Gente que esclarece, Rotina e Organização

Mãe e concurseira: dicas práticas para passar no concurso dos seus sonhos

Geralmente depois que engravidamos começamos a pensar e refletir sobre a carreira profissional. Há aquelas que abrem mão dela, outras optam por continuar na iniciativa privada ou resolvem montar seus próprios negócios e há também aquelas que preferem se dedicar à carreira pública.

A carreira pública é realmente tentadora. Salários geralmente acima da média de mercado, estabilidade, licença maternidade de 6 meses, creche em alguns órgãos públicos ou auxílio creche, plano de saúde e mais uma série de outros benefícios um pouco mais difíceis de encontrar em empresas privadas, fazem com que cada mais vez mulheres (muitas delas mães) a pleitearem cargos públicos.

Mas para alcançar a aprovação atualmente é preciso muito estudo e dedicação e como conseguir isso com a rotina apertada que as mães possuem?

Confira algumas dicas:

1 – Foco: se seu objeto no momento é passar em um concurso público, então dedique-se a isso. Deixe outros projetos para um período mais oportuno. Foque nos estudos e na preparação.

2 – Tempo: como a rotina das mães nem sempre são certinhas (o filho adoece, demora para sair de casa, etc) não se culpe se um dia ou outro não conseguir parar tudo para estudar na hora que planejou. Neste caso, o ideal é estipular um tempo mínimo de estudo todos os dias, mas o horário vai variar de acordo com as possibilidades.

3 – Qualidade: o tempo curto de estudo por dia não é sinônimo de reprovação. Muito pelo contrário, o que faz a diferença mesmo é q qualidade da preparação. Para conseguir isso, você pode dividir seu tempo de estudo entre teoria e prática. A prática serve para direcionar seus estudos teóricos poupando tempo.

4 – Antecedência: quem tem pouco tempo para estudar precisa se programar com antecedência. Fique de olho nos concursos que foram autorizados, mas que o edital ainda não foi publicado, nestes casos, o órgão tem no máximo 6 meses para lançar o edital. Após o edital ainda tem no mínimo 45 dias antes da prova. Somando tudo, você terá em média 7 meses para se preparar.

5 – Comece: mesmo que o concurso que você deseja não tenha sido lançado comece a estudar. Pode se dedicar neste primeiro momentos a matérias comuns a todas as provas como Português e Informática, que aliás são importantíssimas para a aprovação.

6 – Motivação: talvez um dos maiores desafios de quem está se preparando para concursos públicos é manter a motivação durante todo o processo. Mas mães possuem uma super motivação que são os filhos! Então nesta parte tiramos de letra não é mesmo?

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply