Gente que esclarece, Infância

É brincando que se aprende!

A brincadeira é, para a criança, um dos principais meios de expressão, possibilitando a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo.

Brincar é importante por ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança, permitindo que a mesma tome decisões, expresse sentimentos e valores, conheça a si mesma, aos outros e o mundo em que vive. A brincadeira deve ser a atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância. Nada de encher a agenda da criança de atividades extracurriculares, elas tem que brincar!

A criança é cidadã e tem seus direitos: poder escolher e ter acesso aos brinquedos e às brincadeiras é um deles. Mesmo sendo pequena e
vulnerável, ela sabe muitas coisas, toma decisões, escolhe o que quer fazer, olha e pega coisas que lhe interessam, interage com pessoas, expressa o que
sabe fazer e mostra em seus gestos, em um olhar, em uma palavra, como compreende o mundo. É necessário estimular a curiosidade natural desta idade.

Ainda que o brincar possa ser considerado um ato inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender. Brincar demanda suporte de um adulto, observação, planejamento já que a criança não nasce sabendo brincar. Para estimular seu desenvolvimento, a criança deve frequentar um ambiente organizado para recebê-la, relacionar-se com as pessoas (adultos e crianças), escolher brinquedos, descobrir os usos dos materiais e contar com a mediação do adulto ou de outra criança para aprender novas brincadeiras e suas regras. Depois que aprende, a criança reproduz ou recria novas brincadeiras e assim vai garantindo a ampliação de suas experi&ecir c;ncias. E, assim, vai experimentando o mundo: vendo, falando, movimentando-se, fazendo gestos, desenhos, marcas, encantando-se com suas novas descobertas.

A qualidade da brincadeira faz a diferença na experiência presente e futura, contribuindo de
forma única para a formação integral das crianças.

Para facilitar essas vivências os espaços de brincar estão vindo com força total! Aqui em Guarulhos o Pé no Chão – Espaço de Brincar disponibiliza espaço adequado para proporcionar o livre brincar para crianças de 0 a 6 anos, além de uma equipe de brincadores especializados. Possui um amplo quintal, espaço para oficinas, brinquedos pedagógicos e uma proposta brincadológica elaborada por pedagogos.

Pé no chão – Espaço de Brincar
R. Maria Tereza, 515
Tel. 4803-0395
www.penochaoespacodebrincar.com.br

Daniela Falcão tem 36 anos, nutricionista, pedagoga, mãe solteira, acredito que a vida é uma divertida brincadeira.

post

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply