Gente que esclarece

Dicas para organizar seu guarda-roupa e economizar tempo na hora de se arrumar

Tempo é algo que precisa ser muito bem planejado depois da maternidade/paternidade. Aumentam as demandas, mas não nosso tempo, então a saída é se adaptar.

Nesse sentido, saber utilizar e otimizar o tempo que temos e qualquer dica para que isso aconteça é sempre bem-vinda!

Hoje, trouxemos algumas dicas da Consultora de Imagem e Estilo Cris Medeiros, para a gente transformar o guarda-roupa e deixá-lo mais funcional, confira:

“A proposta aqui é iniciar com limpeza, organização e combinações. 
É algo tipo “editar” seu guarda-roupa, fazer aquela limpa das suas aquisições feitas ao longo da sua vida, peças antigas ou novas, analisando tudo o que tem ali.

Dessa forma fica prático, útil, facilitando o seu dia a dia e fluindo bem durante o ano todo.

E aí, ficou animada? Então bora começar pois vestir-se bem começa “enxergando” suas peças do armário de outro jeito. Você precisa conhecer o que tem para não esquecer e ficar sem usar (que é igual a dinheiro parado).

Seguem as dicas:

1. Use uma roupa bem fresca e confortável.

2. Coloque sua playlist favorita para animar.

3. Reflita sobre os seus objetivos de imagem, como quer se apresentar/posicionar e pense nas mudanças que deseja fazer/realizar este ano.

4. Abra seu armário e veja como pode setorizar. Classifique as prateleiras por temas: roupas de academia, praia, camisetas, tricôs, festas, etc. Para facilitar a visualização das peças mantenha os cabides da mesma cor (fica menos poluído visualmente) e coloque por ordem de cores (claras para escuras – ou inverta se preferir).

5. Separe 3 cestos ou faça 3 pilhas em cima da cama para separação de suas roupas considerando:

a) não quero mais (velhas/manchadas/desbotadas/me sabotam/não me servem ou não me representam mais. – obs. peças em bom estado doe ou venda);

b) tem chance (vale aproveitar a peça com alguma reforma/conserto/ajustes/lavagens – tenha uma boa costureira, lavanderia e sapateiro para os reparos); 

c) já pro armário (tudo o que gosta, te representa e deixa confiante/feliz ao usar).

6. Prove suas roupas principalmente as que gosta e quer guardar. Aproveite o momento para, inclusive, criar novas combinações. Obs: fotografe os looks que gostar e monte uma pasta secreta no Pinterest ou Google Drive para mantê-los arquivados e organizados. É um ótimo recurso para se inspirar, lembrar das peças que tem e aproveitar naqueles dias que você está atrasada e sem pique para compor looks para trabalhar, por exemplo. 

7. Aproveite para analisar os seus acessórios: bolsas, calçados, cintos, bijoux, óculos, lenços e tudo mais que você tem ali. Use e abuse das gavetas, caixas, divisórias para organizar e encontrar tudo rápido quando precisar.

8. Para quem já conhece sua cartela de cor, aproveite para rever as cores das roupas, acessórios e faça uma lista do que precisa, considerando sempre as informações aprendidas. Para quem ainda não conhece, tudo bem também. Você pode começar a prestar mais atenção nas cores que mais te favorecem e investir nelas (aquelas quando usa o povo te elogia ou que você se sente super poderosa). Treine o olho pegando suas peças e diante de um espelho com luz natural e ambiente bem claro coloque a peça sobre seu peito (mais próximo do rosto) e veja o efeito que a cor faz em você. No começo pode ser difícil mas observe suas reações com cada uma, analisando se fica iluminada ou apagada, com pele mais clara e limpa ou com olheiras e manchinhas escuras, boca corada ou apagada, com o rosto mais fino ou largo… vá observando o efeito da cor em você, perceba se fica melhor de cor escura ou clara. Se estiver comprando a dica é sair do provador e testar em um outro local com luz branca e mais clara.

9. Veja suas peças de verão e inverno.

10. Agora que já separou e viu tudo, observe como seu armário é composto. É com peças mais básicas e neutras? Aí é só incluir acessórios poderosos para dar mais bossa. Se for com muitas estampas e muito colorido, vale equilibrar com lisos e cores neutras. Já para um armário muito formal e sério invista em peças básicas e casuais para looks menos caretas e mais joviais. 

Quando terminar terá uma deliciosa sensação de bem-estar sabendo que, seu armário, está limpo, organizado e com peças que realmente usará o tempo todo, pois a representa.”

Para quem quiser conhecer mais o trabalho da Cris, o site dela é o badulacris.com.br e no Instagram @badulacris

Sobre o Autor:

Da Redação

Do site:



No Comments

Leave a Reply