retratam brincadeiras. Encerrando a SMB, no dia 28 de maio, faremos uma caminhada pelo bairro. Serão enviados convites para a participação de crianças, alunos, professores e comunidade.

Dia e Horário: Evento final: dia 28 de maio, a partir das 8h

Local: Rua Luiz Ribeiro Castilho, 385; Pingo de Ouro

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Professor José Augusto Antunes do Amaral

Descritivo: Atividade “Dia de brincar na rua”, para alunos (crianças de 4 a 10 anos) da escola municipal José Augusto e seus familiares. Acontecerão nos dias 28 a 30 de maio de 2018 atividades de resgate de brincadeiras antigas na rua lateral da escola. Os professores da Unidade escolar, com auxílio dos pais, organizarão um resgate das brincadeiras que existiam enquanto crianças, para ensinar e brincar com os alunos de hoje. Enquanto o evento não chega, os alunos estão trabalhando a temática em sala de aula e nas dependências da escola.

Dias e Horários: 28, 29 e 30 de maio de 2018, manhã: das 9h às 11h; tarde: das 14h às 16h

Local: Rua Sílvio de França Barbosa Filho

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Prof. José Benedito Averaldo Galhardo

Descritivo: Resgate das brincadeiras antigas: roda e cantigas; amarelinha; telefone sem fio; dança da cadeira; cobra cega; corda; carrinho de mão; corrida do saco; batata quente; pedra, papel, tesoura; bambolê; gato mia; reizinho mandou; passa anel; queimada; jogo das 5 marias; bandeirinha; balança caixão; pega-pega; esconde-esconde; quatro cantos; jogo do bobinho; faz de conta; etc. Na Educação Infantil, todos os dias letivos do mês de maio, nos períodos da manhã e tarde. Na Educação Fundamental I, do dia 21 ao dia 25 de maio, nos períodos da manhã e tarde. Atividade exclusiva para alunos e professores da unidade escolar.

Dias e Horários: Durante todo o mês de maio

Local: Rua José Luiz de Carli,30. Pedregulho – Guaratinguetá – SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Escola Alcina Soares Novaes

Descritivo: Na semana dedicada ao brincar, cada turma sairá com seus professores e a professora de educação física para participar de brincadeiras monitoradas, passando por um circuito de brincadeiras antigas — amarelinha, corda, queimada, bolinha de gude, jogos gigantes (dama, palitos, jogo da velha).

Dias e Horários: Dia 22 de maio, das 10h às 11h30min e das 16h às 17h30min; dias 23, 24 e 28 de maio, das 16h às 17h30.

Local: Na escola Alcina Soares Novaes, Rua Princesa Izabel, 1030 – Cohab Bandeirantes

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Escola Antonio da Cruz Payão

Descritivo: Brincadeiras variadas envolvendo as turmas da educação infantil e ensino fundamental I. Atividade dirigida aos alunos da escola durante o período de aula.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, durante a última aula dos períodos da manhã (entre 9h50 e 11h30) e da tarde (entre 15h50 e 17h10)

Local: Rodovia Paulo Virgínio, km 21 s/n – Rocinha, Guaratinguetá-SP – EMEIEF Antonio da Cruz Payão

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Escola Inf. Comecinho de Vida

Descritivo: Brincadeiras de passa anel, elefantinho colorido, mímicas, morto-vivo. Brincadeiras livres de faz de conta. Passeio na pracinha para explorar a natureza, correr, saltar, fazer balanço de corda.

Dias e Horários: Dias 22, 24, 25 e 28 de maio, nos períodos da tarde

Local: Na escola e proximidades. Rua virco Pereira numero 41 – Jardim Esperança, Guaratinguetá

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Escola Zezé Figueiredo

Descritivo: Jogos, atividades lúdicas, brincadeiras, brinquedos, etc. Para professores e alunos.

Dias e Horários: De 20 a 25 de maio de 2018, nos períodos da manhã e da tarde

Local: Rua Professor Gastão Strang, 100. Jardim Tamandaré

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Instituto de Proteção à Primeira Infância “Gota de Leite”

Descritivo, Dias e Horários: Brincadeiras na escola propostas por professores e monitoras. Abertura da creche para os pais, para que possam resgatar as brincadeiras da sua infância. Será um momento de pais e filhos vivenciarem experiências emocionais em interações interpessoais. Passeios a praças da cidade, visita ao colégio Dom, onde nossas crianças brincarão em uma escola diferente. A programação realizada pela creche também envolverá a comunidade, com o convite de um professor de capoeira e também um grupo da terceira idade para brincar com as crianças. Confira a programação da Semana Mundial do Brincar 2018:

– 21 de maio (segunda-feira)

Cada professora e monitora irá propor uma brincadeira para as crianças.

– 22 de maio (terça-feira):

Período da manhã: Maternal II – Brincadeira (atividade com a professora na sua aula de movimento; Maternal II – passeio com a professora no convento Nossa Senhora das Graças, às 9h. 1ª Fase, 2ª Fase D e E- Brincadeira com o professor de capoeira a partir das 9h.

Período da tarde: Maternal I- ira receber 2 pais para realizar brincadeiras com as crianças, às 16h. Maternal II – Atividade com a monitora com sua atividade de movimento. 1ª Fase- Atividade com a monitora. 2 ª Fase D passeio no Colégio Dom, às 15h. 2ª Fase E – Atividade com a professora na sua aula de movimento.

– 23 de maio (quarta-feira)

Período da manhã: Maternal I – Passeio com a Professora no Convento Nossa Senhora das Graças, às 9h. Maternal II e 1 ª Fase- Atividade com a professora com sua aula de movimento

2 ª Fase E – Atividade com a monitora. 2ª Fase D- Recebendo 2 pais para realizar brincadeiras com as crianças, às 9h.

Período da tarde: Maternal I- Atividade  com a monitora com na sua aula de movimento.

Maternal II- recebendo 2 pais para realizar brincadeiras com as crianças, às 16h.

1ª Fase- recebendo 2 pais para realizar brincadeiras com as crianças, às 16h. 2 ª Fase D- Atividade com a professora na sua aula de movimento; 2ª Fase – Passeio no colégio Dom( professora irá propor uma brincadeira entre as crianças do colégio Dom e a creche Gota de Leite”.

– 24 de maio (quinta-feira)

Período da manhã: Maternal I , II e 1ª Fase – Atividade com o grupo da terceira Idade. 2ªFase E- recebendo 2 pais para realizar brincadeiras com as crianças, às 9h30. 2 ª fase D e E – atividade com as monitoras.

Período da tarde: Maternal I e II- monitoras irão propor atividade para as crianças e os pais, às 16h. 1ª Fase – Atividade com a monitora. 2ª Fase D e E- Atividade com as professoras.

– 25 de maio (sexta-feira)

Período da manhã: Maternal I e II – Atividade com as monitoras; 1ª Fase- monitora ira realizar brincadeira com os pais e as crianças, às 9h; 2 Fase D e E- Atividade com as monitoras.

Período da tarde: Maternal I, II e 1ª Fase- Atividade com as monitoras; 2 ª Fase D e E – professoras irão propor brincadeiras para ser realizadas entre pais e filhos.

– 28 de maio (segunda-feira) – Encerramento

Período da manhã: Cada professor e monitor irá propor uma brincadeira; movimento – professoras; Atividade Recreativa – Monitora.

Período da tarde: Finalização, às 14h30, com teatro: Grande Rabanete com os alunos de pedagogia da UNIPLAN

Local: A maioria das atividades será realizada na creche. Os passeios serão feitos nos arredores da creche. Visita ao colégio Dom(Rua Duque De Caxias, 30 – Guaratinguetá, SP (12501-030); Convento Nossa Senhora das Graças (R Vigário Martiniano, 288 – Centro – Guaratinguetá, SP – CEP: 12501-060).

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: OSAA Creche Nossa Senhora de Lourdes

Descritivo: Brincadeiras de Roda, Circuito com Pneu, Amarelinha, Dia do Sujo, Estátua, Pique esconde, Pula Corda, Bandeirinha, Corrida do Saco, Bolha de sabão. Atividades para crianças, professores, comunidade e famílias de nossa unidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, às 15h, e dia 28 de maio, às 9h

Local: No espaço de nossa creche e na ADC da TEKNO/SA

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: OSAA – Obra Social São Pedro Apóstolo

Descritivo, Dias e Horários:

– Segunda-feira, dia 21 das 15h30 às 17 horas. Atividades com os pais da FASE I, Educadora Danielle Pedroso. Construção de fantoches e contos com fantoches.

– Terça-feira, dia 22, das 9 h às 10 horas. Interação do grupo da Terceira Idade com todas as crianças. Cantigas de Roda e Dança. – Terça-feira, dia 22, 15 h 30 às 17 horas. Atividades com os pais da FASE II, Educadora Ana Lucia e Álvaro. Queimada e Cantigas de Roda e roda de Capoeira. – Terça-feira, dia 22, 15 h 30 às 17 horas. Atividades com os pais do MATERNAL I,  Educadora Daniele Gomes. Construir carrinho com caixas de papelão e brincar de bonecas.

– Quarta-feira, dia 23, das 15 h 30 às 17 horas. Atividades com os pais da FASE I, Educadora Jessica e Álvaro. Bandeirinha, cabo de guerra e boca de palhaço. – Quarta-feira, dia 23, das 15 h 30 às 17 horas. Atividades com os pais do MATERNAL II,  Educadora  Marciléia. Dança da Cadeira, assoprar copos, encher a roupa com bolas, casinha da vovó.

– Quinta-feira, dia 24, das 15 h 30 às 17 horas. Atividades com os pais do  Maternal II, Educadora Mariana.Técnicas de Pintura com  materiais da natureza.

– Sexta-feira, dia 25, das 9 horas às 11 horas. Brincadeiras de roda e gincanas com todas as crianças.

– Sábado, dia 26, das 14h às 17h. Encontro com as Mães. – Sábado, dia 26, às 14 horas: Caminhada das mães e filhos nas imediações da creche e conscientização sobre o tema. – Sábado, dia 26, às 14h 45: OFICINAS, com Mães e Filhos, rodizio de 30 minutos por sala.

(MATERNAL I  e II). Contos e recontos com dramatização, (Daniele e Janaina). Artes com massinha caseira, (Mariana e Monica). Palavra cantada, (Marciléia e Álvaro). FASES  I  e  II, com Mães e Filhos, rodizio de 30 minutos por sala. Pano Encantado, (Jéssica e Magda). Matroginástica,  (Ana Lucia e Silvana). Brincando com gestos e movimentos através da música. (Danielle Pedroso e Lucélia). – Sábado, dia 26, 16 horas  15    LANCHE. – Sábado, dia 26, 17 horas: ENCERAMENTO. Poema em homenagem as Mães e Maria. Plenário, avaliando o encontro.

Local: Rua D.João VI, Nº 406. Nova Guará, Guaratinguetá SP. CEP 12515-495

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

Descritivo: Atividades no decorrer dos dias. Pular corda, pintura em papel kraft, cabra cega, esconde-esconde, brincadeira na areia, jogo da argola, bola ao cesto, amarelinha, dança da cadeira, estátua, bolinha de sabão, dobradura, corrida do saco, ovo na colher, pés de lata, carrinho de mão, dança da laranja, cabo de guerra, queimada, apresentação musical, circuito motor, confecção de capuchetas, trazer velotrol, bicicleta ou patinete de casa.

Dias e Horários: 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de maio de 2018. Manhã: 9h; Tarde: 15h.

Locais:

– No dia 25 de maio: Parque Ecológico Municipal Anthero dos Santos — Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 2 – Portal das Colinas, Guaratinguetá/SP

– Nos demais dias: Creche Municipal Dona Luzia Modesto Reis — Rua Prof. Gastão Strang, 16 – Jardim Tamandaré – Guaratinguetá/SP

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

Descritivo: O projeto será aplicado na unidade escolar no período de 21 a 25 de maio. Será enviado aos pais um questionamento sobre suas brincadeiras preferidas na infância. A ação terá como objetivo trazer a família para a escola, resgatando as brincadeiras que lhe eram significativas. Durante a semana serão desenvolvidas brincadeiras livres no espaço interno e externa da Creche, que farão parte da rotina do professor. Brincadeiras como: Cabra-cega, pular corda, amarelinha, cinco Marias, mãe da rua, caça ao tesouro, cola – cola, esconde – esconde, boca de forno, pular sela, bolha de sabão, peteca, coelhinho sai da toca, escravo de Jó, vai e vem. Para envolver a família, a Creche fará um concurso de pipas, será eleita como ganhadora a menor pipa e a mais colorida. Durante toda a semana, a avaliação será contínua. A coordenadora e os professores estarão registrando através de fotos e anotações todo o trabalho desenvolvido. Não necessita inscrição prévia.

Dias e Horários: No dia 25 de maio, no período da tarde, será realizada ação aberta à comunidade

Local: Na Unidade escolar. Creche Maria Aparecida Barbosa da Costa, Rua Siqueira Campos , s/n° – Bairro Jardim Nova Era/Figueira

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: Secretaria Municipal da Educação

Descritivo: Entrevistas, depoimentos, relatos por parte dos membros da comunidade sobre as brincadeiras da infância; Contação de histórias; prática de brincadeiras e jogos em diferentes momentos e espaços; atividades com músicas, som e movimento. Atividades voltadas a alunos, profissionais da escola e comunidade escolar.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, no período da manhã

Local: Nos espaços escolares

 

Cidade: Guaratinguetá – SP

Organização: SESAL Creche Amor e Luz

Descritivo: A Instituição participará do Projeto Brincar, para favorecer a autoestima da criança e a interação de pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento. Atividades para alunos, pais, professores e funcionários — necessária inscrição previa.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 14h às 16h

Local: Rua Castro Alves, 36 – Centro

 

Cidade: Guarujá – SP

Organização: Marcela Camargo Lopes de Oliveira – voluntária

Descritivo: Brincadeiras para crianças na Praia do Tombo (sem brinquedos). Atividade grátis e sem necessidade de inscrição. Divulgação por meio de Whatsapp e boca a boca, além de convite aos presentes e interessados que quiserem se juntar ao brincar.

Dia e Horário: 31 de maio, das 10h às 12h

Local: No Guarujá, em frente à descida do Georgia Café. Para quem está de frente pro mar, ao lado esquerdo do posto dos Bombeiros.

 

Cidade: Guarujá – SP

Organização: NEIC Palavra de Vida I

Descritivo: Atividades diversificadas, utilizando elementos naturais, corpo e objetos não estruturados para promoção de autoconhecimento e exploração da singularidade mediante as brincadeiras vivenciadas. Não é necessário fazer inscrição, pois a ação é voltada aos alunos, estendendo a participação aos responsáveis no momento da saída.

Dias e Horários: Entre 21 e 25 de maio, ao longo da rotina escolar.

Local: Na Unidade de Ensino NEIC Palavra de Vida I — R. José Ferreira Canaes, 366 – Vila Santo Antônio, Guarujá – SP, 11432-350

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Lar da Irmã Celeste

Descritivo: Realizar entre as 200 crianças atendidas pelo SCFV Ser Criança brincadeiras tradicionais, a fim de valorizar momentos de diversão, comunicando à elas e suas famílias que brincar não requer brinquedos caros, mas sim criatividade e disposição. Ciranda, amarelinha, stop, pé-de-lata, pega-pega e peteca, são algumas das brincadeiras programadas.

Dias e Horários: Entre 22 e 28 de maio (exceto dias 26 e 27), em dois turnos diários (manhã e tarde), entre 08h e 17h.

Local: Nas dependências do Lar da irmã Celeste — Avenida Doutor Timóteo Penteado, 3035

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Mesa Educadora

Descritivo: Resgate de brincadeiras

Dias e Horários: 20 de maio, 9h às 11h

Local: Bosque Maia, Tenda Branca – Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física)

Descritivo: Brincar e se exercitar

Dias e Horários: 20 de maio, 11h às 15h

Local: Bosque Maia – Tenda Branca até às 13h, após esse horário na Área Livre – Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Cirandart

Descritivo: Oficina de brinquedos não estruturados

Dias e Horários: 20 de maio, 14h às 16h

Local: Zoológico – Endereço: Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de Franca, Guarulhos.

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Cajú

Descritivo: Musical Cajú

Dias e Horários: 20 de maio, 13h às 15h

Local: Bosque Maia, Tenda Branca – Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Psicologia)

Descritivo: Psicolegal – dinâmicas e brincadeiras antigas

Dias e Horários: 21 de maio, 10h às 11h

Local: Ambulatório da Criança – Endereço: R. Osvaldo Cruz, 151 – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: CCI – Centro de Convivência do Idoso

Descritivo: Grupo de Artistas Visitantes – atividade de interação

Dias e Horários: 21 de maio, 14h às 16h

Local: Instituição Casa de Repouso Balneário – Endereço: R. Pedro de Souza Lopes, 273 – Vila Galvão

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Subsecretaria do Esporte

Descritivo: Aula de Ginástica/Zumba

Dias e Horários: 22 de maio, período da manhã

Local: Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) – Endereço: Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo – Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Fábio Benvenutto

Descritivo: Violão e voz

Dias e Horários: 22 de maio, 14h às 16h

Local: Hospital da Criança – Endereço: R. José Maurício, 185 – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Instituto Acolher

Descritivo: Dança Senior; Oficina de Origami; Contação de histórias

Dias e Horários: 22 de maio, 14h às 16h

Local: Instituto Acolher – Endereço: R. Asdrubal Zanetti, 32 – Bom Clima

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Instituto Acolher e UNG (Universidade Guarulhos)

Descritivo: Palestra “A importância do brincar”, com Cristiane A. B. Pavan

Dias e Horários: 23 de maio, 19h30 às 21h30

Local: Anfiteatro do Prédio F – Endereço:  R. Tereza Cristina, 88

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Subsecretaria do Esporte

Descritivo: Aula de Ginástica/Zumba

Dias e Horários: 24 de maio, período da tarde

Local: Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) – Endereço: Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo – Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Instituto Acolher e Caps

Descritivo: Brincando na praça

Dias e Horários: 24 de maio, 14h às 16h

Local: Praça das Pedras – Bom Clima

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física)

Descritivo: Brincar e se exercitar

Dias e Horários: 24 de maio, 8h às 10h30

Local: Cidade Mirim – Endereço: R. Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Lindy Barbosa

Descritivo: Contação de histórias

Dias e Horários: 24 de maio, 14h

Local: Hospital da Criança – Endereço: R. José Maurício, 185 – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: GCM

Descritivo: Apresentação Canil

Dias e Horários: 25 de maio, 9h às 10h; 15h às 16h

Local: Parque Chico Mendes – Endereço: Av. José Miguel Ackel, 1100 – V. Isabel (região dos Pimentas)

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Pedagogia)

Descritivo: Recreensinando – resgate de brincadeiras

Dias e Horários: 25 de maio, 11h às 15h

Local: Praça Getúlio Vargas – Endereço: Av. Tiradentes, s/n – Centro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Cajú e Caps

Descritivo: Musical Cajú

Dias e Horários: 25 de maio, 9h às 11h

Local: Cidade Mirim – Endereço: R. Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Wânia Karolis

Descritivo: Ciranda Poesia

Dias e Horários: 25 de maio, 14h às 15h

Local: Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) – Endereço: Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo – Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Instituto Acolher – Educação para o Trânsito

Descritivo: Brincadeiras, contação de histórias e show para idosos com Tania e Kady – acolher com amor

Dias e Horários: 26 de maio, 14h às 16h

Local: Cidade Mirim – Endereço: R. Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física e Turismo)

Descritivo: Gincanas e atividades educacionais de saúde: brincando ao ar livre

Dias e Horários: 26 de maio, 12h às 16h com a presença do Grupo de Escoteiros

Local: Parque Júlio Fracalanza – Endereço: R. Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física)

Descritivo: Resgate de brincadeiras

Dias e Horários: 26 de maio, 10h às 13h

Local: Shopping Bonsucesso – Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 – Jd.Albertina, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física)

Descritivo: Atividades educacionais de saúde

Dias e Horários: 26 de maio, 11h às 15h

Local: Shopping Bonsucesso – Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 – Jd.Albertina, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Universidade Guarulhos (Alunos do curso de Educação Física)

Descritivo: Brincar e se exercitar

Dias e Horários: 26 de maio, 11h às 15h

Local: Lago dos Patos – Endereço: R. Nossa Sra. de Lourdes – Vila Galvão, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Pé no Chão e Anhanguera Educacional – Alunos de Educação Física

Descritivo: Resgate de Brincadeiras e pintura da rua para Copa do Mundo

Dias e Horários: 26 de maio, 10h às 15h

Local: R. Maria Tereza, 515 – Jd. Sta Mena

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Fábio Benvenutto

Descritivo: Música e percussão

Dias e Horários: 26 de maio, 10h às 11h

Local: Parque Júlio Fracalanza – Endereço: R. Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Faculdade Progresso

Descritivo: Vamos todos cirandar

Dias e Horários: 26 de maio, 12h às 21h

Local: Shopping Pátio Guarulhos – Endereço: Av. Rosa Molina Pannocchia, 331 – Vila Rio de Janeiro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Promotoras Legais Populares Pimentas

Descritivo: Ação para crianças e comunidade. Atividades na rua, brincadeiras antigas e rodas.

Dia e Horário: 26 de maio de 2018, das 10h às 16h

Local: Quadra ao lado da União Moradores do Bairro — Rua Campina Grande do Sul, 117 Jd Centenário

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Faculdade Progresso

Descritivo: Vamos todos cirandar

Dias e Horários: 27 de maio, 12h às 21h

Local: Shopping Pátio Guarulhos – Endereço: Av. Rosa Molina Pannocchia, 331 – Vila Rio de Janeiro, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização:  Cemear – Ary da Silveira Jr

Descritivo: Banda Ritornello

Dias e Horários: 27 de maio, 11h às 11h30

Local: auditório do Cemear – Endereço: R. Abílio Ramos, 122 – Macedo, Guarulhos

 

Cidade: Guarulhos – SP

Organização: Fábio Benvenutto

Descritivo: Música e Percussão: encerramento

Dias e Horários: 28 de maio, 16h

Local: Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) – Endereço: Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo – Guarulhos

 

Cidade: Ipuã – SP

Organização: Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça

Descritivo: Atividades variadas para crianças, professores e comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. Pé de lata, Brincadeiras com corda, Brincadeira de roda, Jogo da Argola, Obstáculos, Pesca com peneiras, Cama de gato, Futebol no tecido, Melecas, Tapetes sensoriais, caixas sensoriais, Circuito, Dança da cadeira, Bambolês, Jogos de encaixe, barangandã, Tecidos, Boliche.

Dia e Horários: 25 de maio. Manhã – 08h30 às 10h30; Tarde – 13h às 14h30

Local: Rua General Osório, 617

 

Cidade: Ipuã – SP

Organização: CEPEM I — Centro de Educação Pré-escolar Municipal I

Descritivo: Atividades para alunos, professores, equipe escolar, familiares, comunidade e escolas da rede pública municipal, sem necessidade de inscrição prévia. Caixa sonora com reciclável, tapete sensorial, bolinha de sabão com canudinho, túnel com mesas de refeitório, avião de papel, golfe com cabo de vassoura, pular barreira, bambolê, desviar de cones, circuito, caixa tátil (gelatina, farinha, sagu), caixa de surpresa com frutas (para testar cheiro e textura com olhos vendados), etc.

Dia e Horários: Dia 25 de maio. Manhã: 08h às 10h; Tarde: 14h30 às 16h.

Local: Rua Rui Barbosa, Centro, Ipuã – SP

 

Cidade: Itobi – SP

Organização: Equipe de Voluntários

Descritivo: A principal atividade da Semana do Brincar será no sábado, dia 26, quando serão integrados todos os voluntários para um evento maior. Esse evento acontecerá em duas praças da cidade, com contação de historias, brincadeiras de roda, recreação, atividade circense, confecção de brinquedos, resgate de brincadeiras, como perna de pau, carrinho de rolimã. Evento aberto a crianças, familiares e todos que tiverem interesse de participar, sem necessidade de inscrição.

Dia e Horário: Evento principal no dia 26, das 8h às 12h

Local: Em duas praças Públicas – a definir

 

Cidade: Itu – SP

Organização: Grupo de estudo de Antroposofia Sol-Itu

Descritivo: Evento na Praça Amazonas, com contação de histórias, espaço para o livre brincar, decoração das árvores com crochê, entre outras atividades, todas voltadas à participação conjunta das crianças e suas famílias, com apoio de voluntários. O objetivo é que todos possam vivenciar esse agradável momento e levar consigo essa semente de reflexão. Este evento acontecerá no dia 27 de maio, das 9h às 12h, com todas as atividades gratuitas. Durante a semana, serão pontadas amarelinhas pela cidade.

Essas ações serão realizadas por voluntários ligados a grupos como o Grupo de Estudos de Antroposofia Sol – Itu, Motirõ Cultural Pastelaria Casa de Bento, projeto Pé de Terra, Pikoli Brinquedos, além do apoio da Secretaria da Cultura de Itu, por acreditarem que a infância é algo extremamente precioso e a sensibilização para a importância do brincar é fundamental.

Dia e Horário: 27 de maio, das 9h às 12h

Local: Pastelaria casa de Bento. Rua Ignácio Rodrigues D’Avila, 380 – Padre Bento

 

Cidade: Jundiaí – SP

Organização: EMEB Prof. Jânio da Silva Quadros

Descritivo: Cortejo do Brincar e Brincar ao entorno da Escola. Será feito um “protesto” para chamar a atenção da comunidade sobre a importância do Brincar aos pequenos. Todos serão convidados a brincar com qualidade, com materiais simples, em uma vivência de brincadeiras com o corpo e materiais como cordas, bambolês e bolas em um campo próximo à escola.

Dia e Horários: 23 de maio, manhã: 8h30 e tarde: 13h30

Local: Avenida Dr. Carlos Veiga – s/n – Bairro Eloy Chaves – Jundiaí – SP

 

Cidade: Jundiaí – SP

Organização: Guará Cultural

Descritivo: Na proposta da SMB 2018, realização de um bate-papo sobre o corpo que brinca, a partir de referências de pedagogia, teatro e antropologia da infância, seguido de brincadeiras que explorem diferentes formas de corporalidade — brincadeiras sentadas, de imitação, de corrida. A atividade ocorrerá no evento chamado “Quintal da Verinha”, um espaço de trocas culturais frequentado por crianças e famílias, e terá duração de 2 horas. Como a atividade é direcionada a um público de até 15 pessoas, as inscrições serão antecipadas, com 30 minutos de antecedência.

Dia e Horário: domingo, dia 20 de maio, das 15 às 19h

Local: Na 21° edição do Quintal da Verinha ocorrerá na rua Av. César Puglia, 507 Jd. Samambaia – Jundiaí – SP

 

Cidade: Limeira – SP

Organização: Plataforma Brasil de tdh-A

Descritivos, Dias e Horários:

– 19 de maio, sábado, das 13h30 às 16h: Formação sobre o Brincar Livre e o Direito de Brincar. Público-alvo: Voluntários e rede socioassistencial.

– 26 de maio, sábado, das 14h às 17h: Dia do Brincar Livre Residencial Rubi. Público-alvo: Crianças, adolescentes e famílias moradoras do Residencial Rubi.

Local: Escola Profa. Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi — Rua Sebastião Teixeira, 200 – Residencial Rubi

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: CMEI Irmã Irene Augusto

Descritivo: Atividade no dia 25 de maio, durante todo o dia, no campo da Creche, direcionada a alunos, professoras, funcionários e direção. Oficinas de brincadeiras:

Berçário, Maternais I A e I B: Pião; Bolinha de sabão; Massinha de trigo; Pintura com tinta de terra.

Maternais II A e II B: Confecção e brincadeiras com peteca; Amarelinha; Pular Corda.

Dia e Horário: 25 de maio, a partir das 9h

Local: No campo da Creche, localizada à Rua Jovino Luiz dos Santos, 157 – Bairro Santa Edwiges – Lorena – SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: CMEI Prof. Ângelo Prudente de Aquino / Secretaria Municipal de Educação

Descritivo: Atividades destinadas aos alunos da creche – crianças de 0 a 3 anos.

– dia 21/05:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: JOÃO E MARIA. As professoras vão se caracterizar dos personagens e contar a história de uma maneira lúdica. Berçário I e II; Maternal I e II.

OFICINA DE DOCINHO DE LEITE NINHO. As professoras juntamente com os alunos farão a receita de leite ninho e depois poderão experimentar. Berçário I e II; Maternal I e II.

BRINCADEIRA DO RABO DA CUCA. A professora irá se caracterizar de Cuca. A brincadeira será realizada em roda. Berçário I e II; Maternal I e II.

– dia 22/05:

RODA DE CANTIGAS POPULARES : As professoras organizarão uma roda de cantigas com instrumentos musicais e microfone onde todas as crianças poderão participar cantando e tocando. Berçário I e II; Maternal I e II.

EU SOU O ARTISTA: Será distribuído painéis de Kraft  para pintura livre com guache. Berçário I e II; Maternal I e II.

– dia 23/05:

ACERTAR A BOLA NA CALÇA DO PALHAÇO: As professoras  vão se caracterizar de palhaço com um macacão largo onde as crianças acertarão as bolinhas. Berçário I e II; Maternal I e II.

CIRCUITO COM OBSTÁCULOS: As professoras montarão no gramado um circuito de obstáculos onde as crianças serão desafiadas a percorrer e alcançar a linha de chegada. Berçário I e II; Maternal I e II.

– dia 24/05:

BRINCADEIRA DO LOBO: A professora vai se caracterizar de lobo e usará a casinha do parquinho da escola para interpretar a música: Enquanto o seu lobo não vem, seguindo o que a música propõe as crianças correrão se escondendo do lobo. Berçário I e II; Maternal I e II.

OFICINA DE ARGILA: As crianças poderão explorar e manipular a argila produzindo criações próprias. Berçário I e II; Maternal I e II.

– dia 25/05:

OFICINA DE MASSA DE MODELAR : A professora e os alunos realizarão a receita de massa de modelar caseira e depois as crianças manipularão e criarão o que desejarem. Berçário I e II; Maternal I e II.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, das 8h30 às 10h

Local: No espaço externo (varanda e gramado) do CMEI Prof Ângelo Prudente de Aquino

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: CMEI Prof. Paulo Pereira dos Reis

Descritivo, Dias e Horários: Semana de brincadeiras com o Tema “Brincar de Corpo e Alma” com crianças, professores e auxiliares do CMEI.

Berçário II A – 8h30 às 9h  MANHÃ; Berçário II B — 13h30 às 14h TARDE

DIA 21/05 Bolinha de sabão

DIA 22/05 Bambolê

DIA 23/05 Peteca

DIA 24/05 Parlendas

DIA 25/05 Brincadeiras de roda

Maternal I A —  9h às 9h30 MANHÃ; Maternal I B — 15h30 às 16h TARDE

DIA  21/05 Corre-Cotia

DIA 22/05 Boliche

DIA 23/05 Peteca

DIA 24/05 Dança da cadeira

DIA 25/05 Tapete ball

Maternal II A — 9h às 9h30 MANHÃ; Maternal II B — 9h às 9h30 MANHÃ; Maternal II C — 15h30 às 16h TARDE

DIA 21/05 Tapete ball

DIA 22/05 Confecção de bilboquê

DIA 23/05 Corrida de saco

DIA24/05 Corrida do sapo

DIA 25/05 Dança da cadeira

Local: CMEI Prof. Paulo Pereira dos Reis — R. Paraíba, 620 – Bairro: Industrial – Lorena-SP – CEP 12.609-250

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: Escola Prof. Francisco Prudente de Aquino

Descritivo: Planejamento de uma semana inteira de brincadeiras com as turmas do 1º ao 9º ano, sendo uma sala por vez e com uma culminância em que todas as salas brincarão juntas. Atividades para alunos, professores, equipe gestora e funcionários.

Dias e Horários: P3 De 21 a 25 de maio, às 10h e às 15h50

Local: Na Quadra coberta da escola, na Rua Francisco Prudente de Aquino nº 150 – Lorena -SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Conde de Moreira Lima

Descritivo: Brincadeiras; Jogos; Artes: manipulação de objetos, trabalho com sucata, confecção de brinquedos, desenhos. O evento ocorrerá aleatoriamente durante a semana de 21 a 25 de maio. Ação direcionada à Comunidade escolar: alunos, professores, funcionários.

Dias: Entre 21 e 25 de maio de 2018

Local: Escola Municipal “Conde de Moreira Lima” — Rua Dr. Rodrigues de Azevedo, 436

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: E.M. Padre Joao Renaudin de Ranville

Descritivo: Circuito na quadra da escola, com amarelinha, corda, dança das cadeiras, bambolê, coelhinho sai da toca, boliche de garrafa pet, passa anel, pula elástico. No outro pátio, bandeirinha e queimada. Irão 2 salas por vez. Cada professor acompanhando sua sala e os 2 inspetores ajudando. As idades dos alunos variam de 9 a 16 anos.

Dias e Horários: 22, 24 e 25 de maio, de manhã das 10h às 12h; à tarde das 15h30 às 17:00 horas.

Local: E.M. Padre João Renaudin de Ranville. Avenida Tiradentes, 1007, Ponte Nova. Lorena -SP – CEP: 12602-720

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Presidente Jânio da Silva Quadros

Descritivo: Os professores do infantil se organizaram para que aconteça durante a semana Mundial do Brincar: Resgate de Brincadeiras tradicionais, Construção de Brinquedos com sucatas, dia do Brinquedo favorito, Brincando em família. Na Educação Fundamental, cada turma ficará com um momento de: amarelinha, gato mia, queimada, corda maluca, jogo da queimada. Resgate de brincadeiras tradicionais com os colegas de turma e com a família.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, nos períodos da manhã (7h às 11h) e da tarde (13h às 17h)

Local: AV. Targino Vilela Nunes nº 1472 – Vila Nunes – Lorena – SP.

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Prof. Anna Pereira de Lacerda

Descritivo: Brincar com trava-línguas, adivinhas, texto de memória, rodas, brincadeiras cantadas e jogos de regras. Brincar com diferentes sons, ritmos, formas cores, texturas, objetos, materiais construindo cenário e indumentárias para brincadeiras de faz de conta. Encenações, mímicas, criações musicais, releitura de obras de arte, teatro, música, dança, circo, cinema (DVD) e outras manifestações artísticas. As atividades serão realizadas com os 165 alunos matriculados na escola. Os pais serão comunicados e participarão contando aos filhos e mandado para a escola relatos de brincadeiras de quando eram crianças.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, período da manhã – 7h às 11h; período da tarde – 13h às 17h

Local: No gramado, no pátio da escola, nas salas de aula, sala de informática. Alameda João Augusto de Lima s/n Parque das Rodovias. Lorena – SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Prof. Climério Galvão César

Descritivo: Atividades em quatro dias com uma de brincadeiras por turma, envolvendo as classes do 5º ao 9º ano. Brincadeiras tradicionais: pula cela, bolinha de gude, passa que passará, pisar na sombra, pular corda, roda-roda, queimada com bola de meia, lenço atrás, quatro cantos, pé de lata, amarelinha, alerta e cabo de guerra.

Local: EM Prof. Climério Galvão César — Avenida Expedicionário Genésio Valentim Corrêa, 340

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Profa Elizabeth Aparecida Pinto

Descritivo: Contador de Histórias ao ar livre em uma pracinha próxima à escola; brincar de Corda, Bola, Pipa, Amarelinha, Pula elástico, Bolinha de gude, etc. O objetivo é restaurar as brincadeiras de rua e incentivar as crianças e seus pais a brincarem juntos, pois a família é a essência e a base de toda sociedade.

Dia e Horários: 23 de Maio de 2018, às 8h na parte da manhã e às 14h na parte da tarde

Locais: Rua Nina Fabiano Miguel, Bairro Santa Rita Lorena SP (Praça)

Rua General Homero de Aquino Marques nº 315 Bairro Santa Rita Lorena SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Prof. Ruy Brasil Pereira

Descritivo, Dias e Horários: Programação Semana Mundial do Brincar para crianças da Educação Infantil e Fundamental I.

– 23/05/2018

Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º Anos): Pular corda; Escravos de Jó; Batata quente; Mímica; Adoleta; Cobra cega; Corre cutia.

16h – Educação Infantil: Passa anel; Pular corda; Ciranda; Morto vivo.

– 24/05/2018

16h – Ensino Fundamental I (4º e 5º Anos): Chinelão; Corre cutia; Cobra cega; Mímica; Adoleta; Bata quente; Pular corda

– 25/05/2018,

16h – Ensino Fundamental I (1º e 2º Anos) e Educação Infantil: Teatro. Projeto Point Jovem-ESF Novo Horizonte. Regina Ribeiro dos Santos Vieira- Agente comunitária da Saúde

– 24/05/2018

16h: Ensino Fundamental I (4º e 5º Anos): Chinelão; Corre cutia; Cobra cega; Mímica; Adoleta; Bata quente; Pular corda

– 25/05/2018

16h: Ensino Fundamental I (1º e 2º anos) Educação Infantil: Teatro. Jovens Protagonistas da Sala de Leitura da E.E. “Prof.º Luiz de Castro Pinto”.

Local: Na E.M. Prof. Ruy Brasil Pereira — R. Maria Victoria Brandão-s/n-Bairro Novo Horizonte

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: Escola Municipal Caic

Descritivo: Entrevista com os pais sobre suas brincadeiras preferidas na infância, organização de espaços para brincadeiras populares na escola. Convite às famílias para brincarem com seus filhos no dia 25 de maio.

Dias e Horários: 23, 24 e 25 de maio, das 15h50 às 17h30

Local: Escola Municipal Caic — Rua Cap. Leovigildo Areco, 1490 – São Roque – Lorena – SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: Escola Municipal Profa. Adelina Alves Ferraz

Descritivo: Atividades com toda a comunidade escolar. Jogos de tabuleiros, corda, queimada, vôlei, futebol,jogos diversos, bambolê, entre outros.

Dias e Horários: 23 e 25 de maio, às 10h

Local: Na quadra de esportes da Escola

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: EM Vovó Fiuta

Descritivo: Escola Ensino Fundamental 1 – Durante a semana de 21 a 25/05/2018, alunos, professores e funcionários estarão trabalhando o resgate do brincar e das brincadeiras antigas. Bolinha de sabão, pião, peteca, amarelinha, bandeirinha, garrafão, bombeirinho, pula-sela, pega-pega, esconde-esconde, passa-anel.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, após o intervalo – 10h30 às 11h30 e 16h às 17h30

Local: Rua Dr. Epitácio Santiago, 300 – Centro – Lorena – SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: UNIFATEA

Descritivo: Atividades recreativas com enfoque no corpo, no dia 25 de maio de 2018, na Quadra Poliesportiva Cemari (espaço pertencente ao UNIFATEA), no período de 15h30 a 17h30, com 130 crianças (confirmadas). A faixa etária das crianças é de 5 a 10 anos. Os alunos de 3o. período de Pedagogia UNIFATEA serão os monitores das recreações no evento. Interessados não necessitam fazer inscrição para participar do evento.

Dia e Horário: 25 de maio, das 15h30 às 17h30

Local: Quadra Poliesportiva Cemari (espaço pertencente ao UNIFATEA) — Rua Joaquim Azevedo Figueira, 275. Lorena – SP

 

Cidade: Lorena – SP

Organização: UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Descritivo: A Semana Mundial do Brincar será a culminância de um projeto interdisciplinar conduzido durante todo o semestre por alunos do segundo ano do curso de Pedagogia. Projeto: O aluno irá aplicar na escola onde realiza o estágio, supervisionado as brincadeiras preparadas a serem desenvolvidas com as crianças, envolvendo gestores, professores e alunos.

Dias e Horários: Durante a semana, de 21 a 25 de maio, de manhã e à tarde, conforme horário de estágio dos alunos

Locais: Nas diversas escolas onde os alunos realizam seus estágios: Municípios de Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira, Roseira, Pindamonhangaba, Cruzeiro e Aparecida

 

Cidade: Mogi Mirim – SP

Organização: EMEB Professor Doutor Geraldo Philomeno

Descritivo: Oficinas de dança (Com a participação do Professor de Dança convidado da Comunidade), Brincadeiras Musicais (Material Didático Palavra Cantada), “Brincar Livre” (Aproveitando vários espaços na escola), Oficina de Instrumentos Musicais (com Professor de Musicalização da Banda Lyra). Atividades para Alunos regularmente matriculados na Unidade Escolar no Projeto SER, Comunidade e funcionários da escola.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, de manhã das 8h às 11h30 e à tarde das 13h às 16h30

Local: EMEB Professor Doutor Geraldo Philomeno — Rua Estanislau Kroll – s/n Jardim Bicentenário CEP: 13807-498 Mogi Mirim-SP

 

Cidade: Osasco – SP

Organização: Associação Quintal Mágico

Descritivo: Brincar na natureza com as crianças da creche. Roda de conversa direcionada para educadores e pais, sobre a importância do brincar na natureza e seus elementos — convidada especial: Ana Lucia Machado. Atividade para pais e filhos no quintal da creche, com brincadeiras na natureza.

Dias e Horários: 21 a 26 de maio, nos períodos matutino e vespertino, seguindo esquema abaixo.

– 21 a 24 de maio, das 9h as 11 h e das 13h30 as 16h: atividade com as crianças

– 25 de maio, das 9h as 12h  e das 14h as 16h: roda de conversa com os educadores

– 26 de maio, das 9h as 12h: brincadeiras pais e filhos

Local: Rua João Gutierres Lopes, 171 – Jardim Novo Osasco – Osasco – São Paulo

 

Cidade: Piracicaba – SP

Organização: Colar de Lina

Descritivo: A prioridade é brincar! Com o intuito de ouvir e trocar com as crianças, foi criada uma programação cheia de carinho e ludicidade, que será todinha guiada pela ótica infantil. Nesta proposta está presente a liberdade para criar maneiras de expressão próprias e possíveis criações coletivas. Todo o conteúdo artístico é apresentado às crianças através de brincadeiras e aproximações lúdicas. A intenção é desconstruir a maneira de transmitir o conhecimento, respeitando o tempo da infância e considerando o brincar uma grande estrutura de suporte para todos os saberes e fazeres. Serão introduzidos momentos de bordado e criações manuais, narração de histórias com brincadeiras e movimento corporal lúdico, sendo que em muitos momentos as atividades se diluem e mesclam-se entre si. Atividade livre para crianças e famílias, sem necessidade de inscrição.

Dias e Horários: Aos domingos, dia 20/05 às 16h e dia 27/05 às 16h.

Local: SESC Piracicaba – R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba – SP, 13400-480

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: EMEF Professora Odila de Souza Oliveira

Descritivo: Atividades para alunos e professores. Pular corda, peteca, amarelinha, jogar bola, queimada, jogo da velha, brincadeiras folclóricas, pular elástico.

Dias e Horários: de 23 a 29 de maio. Manhã: das 10h20 às 11h10; Tarde: 16h40 às 17h30.

Local: Na quadra coberta da escola. Rua Capitão Maximo de Paula Santos, 186 – Roseira Velha – Roseira – CEP: 12580-000

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: EMEI Dª Thereza de Jesus Trannin Pasin

Descritivo: Atividades de resgate às brincadeiras antigas a partir de uma pesquisa para descobrir quais a(s) brincadeira(s) preferida(s) dos familiares dos alunos, quando crianças. Com o resultado da pesquisa, a Escola organizará um momento divertido, no qual envolverá pais e filhos. Algumas dessas atividades serão realizadas pelas Educadoras, somente com as crianças, durante a semana. Em dia específico, a Escola realizará esse momento, entitulado “Brincadeira de Pai para Filho”, juntando as gerações para que se divirtam juntas. Serão realizadas 4 estações de brincadeiras, de acordo com a faixa etária dos alunos. Exemplo: peteca, brincadeiras de roda, entre outras. A Escola solicitará um breve relato dos pais, compartilhando a experiência para novas ações em parceria com a Família.

Dias e Horários: De 22 a 25 de maio. Manhã: das 11h às 11h50; Tarde: das 16h às 17h.

Local: Avenida Imperador, 22 – Roseira Velha. Roseira – SP

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: EMEI Homero de Paula Santos

Descritivo: Será apresentado um cenário com diversas brincadeiras na qual cada criança poderá escolher a de sua preferência. Toda brincadeira terá a supervisão de um monitor. Os pais receberão o convite para participarem desse momento junto com seus filhos.

Dias e Horários: As atividades acontecerão nos dias 21 e 22 de maio, atendendo as turmas do período matutino das 09h às 10h e das 10h ás 11h, e também das turmas do período vespertino, das 14h às 15h e das 15h às 16h.

Local: EMEI Homero de Paula Santo, sito à Rua Roque Vieira nº 33 Centro – Roseira, utilizando a área externa da escola.

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: EMEI Pelerson Soares Penido

Descritivo: A Semana do Brincar na EMEI pretende proporcionar: momentos de troca de saberes; criação de vínculos sociais e de comunicação; conscientização de que o brincar é fonte de prazer. Serão montados cantos com brinquedos (cordas, petecas, amarelinha, cinco marias, etc.). Proporcionaremos momento de interação com Professores, Monitoras, alunos e Pais, por meio de brincadeiras e oficinas. As turmas serão divididas da seguinte forma:

– 22/05, terça-feira: Turmas Berçário I e II Maternal I

– 23/05, quarta-feira: Turmas Maternal II

– 24/05, quinta-feira: Turma Etapa I

Dias e Horários: De 22 a 24 de maio, das 07h40 às 08h30

Local: No patio da Emei Pelerson Soares Penido — Rua Benedito Monteiro Santos França. 297, Pedro Leme, Roseira -SP CEP 12580000

 

Cidade: Roseira – SP

Organização EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Descritivo, Dias e Horários: Será desenvolvido um resgate das brincadeiras antigas (queimada, corda, passa anel, passa que passará, roda-roda, etc.). Atividade para alunos e professores da escola.

23/05/18, 11h às 11h50 – Etapa I, 1º e 2º anos

24/05/18, 11h às 11h50 – 3º, 4º e 5º anos

24/05/18, 16h30 às 17h20 – Etapa II

Local: Na quadra coberta da escola Ernesto Marcondes Rangel — Av: Portugal, Bairro: Barretinho, Roseira – SP

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: EMEIEF Prof. Padre Geraldo de Almeida Sampaio

Descritivo: A escola tem 18 turmas com alunos de 4 a 10 anos e todos irão participar do evento, em momentos distintos, de acordo com sua faixa etária. As atividades desenvolvidas serão: corre cutia, queimada, perna de pau, pular corda, mãe de rua, pega-pega, barra manteiga, bandeirinha, telefone sem fio, vivo-morto, pé de lata, amarelinha, pular cela, bolinha de gude.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 11h às 12h para os alunos do período da manhã; das 16h30 às 17h30 para os alunos do período da tarde

Local: Na quadra da escola, localizada na Rua Torazo Yaegashi, 05, Jardim Primavera, Roseira – SP

 

Cidade: Roseira – SP

Organização: Secretaria Municipal de Educação de Roseira

Descritivo: Cada escola desenvolverá ao final do período uma atividade, valorizando as brincadeiras tradicionais. Para cada dia da semana uma turma será contemplada.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio. Período da manhã: das 11h às 11h50. Período da tarde: das 16h30 às 17h20.

Locais: No interior das escolas e creches (quadra coberta)

 

Cidade: São Bernardo do Campo – SP

Organização: EMEB Sadao Higuchi

Descritivo: Brincadeiras ao ar livre no fim do período de aula, com a participação das famílias, com convite aos irmãos e primos. Abertura do parque e da área externa da escola para o brincar das crianças com seus familiares – diferente do dia a dia. Não é necessária inscrição prévia.

Dia e Horário: Terça- feira, dia 22/05/2018, no fim do período de aula

Local: Rua Cabral da Câmara, 300. Jardim Calux, São Bernardo do Campo. 09895-200

 

Cidade: Santo André – SP

Organização: AfroEscola Laboratório Urbano

Descritivo, Dias, Horários: Uma semana de atividades no espaço sociocultural localizado na cidade de Santo André e em outros, com @s parceir@s da região do ABC paulista e em localidades da Capital. As atividades nas escolas são fechadas para a comunidade locais, as demais atividades são abertas a tod@s @s interessad@s. Outras informações em (11) 4425 4458 ou projetooficinativa@hotmail.com

– 20 de maio, domingo, na AfroEscola Laboratório Urbano, Santo André

Oficina “Rádio que brinca”, às 17 horas

CineRua “Terreiro do Brincar”, às 19 horas

– 21 de maio, segunda, numa escola pública na Cidade Tiradentes, São Paulo

“AfroLUDICIDADES”, período vespertino

– 22 de maio, terça, na Escola Waldorf Jardim dos Jasmins, Santo André

“AfroLUDICIDADES”, períodos matutino e vespertino

– 24 de maio, quinta, na Escola Waldorf Pomar, Ribeirão Pires

“AfroLUDICIDADES”, períodos matutino e vespertino

– 25 de maio, sexta, na Casa da Palavra, Santo André

Festival de AfroContação de Histórias HADITHI NJOO, períodos matutino e vespertino

– 27 de maio, domingo, numa praça pública no Jardim Guançã, São Paulo

“Festival de Brincadeiras de Rua”, período vespertino

– 28 de maio, segunda, na AfroEscola Laboratório Urbano, Santo André

“AfroTransmissão especial – para BRINCAR de Corpo e alma”, às 20 horas (presencialmente ou pela internet)

Locais: AfroEscola Laboratório Urbano — Avenida Atlântica, 904, Valparaíso, Santo André

Casa da Palavra — Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André

Praça pública no Jardim Guançã, São Paulo

 

Cidade: Santos – SP

Descritivo: Seminário Santos pela 1ª Infância. Inscrições: santos.sp.gov/santos-pela-primeira-infancia

Dia e Horários: 22 de maio – 8h às 17h

Local: Universidade São Judas / Campus Unimonte. Endereço: R. Comendador Martins, 52 – Vila Mathias

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações: parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos.

Dia e Horários: 22 de maio – 10h às 22h

Local: SESC Santos. Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincadeiras Antigas 3 a 6 anos: resgate de Brincadeiras com o corpo: roda, bambolês, cordas, bexigas e outras.

Dia e Horários: 22 de maio – 15h

Local: Ginásio do SESC Santos. Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Atividade Pintura Bebê: atividades de pintura com tintas naturais e comestíveis com o corpo. Para bebês de 0 a 2 anos

Dia e Horários: 22 de maio – 11h

Local: Sala 32 do SESC Santos. Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: UNIP – Pedagogia

Descritivo: Circuito Brincante

Dia e Horários: 22 de maio – 9h

Local: UME Eunice Caldas – Endereço: Rua São Paulo, 40, Vila Belmiro.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Bella Cia

Descritivo: Brincando com os Sons Morro São Bento

Dia e Horários: 23 de maio – 9h às 11h; 14h às 16h

Local: UME Magali Alongo – Endereço: Rua São João, Morro de São Bento.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Bella Cia

Descritivo: Espetáculo Teatral “Brinquedos e Brincadeiras”

Dia e Horários: 23 de maio – 15h

Local: Teatro Municipal de Santos – Endereço: Centro Cultural Patricia Galvão – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Sala das Sensações – para bebês de 0 a 2 anos

Dia e Horários: 23 de maio, 11h

Local: Sala 32 do SESC Santos. Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações – parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos.

Dia e Horários: 23 de maio, 10h às 22h

Local: Em vários espaços do SESC. Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Casulo Cultural

Descritivo: Oficinas Sensoriais que buscam sensibilizar tato, olfato, visão e paladar. Para crianças de 1 a 6 anos. Necessário inscrição pelo email: contato@casulocultural.com.br

Dia e Horários: 24 de maio, 14h às 17h

Local: Casulo Cultural – Endereço: Rua Pasteur, 102.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista

Descritivo: Brincando com as Praiaças

Dia e Horários: 24 de maio, 19h30

Local: Concha Acústica – Endereço: Avenida Vicente de Carvalho, Gonzaga.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Bella Cia

Descritivo: Oficina Brincar de Circo

Dia e Horários: 24 de maio, 9h às 11h; 14h às 16h

Local: UME Pedro Crescenti – Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Radio Clube.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário

Descritivo: Brincadeiras antigas e Brinquedos feitos com material reutilizado

Dia e Horários: 24 de maio, 14h às 17h

Local: Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Atividades Diversas com o corpo e atividades Cooperativas com paraquedas. Para crianças de 0 a 6 anos.

Dia e Horários: 24 de maio, 15h.

Local: Ginásio do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações: Parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos.

Dia e Horários: 24 de maio, 10h às 22h

Local: Vários espaços do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Santos à luz da Leitura – Equipe SEFORM/SEDUC

Descritivo: Contação de histórias

Dia e Horários: 25 de maio, 14h

Local: Pinacoteca Benedito Calixto – Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Bella Cia

Descritivo: Oficina de pipa

Dia e Horários: 25 de maio, 8h às 11h

Local: UME Leornado Nunes – Endereço: Av. Afonso Schmidt, 610 – Castelo

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Educadores do SESC Santos

Descritivo: Circuito Brincante

Dia e Horários: 25 de maio, 9h

Local: UME Oswaldo Justo – Endereço: Travessa Ana Santos, 125 – Chico de Paula

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário

Descritivo: Brincadeiras antigas e Brinquedos feitos com material reutilizado.

Dia e Horários: 25 de maio, 14h às 17h

Local: Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Atividades de Pintura com tintas naturais e comestíveis com o corpo. Para bebês de 0 a 2 anos

Dia e Horários: 25 de maio, 11h

Local: Sala 32 do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações: Parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos.

Dia e Horários: 25 de maio, 10h às 22h

Local: Em vários espaços do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando na Zona Noroeste

Descritivo: Correr na grama, subir em árvore, sentir o cheiro de terra molhada, caçar borboletas… Brincadeiras de terra, fogo, água, ar… Brincar de corpo e alma é também se conectar com os elementos e energias da natureza. Por isso, esta manhã é um convite a crianças e famílias brincarem nas áreas verdes do Jardim Botânico de Santos.

Confira a programação completa:

Casulo Viajante
Uma Kombi-biblioteca cheia de livros e histórias pra se descobrir, entre familiares e crianças!

Um dia em família
Um convite a crianças de familiares do programa Curumim para participar de um encontro dentro da programação da Semana Mundial do Brincar

Bebês no Jardim
Com educadores do Espaço de Brincar do Sesc Santos. Neste domingo, a programação Bebês acontece no Jardim Botânico, com atividades para crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis.

Dia e Horários: 26 de maio, 9h às 14h

Local: Jardim Botânico Chico Mendes – Endereço: Rua João Fracarolli s/nº, Bom Retiro.



Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Mercado

Descritivo: Uma tarde brincante no Mercado Municipal de Santos, com intervenções musicais e circenses, brincadeiras clássicas de rua e outras atrações.

Confira a programação completa:

Brincadeiras de rua, brincadeiras de fitas e abayomis
Com educadores do Espaço de Brincar do Sesc Santos
Corre-cotia, mãe da rua, queimada, rouba bandeira e outras brincadeiras clássicas.

Estação de brinquedos com materiais reaproveitados
Ecobrincar
Lixerama, Boilixo, Stilingue, Futebol de peteleco e Mesa multi jogos (jogo da memória auditivo, Do doce, caminhãozinho, bilboquê, pião de dedo, etc.).

Brincadeiras de rua – com Colégio Santista

Komboio Cultural – circo, música e brincadeiras populares.

Centro Social Marista Lar Feliz – oficinas de pipas e sucatas.

