Gente que esclarece, Maternagem, Rotina e Organização

É possível conciliar a maternidade com boas noites de sono

Um bebê em casa é um momento totalmente diferente na vida de alguém. São experiências novas e que podem mudar totalmente a rotina da família, incluindo noites mal dormidas. Nesse período é necessário levantar algumas vezes durante a madrugada para trocas de fraldas e as mamadas noturnas.

No primeiro ano de vida do bebê a rotina do sono, principalmente da mãe, se altera, fazendo com que tenha que conciliar a maternidade com uma boa noite de sono. E mais importante que a quantidade de horas dormidas é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recuperação das energias.

São cinco estágios existentes no ciclo do sono e quando há uma interrupção abrupta de qualquer uma dessas fases, ocorre o sono de má qualidade. Mas, medidas simples podem ser tomadas para que a mãe possa ter um descanso perfeito, principalmente no período e que a criança é bem novinha. Os CPAP’S também auxiliam as mães com distúrbios de sono durante a maternidade.

Saiba como enfrentar o sono insuficiente

Quando o bebê estiver dormindo de fato e não conseguir pegar no sono, use técnicas de respiração profunda. Talvez pela ansiedade de ser mãe e pelas tantas responsabilidades a nossa mente não consegue se “desligar”, por isso a ajude. Vá para um lugar calmo, fresco, silencioso e escuro. Desligue os aparelhos eletrônicos que possam distrair sua mente e repouse no lugar mais confortável.

Ajuste seu pensamento. Não fique imaginando que o bebê pode acordar, ou que pode acontecer alguma coisa enquanto dorme. Aceite o tempo que a criança dorme e programe seus horários com os dela, assim conseguirá ter um tempo melhor para descansar.

A hora do repouso é tão importante para as mães quanto o sono da noite. É importante ter uma rotina para se acalmar com um banho quente, um bom livro ou ouvir música. Seja antes de dormir, ou no cochilo vespertino do filhote. Aproveite cada minuto para relaxar o corpo e a mente. Durma quando o bebê dormir, nem que seja por 20 minutos. A soneca, mesmo que feita por alguns minutinhos podem dar uma energia extra.

Ter uma alimentação saudável e balanceada também ajuda a dar mais energia durante o dia. Comer mal e em excesso ajuda a pessoa a ficar sonolenta e com preguiça. E não esqueça que a hidratação é primordial, por isso mantenha sempre uma garrafa de água em lugares de fácil acesso.

Divida as tarefas maternas com o parceiro e aceite ajuda dos amigos e familiares quando é oferecida. Lembre-se que o pai tem as mesmas responsabilidades que a mãe, a única diferença é que não pode amamentar. Então descanse um pouco enquanto ele cuida da criança, ou faça coisas que dão prazer, saia ao ar livre, fique um pouco no sol e se refresque sempre que possível.

 

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