Gente que esclarece, Maternagem

Dicas para fazer uma festa sustentável

Festejar é sempre uma delícia, receber os amigos e a família, se divertir com as crianças, compartilhar a alegria. E é possível comemorar sem gastar muito e pensando no meio ambiente.

As festas sustentáveis ganham cada vez mais adeptos e têm como premissa, diminuir a produção de lixo sempre que possível e também não incentivar o consumo excessivo, seja na festa e também nos presentes.

Tudo é pensado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente e também para passar esses valores para as crianças.

Quer produzir uma? Veja alguma dicas:

1- Convite: toda festa começa com ele. Mas os famosos convites de papel, que logo vão para o lixo, podem ser facilmente substituídos pelos convites virtuais, sejam por e-mail, rede sociais ou simplesmente pelo WhatsApp.

2- Local: o melhor é sempre procurar um lugar ao ar livre que aproveite ao máximo a luz solar e o frescor de um fim de tarde diminuindo assim o consumo de energia elétrica.

3- Decoração: esta é a parte da festa que geralmente mais gera lixo. Por isso, o ideal é pensar em uma decoração que pode ser reutilizada depois. São os pequenos detalhes que fazem a diferença.

As toalhas podem ser de tecido mesmo, que podem ser utilizadas em outras festas ou transformadas em artesanatos. As famosas bexigas saem de cena e entram luminárias, pompons de tule, móbiles de fitas que depois podem decorar o quarto dos pequenos.

Outra ideia é utilizar objetos que já tem em casa como toalhas, almofadas, bandejas, tapetes, entre outros que ficam lindos na composição do ambiente. Pallets e caixas de feira são outras opções que ficam lidas a decoração, além de serem facilmente reutilizados posteriormente.

4- Para servir: esqueça os descartáveis, você pode utilizar a louça da própria casa para servir os convidados ou simplesmente alugar a louça. Há também a opção de se utilizar produtos biodegradáveis feitos a partir de cana-de-açúcar ou amido de milho.

5- Cardápio: não esqueça que um cardápio saudável é também uma forma de cuidar do meio ambiente, além de agradar pessoas de todas as idades. Se não quiser preparar, busque por fornecedores conscientes que prefiram produtores locais e comida orgânica.

6- Animação: a hora da diversão é outro item que merece atenção em uma festa sustentável. O ideal é evitar o uso de eletrônicos, TV’s e som. As crianças adoram brincar soltas e com brinquedos que estimulem a brincadeira, como pula-pula e escorrega. O aluguel é uma alternativa para não precisar comprar. Observe sempre a procedência dos brinquedos e o estado de conservação. A CJ Brinquedos, é uma empresa exemplo de cuidado com as festas e o brincar. A Claudia Castro é mãe e empreendedora e começou o negócio buscando oferecer um diferencial nesse quesito com muito cuidado em cada brinquedo e em cada festa.

1 (1)

7- Lembrancinha: existem muitas opções de lembrancinhas sustentáveis, desde vasinhos de plantas até algo comestível como um pote de geleia caseira. O importante é que seja algo que realmente será utilizado posteriormente e não irá para o lixo.

 

CJ Locação de Brinquedos apoiou a produção desse texto.

Telefone de contato: 011 99120-2102

Site: www.cjbrinquedos.com

Facebook: facebook.com/cjbrinquedos

Instagram: instagram.com/cjbrinquedos

post

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply