Filhos

Educação dos filhos: a teoria X a prática

Por Luiza Pinheiro

Hoje profissionais de diferentes áreas têm o que dizer sobre as melhores formas de lidar com as crianças em vários campos: pedagógico, psicológico, médico, nutricional, etc.

Isso faz com que haja um excesso de informação e de teorias que os pais se sentem impelidos a conhecer e aplicar na educação de seus filhos, o que acaba interferindo, nem sempre de maneira positiva, em sua relação com as crianças.

Quando tentamos seguir uma “receita de bolo” ao lidar com a criança não há espaço para o improviso, para de fato observá-la, nem para entender seu temperamento e suas necessidades exclusivas. Cada criança é uma e cada situação é diferente da outra, portanto a teoria pode ser usada em alguns momentos, mas não em todos. Além disso ela vai funcionar um dia e falhar no outro, é assim em todas as famílias! Se há algo que podemos generalizar quando se trata da criação e educação das crianças é isso: todas as crianças, sem exceção, são diferentes umas das outras!

Na criação dos filhos é preciso encontrar o equilíbrio entre o que a teoria diz e o que é possível na rotina da família de acordo com as necessidades da criança. As famílias precisam olhar mais para si e menos para o outro. Aprender com a prática conhecendo as singularidades de cada um de seus membros pode ser mais efetivo do que tentar seguir alguma orientação genérica que tenha dado certo para outra pessoa em outra família.

Tentar acertar e se preocupar em fazer o melhor é o que importa. Quando entendemos que as diversas teorias não têm eficácia de 100% em nenhuma família – e não só na nossa – nos cobramos menos e conseguimos enxergar melhor as crianças.

Por Luiza Pinheiro: sócia da Clínica Base, graduada em Pedagogia pela UFMG, Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pela PUC-MG, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG, e Mestranda em Psicologia pela UFMG. Referência da Clínica Base em projetos relacionados à infância.

(www.clinicabase.com).

Publicado originalmente no site Consciência e Consumo: http://conscienciaeconsumo.com.br/artigos/educacao-dos-filhos-a-teoria-x-a-pratica/

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply