Gente que esclarece, Maternagem

Descubra as delícias de cozinhar com os filhos

Por Ariane Osshiro da Montessorriso

Cozinhar com as crianças é maravilhoso.  Tanto para os pais como para os pequeninos que se divertem a aprendem muito. Trata-se de  uma tarefa sedutora e envolvente, que proporciona muitas descoberta e é utilizada  não só em casa, mas muitas vezes em salas de aula , na escola

Veja só  alguns dos benefícios:

  • O ato de cozinhar desenvolve a capacidade de organização e também as noções de causa/efeito e o mais positivo é que podemos relembrar os passos da receita.
  • É possível explicar sobre os benefícios nutricionais do alimento. E saber que um suco pode trazer prevenção contra doenças, por exemplo, é positivo para estimular a ingestão de alimentos saudáveis
  • Estar na cozinha traz, ainda, um bom caminho para conversar com as crianças sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.
  • As crianças mais velhas podem praticar encontrar e ler receitas, reunindo os ingredientes necessários, e até mesmo escrever suas próprias receitas.
  • Inclui toda a família na preparação da refeição;
  • Pode ser uma grande oportunidade a aprendizagem da paciência, já que é preciso esperar as etapas da receitas para dar prosseguimento aos pratos.

Para a nutricionista Bruna Pacheco, “cozinhar com os pais é uma atividade super interessante e estimulante. Afinal, faz parte da natureza da criança a descoberta, o se interessar por coisas novas. Ajudar os  pais na cozinha auxilia no aprendizado de bons hábitos alimentares. É um momento em que se pode ensinar a criança sobre higiene, sobre a importância da boa alimentação, e além disso, o ato de cozinhar também é uma ótima fonte de aprendizagem de  química, física e matemática.”

Pensando nisso e na necessidade manter os cuidados para prevenção de acidentes na cozinha, a  Montessorriso lançou  a  torre assistente permite que as crianças executem atividades de vida prática no lar como cozinhar e oportuniza momentos de aprendizado com segurança e autonomia.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply