Gente que esclarece

Importância e os benefícios da musicalização na educação infantil

Saiba qual a importância da musicalização infantil no desenvolvimento da sensibilidade de nossas crianças

A música é um arte presente em todas as fases de nossas vidas e tem um papel ainda mais fundamental na educação infantil. Ao contribuir para o crescimento psicomotor, linguístico e cognitivo a música facilita de diversas maneiras a aprendizagem.

O processo de musicalização é essencialmente um processo de construção de conhecimento que busca favorecer a sensibilidade e criatividade infantil além do senso de ritmo, melhorar memória e concentração e também do simples prazer de ouvir música.

No âmbito da educação infantil, seja em escolas específicas para a musicalização ou em escola infantil em Campo Grande – MS, a musicalização diz respeito ao ensino motivado de modos diferentes buscando o aumento da auto estima, a socialização do aluno e a sensibilidade musical desde a infância. Seja pelo canto ou pela dança, música de qualidade pode proporcionar inúmeros benefícios para criança e torná-la cada vez mais saudável.

Estudos científicos demonstram que crianças que crescem em ambientes estimulantes à mente levam o cérebro a se desenvolver de maneira mais acelerada. Sabe-se hoje que as atividades quase estimulam o cérebro infantil produzem mudanças em sua estrutural – em especial no primeiros 6 anos de vida. A música chama a atenção da criança desde de muito jovem e portanto deve ser utilizada como um grande estímulo.

Hoje sabemos que atividades estimulantes podem produzir mudanças na estrutura cerebral, principalmente nos primeiros 6 anos de vida. A música interessa a criança desde bem pequena, por isso deve ser utilizada para estimulá-la. Porém, para que a criança aproveite ao máximo os benefícios da musicalização é necessário que a mesma se adeque às brincadeiras específicas para sua faixa etária.

Recomenda-se que a criança tenha no mínimo 4 meses de idade,  devido às circunstância do período pós-parto como a amamentação, para iniciar na musicalização – acompanhadas dos pais.

Para lições de musicalização envolvendo o ensino de instrumentos musicais, é aconselhado começar por instrumentos que a criança tem um porte físico e coordenação motora adequadas para tal instrumento. Possuindo ambas, a criança pode começar por qualquer instrumento que manifestar interesse!

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply