Gente que esclarece, Infância

A importância de uma rotina para as crianças

Criar uma rotina em casa é uma das melhores coisas para você fazer para a sua família, principalmente para o seu filho pequeno. A rotina dá a sensação de segurança às crianças (e aos adultos também). Saber o que vai acontecer no dia diminui a ansiedade da criança e facilita a sua vida.

Crianças pequenas não têm muita noção de tempo, então elas não vivem em função do relógio, como nós, mas sim das sequências das coisas. Por exemplo: se nós almoçamos todos os dias ao meio-dia, independentemente do que fizermos antes, sabemos que quando der meio-dia é hora do almoço. Crianças não seguem esse modo de pensamento, logo, se os dias forem cheios de “surpresas”, elas podem não saber quando vão comer novamente, e isso é um grande gerador de estresse. Pense na sua própria vida: se você não sabe o que vai acontecer amanhã, se tudo for instável, também ficaria ansioso, certo?

A rotina é especialmente importante em horas difíceis do dia, como, por exemplo, a hora do banho ou a de dormir. Se a criança já está esperando aquele momento desagradável para ela, suas reações são mais amenas. E, isso também acontece com coisas agradáveis: se, por exemplo, a criança sabe que o parquinho é depois do almoço, ela se controlará melhor até o momento que ela tanto espera.

Claro, nosso dia é corrido, e nem sempre a gente tem como controlar tudo. Mas, se você adicionar pelo menos um pouco de rotina no dia, já verá grandes mudanças que facilitarão muito a sua vida. Vão aqui algumas dicas:

Se você não pode ter todas as refeições junto com as crianças, tente ter sempre pelo menos uma por dia, regularmente. Ter rotina em relação aos pratos também ajuda, por exemplo: sirva as comidas mais saborosas que as crianças adoram em um dia particular da semana, por exemplo, na sexta. Assim, as crianças saberão o que esperar nos outros dias e não ficarão implicando tanto, pois sabem quando é o dia de pizza. Claro, dias de comidas saudáveis podem ser saborosos também, mas se você não tem tempo para fazer muita coisa na cozinha, agora existe delivery de qualquer tipo de comida, e tudo super saboroso. Afinal, é sempre bom ensinar às crianças desde cedo a se alimentarem de forma saudável.

Outra dica é, se você não tem como ter uma rotina perfeita durante o dia, tente pelo menos na parte da noite. Quando as crianças associam certos afazeres à hora de dormir, elas começam a relaxar, o sono começa a vir, e você não terá tantos problemas com seu filho não querendo ir para a cama.

Por último, crie um calendário semanal, com as tarefas de cada dia, de forma organizada, e cole em algum lugar onde as crianças possam ver. Além de ajudar na rotina, isso também faz com que os pequenos comecem a entender o conceito de horas e de dias da semana.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply