Filhos, Gente que esclarece

Quais os primeiros cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal dos bebês

É muito normal termos dúvidas de cuidar corretamente da higiene bucal de nossos filhos, principalmente no primeiro filho.

A primeira coisa a ser lembrada é que, desde os seus primeiros momentos de vida, toda criança precisa de cuidados bucais, antes mesmo da aparição dos dentes.

Existem métodos práticos e eficazes para manter a boca e gengiva do pequeno sempre limpas. O próprio ato de mamar no peito, por exemplo, estimula o avanço e retração da mandíbula, possibilitando um crescimento saudável dos dentes, assim como desenvolvimento muscular e esquelético do rosto.

Para o recém-nascido, outro cuidado importante é fazer a limpeza bucal com uma gaze ou fralda umedecida com água, a fim de remover o resto de leite que pode se acumular após a amamentação.

A partir dos 18 meses, aproximadamente, quando os primeiros dentes de leite começam a nascer, a criança já pode ter a sua própria escova de dente para que a limpeza seja feita. No entanto, vale lembrar que não há necessidade de uso de creme dental, a menos que o produto seja específico para os pequenos e não contenha flúor.

A pasta de dente fluoretada deve ser utilizada apenas em crianças com mais de dois ou três anos de idade, que é quando ela aprende a cuspir todo o excesso do creme dental de sua boca.

Para prevenir doenças bucais transmissíveis como a cárie, não é recomendado soprar a comida do bebê e experimentá-la com o mesmo talher que será utilizado para alimentá-lo. Além disso, existe também a cárie de mamadeira, causada devido à ingestão de líquidos açucarados no período noturno, quando não é feita uma higienização adequada posterior à alimentação.

Geralmente, a doença provoca dor e, consequentemente, dificuldades de alimentação e perda de peso e estatura. Pode ser um pouco trabalhoso, mas é recomendado, portanto, a limpeza bucal logo após qualquer refeição que o pequeno faça, lembrando-se de respeitar a sua faixa etária e tomando os devidos cuidados de acordo com a sua idade.

Por fim, mas não menos importante, para se certificar de que a saúde bucal de seu bebê está bem, nada melhor do que a primeira ida ao odontopediatra procure uma clínica odontológica de confiança, a partir dos seis meses de idade, quando seu primeiro dente de leite começa a nascer.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply