Família, Gente que esclarece

Envolvendo as crianças na limpeza

Pense nas atividades que você realiza com seus filhos e como elas são divertidas e didáticas. Agora imagine se essas atividades ainda contribuíssem como uma grande ajuda no seu dia-a-dia. Parece ótimo, não é mesmo?

Confira abaixo como as crianças podem participar na limpeza da casa aprendendo, se divertindo e dividindo responsabilidades.

Crianças adoram ajudar

O segredo é fazer com que elas não sintam que ajudar na limpeza e organização da casa é uma obrigação, mas sim uma tarefa divertida que ajuda toda a família de verdade. Portanto, peça ajuda e proponha ensinar a fazer uma tarefa ao invés de “mandar”. Assim, até mesmo tarefas como desentupir pia (veja aqui como) podem ser divertidas.

Limpeza de acordo com a idade

Talvez não seja uma boa ideia pedir para seu filho de 3 anos lavar aquela taça de cristal que você ganhou de presente. É essencial que as crianças ajudem em tarefas que elas possam fazer com desenvoltura, apropriadas para sua idade.

  • 2-3 anos
    Tarefas simples, como colocar os brinquedinhos ou livros de volta na prateleira e colocar a comidinha do animal de estimação no prato.
  • 4-5 anos
    Nessa idade as crianças já têm um pouco mais de coordenação motora, podendo começar a passar o pano do pó em móveis baixos, passar paninho na mesa e ajudar a organizar a mesa para as refeições.
  • 6-8 anos
    A criança já está em idade escolar e já pode ter algumas responsabilidades maiores, como arrumar a própria cama, separar a roupa suja, organizar o guarda-roupa e passar o aspirador.

9 anos e mais
Além das tarefas anteriores, agora a criança já pode ter responsabilidades próprias e fazer tarefas de forma mais independente, como a limpeza completa do quarto, ajudar a preparar refeições ou fazer sucos, ajudar a lavar o carro e a limpar o jardim.

Quanto mais cedo melhor

Assim como outros tipos de aprendizado, ajudar na limpeza muitas vezes é uma questão de hábito. Se você engajar seus filhos em atividades de limpeza desde pequenos, será muito mais fácil aumentar suas responsabilidades e pedir ajuda mais tarde. Vá envolvendo e pedindo ajuda aos poucos, e tente encontrar tarefas que são divertidas para a criança, como tomar conta dos animais de estimação ou espremer laranja para fazer um suco delicioso.

Lembre-se que você também está ajudando seus filhos ao ensinar responsabilidade, solidariedade e a importância de um ambiente limpo e organizado. Em pouco tempo você vai perceber que com a ajuda dos pequenos, até atividades menos prazerosas como desentupir pia ou lavar o carro podem se tornar em momentos que estreitam os laços da família.

Imagem daqui! 

Sobre o Autor:

Redação do IM

Do site:



No Comments

Leave a Reply