Gente que esclarece, Rotina e Organização

Como organizar a rotina de limpeza da casa: sistema FlyLady

Quando nós nos vimos em casa com duas crianças, percebemos que era hora de encontrar um método de organização da rotina de limpeza ou a gente iria enlouquecer!

Foi aí que pesquisando e pesquisando, encontrei um texto em um blog que adoro, chamado Vida Organizada, da Thaís Godinho. Lá ela explicava sobre um sistema chamado Fly Lady, criado por uma americana e consiste em rotinas e missões fáceis de fazer e que com o tempo, a casa se mantém organizada e limpa.

O que eu acho mais legal do sistema são alguns conceitos, por exemplo:

Rotinas

Neste sistema, a orientação é para criar duas rotinas: uma diurna e outra noturna, dessa forma, fica mais difícil esquecermos as coisas importantes do dia a dia, além de ser um momento para planejarmos o dia e, claro, cuidarmos de nós.

Declutter

Outro conceito bastante interessante é o Declutter que nada mais é do que “destralhar” a casa, porque ela fala que não conseguimos organizar tralha, então, antes de entrar no sistema efetivamente, é preciso jogar a tralha fora.

Divisão por zonas

A divisão da casa por zonas também ajuda na hora de limpar e organizar, porque nos dedicamos um pouco por dia sem deixar acumular e dando atenção a casa toda.

Listas de limpeza

Depois de destralhar toda a casa, inserimos listas e rotinas de limpeza: diária (somente com o básico mesmo), semanal e mensal. No começo, as listas podem parecer  burocracia, mas com o tempo, percebemos um ganho de tempo muito grande, já que ela organiza e divide todo o trabalho ao longo da semana sem acumular. Outra vantagem é que as pessoas da casa  conseguem colaborar de forma mais efetiva sem repetir tarefas e cada um fazendo a sua parte de forma organizada.

Missão do dia

As missões, que podem ser feitas em 15 minutos, ajudam a manter a casa limpa até naquelas lugares que nunca lembramos de limpar. Elas são enviadas por e-mail através de um grupo do Yahoo ou podem ser vistas no blog que traduz o conteúdo do site americano: Traduções da FlyLady.

Dança dos cômodos

Há também a dança dos cômodos, que nada mais é, a gente carregar as coisas de um cômodo para o outro, toda vez que andarmos pela casa. Então, se você vai para o quarto, antes de ir, observe ao seu redor se não há nada do quarto que precisa ser guardado, já pegue e já leve para seu lugar.

Como começar? 

Para começar a aplicar o sistema, você pode acessar o blog com as traduções e começar pelas lições. Essas lições vão inserindo o método, novos hábitos e rotinas. Esta é a melhor maneira de começar, pois tem todo o passo a passo.

O mais importante de qualquer método ou sistema, é adequar as dicas para a realidade de cada casa e cada família e aproveitá-las da melhor maneira possível, sem neuras.

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply