Gente que esclarece, Gestação, Parto e Amamentação

Existem alguns cuidados que devem ser tomados no pós-parto

O período pós-parto, conhecido também como resguardo ou puerpério, ocorre após a saída da placenta e dura de seis a oito semanas em mulheres que não amamentam e de seis a oito meses nas que amamentam. O pós-parto se encerra após a primeira ovulação. E antes que isso ocorra há alguns cuidados a serem tomados para que a recuperação aconteça sem problemas.

Se o parto foi normal e houve um corte próximo à vagina, a episiotomia, mantenha a cicatriz sempre bem limpa com a higienização feita com sabonete durante o banho ou após fazer as necessidades fisiológicas e seque bem o local. A região fica dolorida, é normal, e os pontos caem sozinhos.

Caso tenha dito o bebê de cesariana tome cuidado com a cicatriz, lave bem com sabonete durante o banho e a seque bem. Os pontos devem ser retirados na unidade de saúde que foi atendida em um prazo de oito a 10 dias.

Existem algumas mudanças corporais que são claramente sentida pelas mulheres

Com a volta do útero ao seu tamanho normal, muitas mulheres sentem cólica, que podem aumentar durante a amamentação. Por mais ou menos um mês pode haver uma secreção que sai pela vagina, como um pequeno sangramento que depois clareia gradativamente. Caso essa secreção aumente, procure seu médico imediatamente, pois o corpo pode estar dando sinais de alguma infecção.

A gestação mexe diretamente com o psicológico das mulheres, o corpo se transforma e às vezes pode surgir o sentimento de insegurança. Tudo isso é normal, mas caso essa fragilidade afete sua rotina por um período longo é recomendável procurar ajuda especializada, para que não sofra com a depressão pós-parto.

Na primeira semana após o parto, a mãe e o bebê devem ir à consulta pós-parto, esse atendimento é importante para saber como está a saúde dos dois; avaliar a amamentação e o sangramento vaginal; observar a cicatrização; examinar o bebê e realizar as vacinas e testes necessários.

As relações sexuais devem acontecer após uns 40 dias, tempo que o organismo da mulher se recupera das mudanças ocorridas. Independente de qual parto foi feito, normalmente a vagina fica ressecada e na hora da relação haverá um desconforto, mas com o tempo a lubrificação volta ao normal. Converse com o médico responsável e veja quais os melhores métodos anticoncepcionais, caso não queira uma outra gravidez neste momento.

Sobre o Autor:

Da Redação

Do site:



No Comments

Leave a Reply