Gente que esclarece, Infância

Meu filho tem medo do Papai Noel e agora?

Por Aline Fardin do  Nosso Bem Maior

Personagens que eram somente para ser sinônimo de alegria se transformam em sinônimo de medo para muitas crianças e adultos.

O medo faz parte da vida de todos nós e na maioria das vezes é um sinal de perigo. Por exemplo o fogo, temos medo por sabermos das suas consequências.

Tem pessoas que tem medo de lagartixa, mesmo sendo menor que nós e não demonstrar perigo. Nesses casos,  o mais provável é que transferimos algum medo nosso para a lagartixa. Essa foi a forma de “materializar” algum medo emocional/psicológico.

Mas voltando aos personagens, dois exemplos clássicos são o palhaço e o papai noel. Porque as crianças tem medo deles?

Se pararmos para observar o palhaço é uma figura bem caricata, com olhos, nariz e boca diferentes. Sua roupa não é comum e a criança ainda não consegue separar realidade da fantasia já que ele está ali na frente dela e é de carne e osso.

O papai noel que está em todos os lugares nesse momento também chama atenção por sua roupa e pela grande barba branca. Ele é temido pelas crianças, pois na imaginação delas é ele quem dirá se foram ou não boas crianças.

Ele fica no imaginário da criança como um ser real que conversa com ela, mas que tem poderes mágicos de entrar e sair da sua casa sem ser percebido.

Muitos pais vão ao encontro do papai noel com o objetivo de registrar aquele momento e muitas crianças choram e se apavoram quando se aproximam dele.

O importante é saber que cada criança tem seu tempo e que forçar a criança pode piorar a situação e o mais comum é que aos poucos as crianças vão perdendo o medo dele.

Portanto se seu filho demonstra ter medo do papai noel converse com ele sobre o significado que o Natal tem para você e que o papai noel é somente uma parte dele!

Boas Festas!
Com carinho,
Aline

Aline Fardin Cabral, mãe do Guilherme, casada com Marcelo, graduada em Psicologia pela UniPaulistana. Sócia fundadora do projeto Nosso Bem Maior, que é um projeto direcionado para pais encontrarem um caminho de apoio e serviços relacionados ao universo da maternidade/paternidade, desde o desejo da concepção até a educação de seus filhos.   (www.nossobemmaior.com.br / facebook.com/nossobemmaior)

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply