Gente que inspira

Projeto contribui para a recolocação de mães no mercado de trabalho

Plataforma online orienta, estimula a qualificação e oferece recursos para a recolocação de mães de todas as idades no mercado de trabalho

De um lado, mulheres que, depois da maternidade, buscam retomar suas atividades no mercado de trabalho. De outro, empresas que não veem a contratação de mães como empecilho, pelo contrário, reconhecem que o fator maternidade agrega qualificações profissionais imprescindíveis. Para unir as duas pontas, nasceu o Contrate Uma Mãe, uma plataforma que, além de funcionar como um banco de currículos gratuito, busca orientar, estimular a qualificação e oferecer recursos para a recolocação das candidatas.

A iniciativa partiu de um grupo de profissionais dispostos dedicar tempo e talentos para mudar uma realidade: a de que, no Brasil, ainda há um intervalo forçado de dois a três anos entre o nascimento do bebê e a volta da mãe ao mercado de trabalho. Quando retornam, segundo pesquisas recentes, 2/3 das vezes é para vaga ou salário inferiores em comparação à situação antes da gravidez.

“Identificamos que era preciso e possível apoiar essas mães, gerar conversas sobre esse assunto tão urgente. Foi assim que surgiu a plataforma – com a ousadia de ser uma ponte entre mães que são ótimas profissionais e empresas que acreditam que podem encontrar ótimas profissionais entre as mães do Brasil”, afirma a jornalista Daniela Talamoni, que fez parte da idealização do Projeto.

Há pouco mais de um ano no ar, o Contrate Uma Mãe já conta com cerca de 6.000 cadastros de currículos e o apoio de diversas empresas. O site permite que mães de todas as idades cadastrem seus currículos gratuitamente. “As empresas que apoiam o projeto recebem esses currículos também gratuitamente e sem qualquer obrigação de contratação – e respondem diretamente às candidatas”, afirma o publicitário Rogério Cesar Mastroeni Pinheiro, que também faz parte do Comitê gestor do Projeto.

Além do formulário para a inclusão do currículo, a plataforma também traz orientações úteis que contribuem com a qualificação profissional e buscam manter as candidatas atualizadas com relação às tendências e práticas do mercado de trabalho. “O objetivo é compartilharmos conteúdo para que as mães se preparem para a sua reestreia no mercado. Queremos ajudar as mães a serem melhores profissionais, orientar para a busca do novo trabalho e ser um canal de acesso a oportunidades”, enfatiza o especialista em transição de carreira, José Augusto Minarelli.

O bebê cresceu e começa a andar

 No ar desde 2017, o Contrate Uma Mãe entra em nova fase. Seu comitê gestor, hoje formado por profissionais de diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing, inovação e recursos humanos, busca novos parceiros para potencializar a ferramenta, mantê-la gratuita e ampliar o alcance do Projeto para apoiar o retorno das mães ao mercado.

“Nós nunca tivemos a pretensão de trabalhar como recrutadores. Por isso fomos atrás de profissionais que pudessem nos ajudar a impulsionar e maximizar o potencial da plataforma, sem, no entanto, descaracterizá-la. É importante para todos os envolvidos, por exemplo, que a gratuidade do serviço seja mantida, assim como o apoio a essas mães, por meio de orientações e informações periódicas e atualizadas”, lembra o publicitário Mateus Oazem.

“É um projeto de impacto social, inclusivo, que tem dado certo. Promove uma reflexão necessária na sociedade e, se depender do esforço dos pais e mães que fazem parte do comitê gestor, ele conseguirá promover mudanças de comportamento e colaborar definitivamente para a carreira das mães brasileiras”, conclui o conselheiro de carreiras Gustavo Lens Minarelli.

Outros detalhes: www.contrateumamae.com.br .

Conheça os “pais” e “mães” do Contrate Uma Mãe:

Rogério Cesar Mastroeni Pinheiro, publicitário, fundador e CEO da TeamWorker, agência especializada em cultura de marca, que cria e executa ações relacionadas à comunicação corporativa, cultura organizacional, engajamento e live marketing.

Dani Talamoni Araujo Verotti, jornalista, fundadora da Que Conversa é Essa?, especializada em comunicação corporativa.

Mateus Oazem, publicitário, fundador da Gira, especializada em projetos de comunicação e endomarketing com impacto sociocultural.

José Augusto Minarelli, educador e conselheiro de carreiras, sócio-fundador da Lens & Minarelli, empresa especializada em outplacement e transição de carreira para executivos.

Gustavo Lens Minarelli, engenheiro, especialista em transformação digital, conselheiro de carreiras e diretor da Lens & Minarelli.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply