Gente que esclarece, Rotina e Organização

Educação profissional pode ajudar mães a mudar seu futuro

Ser pega de surpresa por uma gravidez não esperada acontece com mais frequência do que imaginamos, e quando isso acontece na maioria das vezes a mulher não está preparada para dividir sua carreira profissional com a criação do filho. Mesmo com o tempo de licença, esses meses não parecem ser suficientes para organizar essa nova rotina de trabalho, de casa e todas as questões financeiras que envolvem cuidar de uma criança.

Atualmente as creches estão cada dia mais caras, as opções públicas muitas vezes parecem não serem seguras e mesmo assim, muitas vezes não possuem vagas. Tudo parece bastante complicado e fica difícil continuar a trabalhar quando não se tem ajuda dos familiares, em alguns casos não compensa ir trabalhar e deixar o filho na creche pelo preço cobrado mensalmente, então, muitas mães decidem trabalhar em casa enquanto cuidam dos filhos.

Milhares de mulheres em todo o país tomam essa decisão e não se arrependem! Cuidam dos filhos em tempo integral, aproveitam a infância deles e se sentem seguras dessa forma. Nas horas vagas fazem artesanato, cozinham encomendas de doces e salgados, ou desenvolvem trabalhos pela internet. É comum ganharem menos do que recebiam em seus antigos empregos, porém não pagam para cuidarem dos filhos e ficam próximas das crianças.

O importante nos casos em que as mães passam a trabalhar em casa é que se tenha um  plano com data para voltar ao mercado de trabalho. E para isso, é fundamental, mesmo enquanto estiver fora do mercado continuar atualizada e assim, quando chegar a hora de voltar ao trabalho estar preparada para toda competição que mercado possui.

Uma dica para as mães que optam ficar em casa para cuidar dos filhos, é que assim, como usam a internet para trabalhar usem para estudar. O SENAI por exemplo, possui dezenas de cursos de educação profissional que podem ser feitos pela internet. Além disso, também existem cursos presenciais e profissionais com poucas horas de duração semanalmente que podem ser feitos enquanto seu filho passa um tempo com avós ou tios.

Não existe nada de errado em deixar seu trabalho para cuidar do seu filho, mas uma hora você deverá voltar ao mercado de trabalho e para isso, você deve preparar-se!

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply