Gente que esclarece

Fralda ecológica alia prática sustentável e economia no lar

Por Laís de Oliveira *

Estudos indicam que fraldas em aterros levam até 500 anos para se degradar, criando metano e outros gases tóxicos no processo. Sua fabricação também usa produtos químicos voláteis que acabam no ecossistema. Além disso, estimativas indicam que até 200 mil árvores são perdidas a cada ano para fabricar fraldas descartáveis ​somente nos EUA. Segundo o Greenpeace, uma fralda descartável, usada uma única vez, sobreviverá por mais de cinco gerações.

Milhares de pessoas em todo o mundo estão tomando medidas para restringir o uso do produto em seu dia a dia. É o caso de muitos pais que estão optando pelo uso de fraldas de pano ou ecológicas, que são ambientalmente responsáveis, confortáveis e têm uma aparência mais moderna e bonita.

As principais vantagens das fraldas ecológicas são:

  • Reduzem reações alérgicas na pele
  • Evitam o sobreaquecimento, o que acontece com o uso prolongado de materiais descartáveis
  • Não geram lixo
  • Reduzem os gastos que, no caso das fraldas descartáveis, permanecem no orçamento por, em média, 24 meses.
  • Ajudam no desfraldar da criança, já que ela é mais consciente de que produz xixi e cocô
  • As crianças não podem tirá-las tão facilmente quanto as descartáveis.
  • As fraldas de pano que resistirem à criança podem ser usadas pelos outros filhos.

Outro fator importante na escolha da fralda de pano é a economia. Um bebê recém-nascido pode usar cerca de oito fraldas descartáveis por dia. Caso essa criança deixe de usar as fraldas por volta dos dois anos, ele terá gasto em torno de cinco mil fraldas descartáveis. Já as fraldas de pano só são compradas uma única vez e lavadas após o uso.  Para manter o bebê sempre limpinho e não faltar fraldas para a troca, as mães são orientadas para ter um número específico do produto a cada fase da vida da criança.

Após experimentar a fralda de pano, muitos pais descobrem que o resultado é bem melhor do que esperavam. Atualmente, as fraldas ecológicas têm uma camada à prova de vazamento, bastante preenchimento, botões ajustáveis ​​e um design colorido para torná-las mais bonitas enquanto continuam como essenciais à natureza.

Sobre o Autor:

Laís de Oliveira

Laís de Oliveira é fundadora da marca Nós e o Davi, que produz fraldas ecológicas com o objetivo de desenvolver um produto que atenda às expectativas das mães e que não agrida o meio ambiente em uma cadeia justa de produção. Do site: Nós e o Davi



No Comments

Leave a Reply