Dia e Horários: 26 de maio, 14h às 17h

Local: Mercado Municipal – Endereço: Praça Iguatemi Martins, S/N – Vila Nova

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: BrincTec – TecBrinc: Desafios corporais com intervenções em projeção. Com educadores do Sesc Santos

Dia e Horários: 26 de maio, 11h às 17h

Local: Auditório do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Trilha dos Sentidos: Descoberta da diversidade natural da horta através dos cinco sentidos

Dia e Horários: 26 de maio, 16h às 17h

Local: Horta do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações: Parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos.

Dia e Horários: 26 de maio, 10h às 19h

Local: Em vários espaços do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando na Praça Mauá

Descritivo: Bonde Brincar: Passeio de bonde pelo Centro Histórico de Santos com personagem infantil animando os passageiros.

Dia e Horários: 26 de maio, 12h às 16h

Local: Praça Mauá – Centro

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário

Descritivo: Placas Divertidas: Ande pelo Orquidário e encontre placas que além de conterem muita informação sobre o Brincar, sugerem que você execute uma tarefa.

Dia e Horários: 26 de maio

Local: Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Descritivo: Brincando na Vila dos Criadores

Dia e Horários: 26 de maio, 11h às 15h

Local: Rua de Lazer – Settaport

 

Cidade: Santos – SP

Descritivo: Brincando na Estação

Dia e Horários: 26 de maio, 14h às 17h

Local: Estação da Cidadania – Endereço: Av. Ana Costa, 340 – Vila Matias

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando na Praia

Descritivo: Um dia inteiro de atividades que começam na praia e terminam na Praça do BNH. Intervenções artísticas, estações de brincadeiras de rua e muitas outras atrações.

Confira programação completa:

Vem brincar na praia!
Com educadores do Espaço de Brincar do Sesc Santos. Neste domingo, a programação do Vem Brincar acontece na praia, com atividades para crianças de 3 a 6 anos e seus responsáveis.

Improvisando Junto (10h)
Com Celso Lima, Marcus Di Bello, Kathleenn Andrade, Rosana Maria de Jesus e Thais Favato. Intérpretes criadores mobilizam seus corpos e buscam absorver em seus movimentos os estímulos externos do espaço e da interação do público. Escolhas partilhadas em que o espectador contribui no processo criativo. A intervenção se apropria de técnicas de Movimento Autêntico, Contato Improvisação e IDT (Improvisação Dança-Teatro). O objetivo é desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais e se movimentar em busca de diversos jogos cênicos, fazendo o público improvisar junto.

Percursos Poéticos (11h)
Entrelace Coletivo. Aproximando literatura e dança, “Percursos poéticos” convida crianças e adultos a compor e recompor percursos e poemas em desenhos, linhas, jogos e movimentos que ocupam e transformam espaços públicos. A poesia como brincadeira, como movimento, corpo, som… ação! A proposição de um espaço lúdico de encontro, de ocupação da rua pelo jogo e pela infância.

Balões vermelhos (12h)
Cia Etra. Balões é uma intervenção onde os performers com balões de gás hélio amarrados as articulações, propõem um diálogo com a arquitetura e com o público. Buscando na ocupação dos espaços, provocar a curiosidade do espectador que passa a participar do trabalho. Balões é um convite ao lúdico, à integração e ao ser criança.

Quiloa (12h30)
Cortejo musical com Maracatu Quiloa com a participação do Maracatu Mirim, formado por crianças a partir de 5 anos.

Pipa – SESEG

Estação Ambiental – SEMAM

Rua de Lazer – SEMES

Circuito Esportivo – SEDES / universidades

Bandas marciais – Projeto “Pra ver a banda tocar” / SEDUC Santos

Dia e Horários: 27 de maio, 10h às 13h

Local: Avenida da Praia, entre Av. Dona Ana Costa e Av. Conselheiro Nébias.

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando na praia

Descritivo: Um dia inteiro de atividades que começam na praia e terminam na Praça do BNH. Intervenções artísticas, estações de brincadeiras de rua e muitas outras atrações.

Confira programação completa:

Entre Saias – experimentos em família (15h)

Com Núcleo Tangará
Pesquisa de observação que propõe uma brincadeira dançada que entrelaça corpo-espaço- objeto. Saias que ganham vida embaladas por corpos que rodopiam, de forma livre e expressiva.
A pesquisa surgiu através da observação do impulso de girar, tão presente no brincar infantil e nas manifestações populares brasileiras, e como o brincar livre partindo de um objeto proposto se conecta com rituais repletos de significados.
Quem comanda o movimento?
A saia objeto?
O corpo expressivo?
Ou a alma sensível?

Redescobrindo o Playground (15h30 às 17h e das 17h às 18h30)
Com Rafael Schwach. Redescobrindo o Playground é uma experiência que propõe resgatar a forma como enxergávamos e interagíamos com o ambiente ao nosso redor quando éramos crianças, através de uma perspectiva do Parkour. Damos novos significados a muros, corrimãos e estruturas cotidianas, construindo intimidade com elas a ponto de servirem como novos espaços de estar e se movimentar. Uma vez que tudo passa a ser possibilidade de movimentação, a cidade se torna um playground.

Movimento Brincar (15h às 18h)
Com E.L.A. Estações de brincadeiras (bambucha, elástico, bambolê, bolhas de sabão gigante) com discotecagem de música brasileira, com grupo de mulheres educadoras e artistas.

Dança Animada (15h e 16h30)
Com Bella Cia. Três Clowns, com uma pista de dança móvel (portátil), propõem de maneira cômica uma aula de dança, hora ensinando, hora pedindo para que as pessoas os ensinem. Em alguns momentos, acontece uma festa móvel onde o participante é “desafiado” a dançar sem parar até o tempo de 2 minutos, que é quando a pista tem que mudar de lugar.

Dia e Horários: 27 de maio, 15h às 18h 

Local: Praça do BNH – Aparecida

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário

Descritivo: Brincadeiras antigas e Brinquedos feitos com material reutilizado.

Dia e Horários: 27 de maio, 10h às 12h  

Local: No Playground do Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário

Descritivo: Banda Musical Carlos Gomes Dança Circular da SECULT

Dia e Horários: 27 de maio, a partir das 15h

Local: Na praça na entrada do Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Brincando no Orquidário 

Descritivo: Placas Divertidas: Ande pelo Orquidário e encontre placas que além de conterem muita informação sobre o Brincar, sugerem que você execute uma tarefa.

Dia e Horários: 27 de maio

Local: Orquidário – Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Brincando com sensações: Parede de brincar, com brincadeiras e objetos que estimulem os sentidos. Em vários espaços do Sesc (Área de Convivência, Mezanino, Toca). Com educadores do Sesc Santos (Tássia, Alessandra, Aggeu, John, Renata e Karol). 

Dia e Horários: 27 de maio.

Local: SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136. Aparecida

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: Trilha dos Sentidos. Descoberta da diversidade natural da horta através dos cinco sentidos. Com Maurício e Karol. 

Dia e Horários: 27 de maio, 16h às 17h

Local: Horta do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136. Aparecida

 

Cidade: Santos – SP

Organização: SESC Santos

Descritivo: BrincTec – TecBrinc. Desafios corporais com intervenções em projeção. Com educadores do SESC Santos.

Dia e Horários: 27 de maio, 11h às 17h

Local: Auditório do SESC Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136. Aparecida

 

Cidade: Santos – SP

Organização: Produção Cultural para Crianças e o Brincar

Descritivo: Com Gabriel Guimard. A Arte e o Brincar estão entrelaçados nesta missão de desvendar e elaborar o SER HUMANO em cada um. Inscrições: seinf-seduc@santos.sp.gov.br

Dia e Horários: 28 de maio, 14h

Local: Auditório da SEDUC/Santos – Endereço: Praça Dos Andradas, 31 – Centro

 

Cidade: Santos – SP

Organização: FEFESP, FEFIS, UNIBR, UNIP, SEMES e SEDUC

Descritivo: Durante todo o dia, diversas Praças e ruas estarão sendo “invadidas” por crianças, adolescentes e jovens reivindicando por mais espaços brincantes na cidade.

9h às 11h:
 Praça BNH – Aparecida
 Praça Mauá – Centro
 Praça Dos Andradas – Centro
 Praça da Paz Universal – Zona Noroeste

13h30 às 16h:
 Rua Ver. Freitas Guimarães-Vila Nova (UME Gemma Rebello)
 Lagoa da Saudade – Morro da Nova Cintra

Dia e Horários: 28 de maio, 9h às 11h e 13h30 às 16h.

 

Cidade: São José dos Campos – SP

Organização: Colégio ECCOS

Descritivo: Serão realizadas diversas estações no espaço externo do colégio e na rua, por onde as crianças passarão e vivenciarão diferentes formas de brincar, resgatando brinquedos e brincadeiras da cultura da infância. Para crianças de 4 a 10 anos.

Dia e Horário: 25 de maio, das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30

Local: Rua Bariloche, 91, Jardim América, São José dos Campos – SP

 

Cidade: São José dos Campos – SP

Organização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Descritivo, Dias, Horários e Locais:

* Atenção: Grupos escolares precisam se inscrever previamente.

– Dia 21/5, 9h: “Hoje tem Circo? Tem, Sim Senhor!”

Sinopse: O Grupo de práticas corporais Lian Gong, da Secretaria de Saúde, recebe o Projeto Arte Nas Ruas – Malabares. Local: Casa de Cultura Lili Figureira. Rua Roberto Cruz, n.40 – Jd. Santo Onofre. Telefone (12) 3942-1005.

– Dia 22/5, 10h: “Mãe de Bailarina, Bailarina é!”

Sinopse: Vivência em Ballet com os pais e responsáveis pelas aprendizes da Oficina de Ballet, pela dançarina Rafaela Ribeiro.

– Dia 23/5, 9h: “Hoje tem Circo? Tem, Sim Senhor!”

Sinopse: Os aprendizes da Oficina de Circo recebem a Vivência em Malabares do Projeto Arte Nas Ruas. A integração será orquestrada pela brincante, Ellen Moreira. Local: Casa de Cultura Lili Figureira. Rua Roberto Cruz, n.40 – Jd. Santo Onofre. Telefone (12) 3942-1005.

– Dia 24/5, 10h e 13h: “Hoje tem Circo? Tem, Sim Senhor!”

Sinopse:  Alunos da Emei Zeli Toledo, recebem o Projeto Arte Nas Ruas. Local: Av. das Curruíras, 160 – Jardim Uira, São José dos Campos – SP/ Telefone: (12) 3913-0273.

– Dia 25/5, 10h e 13h: “Hoje tem Circo? Tem, Sim Senhor!”

Sinopse: Alunos da Emei Zilda Costa de Oliveira, recebem o Projeto Arte Nas Ruas. Local: Praça Hélio Dias, 137 – Jardim da Granja, São José dos Campos – SP/ Telefone: (12) 3922-5411.

– Dia 26/5, 9h: “Capoeira Brincante!”

Sinopse: O capoeirista Rodrigo Moura, mais conhecido como Mestre Índio, ministrará muita brincadeira e expressão corporal, desenvolvidas, especialmente, para comemorar a Semana Mundial do Brincar. Local: Casa de Cultura Lili Figureira. Rua Roberto Cruz, n.40 – Jd. Santo Onofre. Telefone (12) 3942-1005.

 

Cidade: São José dos Campos – SP

Organização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Casa de Cultura Chico Triste

Descritivo: Programação da Semana Mundial do Brincar a ser realizada na Casa de Cultura Chico Triste, com agendamentos feitos com escolas e instituições Públicas e Comunidade local. As atividades foram planejadas para atender a um público variado.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, Manhã das 9h às11h; Tarde das 14h às 16h

Local: Casa de Cultura Chico Triste — Rua Milton Cruz s/n – Vila Tesouro – São José dos Campos – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Alegria da Vila

Descritivo: Brincadeiras no circo: exploração corporal e sensorial por meio de circuitos psicomotores, oficinas de arte, bolhas de sabão gigantes e contação de histórias realizadas no espaço do circo, que fica dentro da escola. Atividade direcionada às crianças atendidas pela escola.

Dias: De 21 a 25 de maio

Local: No espaço da escola, que fica na Zona Norte de SP, bairro do Tucuruvi

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Aqui que a Gente Brinca

Descritivo: O Coletivo Aqui que a Gente Brinca preparou uma manhã de brincadeiras de corda, bambolê, bola e outras para compartilhar com os estudantes do Fundamental 1 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. Esta ação é direcionada para os estudantes do Fundamental 1 da escola, para os quais não será necessário realizar inscrição.

Dia e Horário: 24 de maio, das 9h às 11h

Local: Rua Professora Nina Stocco, 597 – Jardim Catanduva, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Aqui que a Gente Brinca

Descritivo: 3º Festival de Brincadeiras de Rua. Atividade livre para crianças, famílias, brincantes de todas as idades e comunidade em geral. Não há necessidade de inscrição.

Dia e Horário: 26 de maio, sábado, das 13h30 às 18h

Local: Rua Carandazinho – Jd. Olinda (na rua da Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino)

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Associação Comunitária Monte Azul

Descritivo: Serão realizadas diversas atividades voltadas para crianças de 6 a 14 anos e jovens com deficiência intelectual a partir de 15 anos. As brincadeiras serão jogos de mesa, gincanas, contação de histórias, entre outros. Atividades realizadas com o público atendido pela Associação, na sede, sem necessidade de inscrição.

Dias e Horários: de 21 a 25 de maio, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h

Local: Av. tomás de Sousa, 552 e também na comunidade, Vitalina Grasman, 290

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: CCA Coração Materno

Descritivo: A proposta é fazer um dia de Brincadeiras, Cultura e Lazer na “Praça do Cruzeiro”, por meio de um resgate de brincadeiras tradicionais — como Brincadeiras cantadas e cantigas de roda; Amarelinha; Pular corda; Pega Bandeira; Pega Pega; Mãe da Rua; Cinco Marias; Escravos de Jó; Cada Macaco no seu galho; Seu mestre mandou; ente outras. Este resgate visa manter viva a cultura do brincar em sua essência, considerando os aspectos culturais, a importância do movimento pensando na saúde e qualidade de vida e os momentos de lazer que são fundamentais para a integração e a vida em sociedade. A proposta é participarem os 180 educandos regularmente matriculados no Centro para Crianças e Adolescentes Coração Materno, convidar as escolas próximas e a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Dia e Horários: Dia 23 de maio, Período da manhã – das 08h30 às 11h; Período da tarde – das 12h30 às 15h

Local: Praça Itálico Ancona Lopes (também conhecida como “Praça do Cruzeiro”),12-14, Freguesia do Ó, São Paulo, SP, CEP: 02730-070

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: CEI Maranata

Descritivo: Estão sendo planejadas atividades para toda a semana. Adultos da Unidade Escolar poderão ensinar às crianças suas brincadeiras de infância, principalmente as de grupo, na rua, em locais abertos. Um trabalho de pesquisa com os adultos envolvidos irá resgatar brincadeiras corporais, privilegiando o brincar livre, em que a criança escolhe o que e como quer brincar. O CEI Maranata atende crianças de 0 a 4 anos, no extremo Leste da cidade de São Paulo, e muitas dessas crianças não conhecem brincadeiras simples como pular corda, rolar no chão, pular carniça, 3 marias; a ideia é disponibilizar materiais para elas construírem o próprio brinquedo. Atividades direcionadas às crianças e professores, coordenadora pedagógica, equipe operacional de cozinha e limpeza, auxiliar administrativo e direção.

Dias e Horários: 21 a 28 de maio, durante todo o dia, respeitando as rotinas do CEI (alimentação, higiene e descanso das crianças)

Local: CEI Maranata – Rua Alessandro Melani, 156, Jardim São João, 08370-345, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Centro Educacional PROBEN

Descritivo: Percurso com as estações dos cinco sentidos. Participarão crianças, alunos da escola e funcionários da escola (as crianças da redondeza que quiserem participar serão bem vindas).

Dias e Horários: Durante a SMB 2018: Terça, Quarta e Sexta, das 7h20 às 17h20

Local: Rua Inspetor Mario Teixeira, 70 (na praça ao lado da escola)

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Centro Paulistano Interlagos – Universidade Brasil

Descritivo: Palestra com profa. Dra. Roselene Crepaldi e brincadeiras cantadas com recreacionistas. Atividade direcionada a alunos do curso de pedagogia, familiares, moradores do bairro e crianças. Não é necessário fazer inscrição, basta chegar e participar.

Dia e Horário: 21 de maio, das 19h às 21h30

Local: No auditório e nas quadras do Centro Paulistano Interlagos — Rua David Eid, 245- Vila do Castelo, Interlagos – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Colégio Notre Dame / Rede Azul de Educação

Descritivo: Brincadeiras com alunos, professores e colaboradores do Colégio – das turmas Infantil 2 ao Ensino Médio.

Dias e Horários: De 21 a 25 de maio, durante toda a SMB 2018

Local: Rua Alegrete,168 Sumaré

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: EMEF Armando de Arruda Pereira

Descritivo: Planejamento de atividades no Quintal do Armando para os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da escola, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: 21 a 28 de maio (segunda a sexta), das 10h20 às 11h50

Local: EMEF Armando de Arruda Pereira – Rua Coronel Luis de Faria e Sousa, 12 – VL do Encontro

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: EMEI Caminho dos Martins

Descritivo: Semana com atividades de oficinas e brincadeiras de roda e música, no pátio. Em especial, no dia 26haverá um encontro de famílias na escola. O público alvo são alunos, famílias, crianças e interessados da comunidade do entorno da EMEI, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: De 20 a 26 de maio, nos períodos de atividade da escola

Local: Estrada do Porto do Martins – Grajaú, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: EMEI Maria Quitéria

Descritivo, Dias e Horários: Brincadeiras ao ar livre em contato com a natureza. Integração de brincadeiras com crianças de diferentes faixas etárias. Utilização de material não estruturado para brincadeiras diversas. Formação de professores em parceria no Espaço Alana. (3° Painel Infância e ludicidade).

21/05 – 14h às 16h – Formação professores.

22/05 – 18 horas – Brincar à noite.

23/05 – 14h às 16h – Formação de professores.

24/05 – 14 horas – Integração brincar diferente faixa etária;

25/05 – 10h e às 14h – Brincar com materiais não estruturados;

28/05 – Brincar livre em contato com a natureza e piquenique no parque.

Local: Emei Maria Quitéria — Rua Marfim Vegetal, 126. Jardim Maia cep 08081-330. São Paulo SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Espaço Alana

Descritivo, Dias e Horários: Programação para crianças, comunidade e educadores, sem necessidade de fazer inscrições. Mais informações pelo telefone: (11) 2582-9403

– 20/05 Abertura. 14h: Show com a Banda Alana e resgate de brincadeiras; 15h: Apresentação “Mágicos Solidários”; 16h às 17h: Oficina de máscaras.

– 21/05. 10h às 16h: 3º Painel Infância e Ludicidade (para educadores); Rodas de conversa com Maeve Vida e Rodrigo Libanio Christo.

– 22/05. 15h: Roda de capoeira e Maculelê, com o mestre Mazinho – do Abadá Capoeira; 16h às 17h: Oficina de construção de brinquedos.

– 23/05. 10h às 12h: 3º Painel Infância e Ludicidade (para educadores), Roda de conversa com Giovana Barbosa de Souza.

– 24/05. 14h: Contação de história, ciranda e cantigas de roda; 15h: Dinâmica de Arteterapia – desenhos com barbante; 16h às 17h: Vivência prática que estimula o empreendedorismo em crianças e adolescentes, com o Instituto Fazendo Acontecer.

– 25/05 Encerramento. 14h às 17h: Circuito de brincadeiras sensoriais

Local: Espaço Alana – Rua Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Fundação Euzébio Leandro

Descritivo: Pocket Show “EDUARDO AGUALUZ, um cancioneiro encantado”. Com duração de 1h, o folclorista Eduardo Agualuz realiza uma apresentação de legado familiar, numa narrativa popular, sob cantos de roda, contos de diversas regiões do Brasil e rica apresentação gestual, com elementos que se enraizaram na identidade e nas bases culturais do nosso país. Todos os públicos. Indicação livre. * Não é necessária inscrição prévia. A atividade é voltada para os pacientes e familiares e funcionários do hospital.

Dia e Horário: Dia 24 de maio, quinta-feira, às 10h.

Local: Brinquedoteca Senninha do Instituto de Oncologia GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer — Rua Pedro de Toledo, 572 – Vila Clementino, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: GATI Equoterapia e TAA

Descritivo: A proposta tem como título “Meu Corpo de Bicho” e será dividida em três grandes atividades com duração de 1h cada. A primeira: realização de jogos adaptados para a temática de interação ser humano-animal (mímica, imitação de sons, cara-a-cara animal, siga o mestre, etc.). A segunda parte: baseada em como cuidar de um pet; haverá o contato com os animais e atividades que se é possível realizar com cada um deles. Na terceira e última atividade, os participantes serão desafiados a criar um instrumento de brincadeira para interagir com os animais (exemplo: criar um labirinto para os roedores, argolas para pular, etc.).

A atividade será gratuita aos participantes e indicamos que tragam alimento para o animais (cenoura, couve fresca, água, etc.). * Teremos o limite de 30 crianças por horário (os adultos e acompanhantes responsáveis não estão inclusos nessa contagem). * As inscrições são prévias e poderão ser feitas pelo e-mail: secretariagati@gmail.com com o assunto “Semana Mundial do Brincar”, enviando o nome e idade das crianças participantes e apenas o nome dos adultos que acompanharão. Pedimos também algum telefone de contato.

Dia e Horário: 25 de maio, das 10h às 14h

Local: Rua Thomas Deloney, 519 A – Santo Amaro, 04710-041

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Instituto Alana

Descritivo: Publicação on-line de diversos textos sobre o brincar de crianças sob o olhar da fenomenologia, de variados/as autoras/es, trazendo um olhar rico sobre o brincar. Os relatos são resultado de um processo de observação em curso, do brincar de crianças em vários contextos. Conhecer e compreender os diversos universos do brincar é um trajeto que pode ser percorrido por muitos caminhos. Nesta iniciativa, o objetivo é adentrar nos gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis através da fenomenologia, isto é, descrever a experiência infantil tal como ela se apresenta, e por consequência, é “voltar às coisas mesmas”, lema do método fenomenológico. O olhar expresso nos textos é aprofundado no método Goetheanístico, que integra ciência e arte como parceiras no caminho de observação. Autoras/es são parte de um grupo de pesquisadoras/es engajados com a infância em diferentes contextos, se propondo a uma observação intensa do brincar espontâneo, contribuindo e ampliando as referências para uma importante prática de OLHAR a criança e reconhece-la a partir de seu próprio ponto de vista. Ação direcionada a professores, famílias, pais, jovens, profissionais que trabalhem com crianças, e interessados em geral.

Dias e Horários: Em cada dia da Semana Mundial do Brincar, será publicado um texto-relato sobre a observação do brincar de crianças sob a perspectiva fenomenológica, por volta das 10h.

Local: Os textos serão postados on-line, nos espaços de publicação do Território do Brincar: www.territoriodobrincar.com.br e https://pt-br.facebook.com/TerritoriodoBrincar/

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Instituto Noa

Descritivo: Articulação das Escolas do Bem para que promovam a Semana Mundial do Brincar, com ações para crianças e professores.

Locais: Nas escolas de Sorocaba, Salto, São Roque e Porto Feliz

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Instituto Pró-Saber SP

Descritivo: Brincadeiras ao ar livre com cantos de jogo simbólico, tanque de areia, jogos corporais em quadra, brincadeiras populares, etc. Atividades voltadas a crianças e professores da comunidade de Paraisópolis, que fazem parte do programa Ler & Brincar do Instituto Pró-Saber SP — não é necessário fazer inscrição.

Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 10h às 16h

Local: Rua Manoel Antonio Pinto, 974, Paraisópolis, São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Luz e Lápis

Descritivo: Oficinas Brincantes para a comunidade – crianças e adultos. Não é necessário fazer inscrição, é só chegar e brincar!

Dia e Horário: 26 de maio, das 9h30 às 12h

Local: Parque da Barragem da Guarapiranga — Rua Caetano Petraglia Sobrinho, 40 Vila Nova Guarapiranga

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: MAM | Museu de Arte Moderna de São Paulo

Local: MAM — Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-000

Descritivo, Dias e Horários:

No fomento à cultura tradicional da infância, o MAM Educativo pelo programa Família MAM preparou uma programação com visitas, brincadeiras e experimentações no museu na Semana Mundial do Brincar, que antecede o dia 28 de maio que é o dia mundial do brincar. Para participar, basta acompanhar as indicações de faixa etária de cada atividade e se inscrever no dia mesmo, no local, com 30 minutos de antecedência. Atividades Gratuitas. *Algumas das atividades têm vagas limitadas; distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. Mais informações: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313

– 19/05 (sábado), 15h. Atividade: Jam de dança para todos com a Cia Dança sem fronteiras. Local: Em frente à sala de vidro. Classificação etária: Livre. Participantes: Livre. Descrição: DANÇA SEM FRONTEIRAS é Uma iniciativa que visa promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e fortalecer a diversidade ampliando os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, através de diversas ações pela cidade de São Paulo. Este projeto envolve a circulação de inúmeras ações em espaços abertos. JAM DE DANÇA PARA TODOS Prática democrática de dança, que a Cia Dança sem Fronteiras vem desenvolvendo desde sua criação, com o intuito de incluir pessoas de todas as idades com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas, incentivando a transformação da ação através da reflexão e da experiência. Conduzidas pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia Dança sem Fronteiras e música ao vivo.

– 22/05 (terça-feira), 14h30. Atividade: Histórias e brincadeiras no Jardim de Esculturas. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Percursos lúdicos no Jardim de Esculturas , por meio de histórias e brincadeiras da cultura tradicional da infância.

– 23/05 (quarta-feira), 14h30. Atividade: Brincadeiras com corda e bambu na marquise. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Brincadeira da cultura tradicional da infância, que utiliza corda e bambu.

– 24/05 (quinta-feira), 14h30. Atividade: Brinquedos e brincadeiras da cultura da infância. Local: Jardim de Esculturas. Classificação etária: A partir de 4 anos. Participantes: Até 20 pessoas*. Descrição: Construção e experimentação de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância como: piões, amarelinhas, voadores, etc.

– 26/05 (sábado), 14h. Atividade: Apresentação musical com Banda Alana. Local: Em frente à Sala de Vidro, embaixo da marquise em área externa. Faixa etária: Livre. Participantes: Livre. Descrição: Apresentação musical com a Banda Alana, criada em 2007 através do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, que implementou no Jardim Pantanal oficinas de música para seus alunos, com aulas de canto, coral, percussão, teoria e musicalização infantil. As oficinas foram aos poucos se desenvolvendo até formar o que é hoje a Banda Alana. Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, os jovens desenvolveram suas habilidades artísticas e fortaleceram seu senso de cidadania com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto.

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais

Descritivo: Brincadeiras com os 4 elementos da Natureza. Serão 4 dias, sendo cada um deles explorando um dos 4 elementos. Terra: Disponibilizar gravetos, folhas, sementes, pedras, etc. a fim de promover um brincar heurístico. Fogo: Contorno das sombras; brincadeiras de adrenalina. Água: bolhas de sabão. Ar: Confecção de pipas. Atividades para crianças de 4 a 14 anos, sem necessidade de inscrição prévia.

Dias e Horários: 21 a 24 de maio (segunda a quinta-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Rua Bartolomeu dos santos, 219 e Praça Chácara Santana

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Página Brincadeiras e Jogos

Descritivo: Na semana Mundial do Brincar 2018, a Página Brincadeiras e Jogos promoverá palestras on-line gratuitas para falar sobre as diversas possibilidades do Brincar e apresentar jogos e brincadeiras, a fim de trazer reflexões sobre a prática do brincar. Possibilidades práticas serão apresentadas por Cristiano dos Santos e Tiago Aquino (Paçoca), diretores da página, e mais uma palestra surpresa. As inscrições serão realizadas por uma plataforma on-line contratada pela equipe da Página Brincadeiras e Jogos: https://www.facebook.com/BrincadeiraseJogos/

Dias e Horários: 28, 29 e 30 de maio, às 21h — o horário pode ser alterado com aviso prévio aos inscritos

Local: On-line, pela Página Brincadeiras e Jogos: https://www.facebook.com/BrincadeiraseJogos/

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade / Curitiba – PR

Descritivo: O projeto de Curitiba promove em São Paulo um piquenique inclusivo. O evento será no Parque Ibirapuera, com atividades recreativas para TODAS as crianças. Disponibilização de Palhaços, recreadores, brinquedos adaptados para crianças com deficiência — balanço adaptado, gangorra adaptada, tirolesa adaptada, skate adaptado, atividade paraquedas, bolhas de sabão e pintando na calçada.

Dia e Horário: 26 de maio, das 9h às 17h

Local: Parque Ibirapuera, próximo à Marquise. São Paulo – SP

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: Ritmos do Coração

Descritivo: Uma ação do Projeto “Vem Brincar Também!”, voltada ao brincar inclusivo, que promove o resgate das brincadeiras de tradição popular. Atividade para crianças, pais, familiares, acompanhantes, professores e sem necessidade de inscrição prévia.

Dia e Horário: 26 de maio (sábado), das 10h às 11h30

Local: Parque Guarapiranga. Endereço: Estrada Guarapiranga, 575

 

Cidade: São Paulo – SP

Organização: USP-LESTE e Diretório Acadêmico de Lazer e Turismo da USP

Dia: 25 de maio de 2018

Descritivo: Evento “Brincar de Corpo e Alma”, com atividades para crianças, dinâmicas para adultos e grupos interessados e palestras no período da noite, abertas à comunidade. É necessária inscrição prévia on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDMoioX6iBjoPn_1Dlb07xqFHWG02to_RizPIMQhFUiQWUAQ/viewform

Mais informações disponíveis no link do evento, no Facebook: https://www.facebook.com/events/408707169541121/408752142869957/?notif_t=admin_plan_mall_activity&notif_id=1525907551207410

Horários:

– 15h: Caminhada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), com professor Sidnei Raimundo.

– 15h45: Danças Circulares, com Rogélia Silva e Rosângela Martins

– 16h30: Jogos Cooperativos, com Cristiano Santos

– 18h30: Mesa Redonda “Brincar de Corpo e Alma”, com Adriana Friedmann, ONG Eternamente Sou, Andrea Viúde e Rosa Chubaci

Local: EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Rua Arlindo Béttio, 1000 – Vila Guaraciaba, São Paulo – SP, 03828-000

 

Cidade: Sorocaba – SP

Organização: Clubinho Divertir & Recrear

Descritivo: Dia de portão abertos, com diversas rodas de brincadeiras dirigidas ao Brincar Livre, além de exposição de painéis com artigos científicos relacionados à infância e ao brincar. Serão três horas de evento para crianças e pais. *Inscrições prévias devem ser feitas mediante ligação pelo telefone: (15) 3037-0096

Dia e Horário: 26 de maio, das 9h às 12h

Local: Rua Messias Pereira de Paula 218 – Campolim / Sorocaba SP

 

Cidade: Sorocaba – SP

Organização: Costurando Memórias

Descritivo, Dias, Horários e Locais:

Atividades para crianças, famílias e comunidade em geral. Confira mais informações no site – http://costurandomemorias.com.br/smb2018/

– 20/05: Abertura da Semana com a Apresentação do Tempo de Brincar na Biblioteca Municipal de Sorocaba

– 22/05: Oficina de Malabares com palhaço Fusquinha na Biblioteca Infantil no Centro.

Roda de conversa: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil, com convidados e mediação na biblioteca infantil no Centro.

– 23/05: Oficina de Malabares com palhaço Fusquinha na Biblioteca Infantil no Centro

Oficina de Brincadeiras Musicais em Família com Oddi Lúcio no Território Jovem Ipiranga

Oficina de Origami com histórias na Biblioteca Infantil no Centro.

– 24/05: Oficina de Yoga Pais e Filhos no parque Campolim

– 25/05: Oficina de Culinária para crianças com histórias e brincadeiras na biblioteca infantil no Centro.

Cinema em Família e Oficina “como construir seu carro de papelão” no CEU Laranjeiras

– 26/05: Roda de conversa: A importância do brincar no fortalecimento de vínculos familiares no Parque Chico Mendes.

Pocket Show, experimentação Sonora e oficina de construção de instrumentos com Escalafobéticos + troca de brinquedos no Parque dos Espanhóis

– 27/05: Evento Bolhas Gigantes, cantigas de roda, estações sensoriais e brincadeiras antigas no Parque das Águas

 

Cidade: Taubaté – SP

Organização: Escola Prosperi

Descritivo: As brincadeiras serão realizadas dentro da escola durante os dias da semana. No sábado de manhã, será proposta uma atividade no parque do bairro, com os alunos e seus familiares. Será necessário fazer inscrição para participar.

Dias: 20 a 26 de maio

Local: Rua Venezuela, 205 – Jardim das Nações

 

SERGIPE

Cidade: Aracaju – SE

Organização: Escola Jardim Arcanjo Raphael

Descritivo: A importância do Brincar em nossa época: rodas de conversa, atividades para jovens e adultos, tricô de dedo, teatro de mesa, roda rítmica, exposição pedagógica e mais.

Dias, Horários e Locais: 26 de maio, 9h às 12h

Local: Rua Taubaté, 683 – Mosqueiro, Aracaju – Sergipe

 

Cidade: Aracaju – SE

Organização: Escola Sonho de Criança

Descritivo: Brincadeiras livres; Jogos de tradição; Oficinas junto à natureza. Atividades para as crianças da escola.

Dias e Horários: Ao longo da semana, em horários variados

Local: Rua Campo do Brito, 360 Aracaju – Sergipe

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply