Gente que inspira

MindKids propõe prática da meditação para crianças e adolescentes

Os benefícios da milenar prática da meditação já são conhecidos em diversas regiões para além do oriente, onde nasceu, tendo vindo para o mundo ocidental, sendo disseminado no ambiente médico e clínico, tendo expandido então através da prática nos meios corporativo, militar e de educação. Mas este cenário tem tudo para ser ampliado e a inclusão dessa prática, que traz enormes benefícios para a vida das pessoas, conquista novos rumos, sendo também chamada de mindfulness.

O termo mindfulness pode ser traduzido como “atenção plena” ou “presença”, e tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, também entre as crianças, com o projeto MindKids. Liderado pela professora Daniela Degani, treinada pela Mindful Schools, dos Estados Unidos, especializada na prática direcionada para os pequenos, o projeto tem disseminado e realizado diversos trabalhos junto a escolas e organizações voltadas para crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia da força que tem ganhado a prática, nos EUA e em outros países do mundo são mais de 750 mil crianças e jovens que já foram impactados pelo programa nos últimos dez anos, de acordo com a Mindful Schools, que conta com uma metodologia que ensina em 8 semanas os conceitos e práticas de meditação, de forma simples, lúdica e acessível, em sessões de 12 a 15 minutos de duração, 2 vezes por semana.

“Nosso desejo com a MindKids é fazer com que, também no Brasil, crianças e jovens possam ter contato com a prática, que vai ajudá-los a estar de uma forma cada vez mais plena e feliz no mundo, já que a meditação auxilia a promover a atenção, o equilíbrio emocional, a empatia, a compaixão, a calma e o bem-estar’, conta Daniela Degani, fundadora e idealizadora do projeto.

Hoje, a MindKids atende escolas públicas e privadas da capital paulista, promovendo a meditação e ajudando as crianças e jovens a crescerem em um ambiente cada vez mais acolhedor. Além de promover a prática, a missão do projeto é fazer com que os resultados já demonstrados em amostras iniciais possam ser cada vez mais expandidos e vivenciados por crianças, pais e professores que se engajam no projeto. Até agora foram mais de 500 pequenos que tiveram contato com a prática, com resultados que demonstraram, por meio de depoimentos dos próprios jovens e crianças, melhor entendimento com pais e professores, maior empatia com os coleguinhas e ainda um melhor desempenho nos estudos, de acordo com os próprios jovens e crianças que participaram do projeto.

Para 2018, além de instituições como Colégio Oswald de Andrade, a be.Living Educação Infantil, a Beacon School e o Colégio Saberes, nos quais já implantou o programa de meditação, a missão da MindKids é chegar a mais unidades atendidas, para que cada vez mais crianças possam beneficiar-se da meditação e descobrir desde cedo, algo que será levado para toda a sua vida, dando-lhes maior compreensão de si e, consequentemente, do mundo e de suas relações.

Para conhecer mais acesse www.mindkids.netfa

MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância dessa prática milenar. Com mais de 750 mil crianças e adolescentes já tendo realizado a prática nos EUA e outros países do mundo, de acordo com a Mindful Schools, a intenção é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores, com participação e engajamento fundamentais para transformar este hábito em algo que possa desenvolver habilidades para a vida como capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. Hoje o projeto já impactou mais de 600 crianças, pais e professores no País.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply