Família, Gente que esclarece

Como fazer uma horta vertical orgânica em casa

Que tal oferecer para seu filho uma experiência além daquele experimento do feijão em um copo com algodão?

O cultivo de  horta é uma experiência fundamental para qualquer pessoa, com as crianças não seria diferente, a curiosidade pelo experimento pode ajudar durante todo o processo. Basta ter uma boa orientação para realizar as ações corretamente. Por isso a Indiretas Maternas elaborou dicas para cultivar uma horta. Se você não tem uma área propícia para o cultivo, fique tranquilo, hoje foco é na horta vertical. Aquela bonita pode enfeitar as paredes e ainda rende vários pratos deliciosos e saudáveis para a criançada. Até quem mora em apartamento pode aproveitar algumas ideias, confira.

Dê preferência a orgânicos com raízes menores, uma boa opção para pessoas que não tem muito espaço para trabalhar essa ideia.  Quem mora em apartamento, por exemplo, é legal cultivar alguns temperos, ainda mais se o local escolhido for a cozinha.

1 - Horta Vertical Orgânica

Para as coisas ficarem ainda mais interessante, deixe a criança responsável por cuidar de algumas plantas, a responsabilidade de irrigar as mudas por exemplo. Tudo ali é muito novo para elas,então até o crescimento de um feijão pode ser interessante, imagina o “surgimento” de todos aquelas ervas, verduras e temperos na sua frente. Pois é, para crianças esse tipo de atividade desperta um interesse diário, cada processo no desenvolvimento da planta será uma descoberta para os pequenos.

Pessoas que desejam separar uma parede ou uma parte dela para a elaboração da horta, devem levar em conta algumas considerações, como a incidência solar no local, a umidade e a temperatura do ambiente.  Varandas e áreas de serviços são os melhores lugares para desenvolver esse tipo de horta, nesse local a indecência do sol é mínima e normalmente são regiões arejadas. O que facilita o crescimento dos orgânicos.

Aos que buscam economia, é legal começar utilizando materiais recicláveis como garrafas pet e canos de PVC.  Lembre-se que você não precisa construir uma fauna inteira ao mesmo tempo. Comece com meia dúzia de vasos e vá cultivando mais, conforme a sua vontade.

2 - Horta Vertical Orgânica

É legal buscar material duráveis para construir o suporte na parede, há madeireiras em Campo Grande MS que desenvolve esses projetos, aliás, eles custam menos do que parece. Peça um orçamento e comprove. Para quem está no clima do faça-você-mesmo, é válido procurar matérias planos para fazer pequenas prateleiras, há quem reutilize portas, janelas e até madeiras de caixotes, aqueles que encontramos em feiras livres. Procure os materiais que se adapte no ambiente.

As crianças precisam se sentir atraídas pelo projeto, então consulte elas durante elaboração e ouça a opinião delas até para comprar sementes e mudas, isso reforça os laços entre vocês. Algumas plantas despertam mais interesses neles do que outras, é caso da cenoura, que desperta a curiosidade por ser uma raiz. Muito importante trabalhar em conjunto, mas tenha cautela na hora de manusear equipamentos cortantes e que tragam algum risco para os pequenos.

Keilla Xavier é publicitária e apaixonada pela internet, uma analista de SEO que ainda não é mãe, mas tem o desejo de adotar uma criança. Nas horas vagas ela é comentarista de desenhos animados junto com as 3 sobrinhas. 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply