Gente que esclarece

Como ensinar as crianças a andar de bicicleta: um guia prático para os pais

Dizem que a gente nunca esquece como andar de bicicleta. No entanto, o difícil mesmo está em aprender, especialmente quando somos crianças e tudo exige o triplo de atenção: o cuidado com os carros, o olho no meio fio, as rodinhas extras para não desequilibrar e evitar os tombos – inevitáveis quando começamos a pedalar.

Andar de bicicleta é um passo importante para ensinar as crianças sobre a independência, além de desenvolver capacidade de concentração, equilíbrio e visão periférica.

Por isso aqui vai um guia prático para os pais que estão ensinando seus filhotes a dar as primeiras pedaladas na bike, incluindo os primeiros passos, os melhores lugares para começar, os equipamentos de segurança, necessários e até mesmo dicas de como tirar as manchas de graxa da roupa dos pequenos ciclistas. Confira!

Supervisão e rodinhas

Assim como acontece na primeira vez em que vamos dirigir um automóvel, andar de bicicleta exige, sim, supervisão e acompanhamento de uma pessoa experiente. É importante que os pais estejam próximos ao filho, segurando a parte de trás da bicicleta até que ele se sinta seguro o suficiente para fazer o mesmo.

O uso de rodinhas não é vergonha para ninguém, e elas devem ser colocadas especialmente para a criança de até 7 anos, que ainda não possui completo domínio de seu equilíbrio corporal.

Segurança em primeiro lugar!  

Andar de bicicleta exige cuidados com a vestimenta, sim. Capacete, ombreira, joelheira, colete fosforescente e calças jeans grossas e blusas de manga comprida devem ser usadas para amortecer qualquer queda e para tornar a criança visível aos olhos de carros e outros pedestres.

Os acessórios são muitos e parece até exagero, mas devem ser utilizados para evitar que a criança se machuque. Evite também o uso de roupas novas, pois é comum que você tenha de lavá-las logo após o passeio, e não é agradável ter de aprender como tirar as manchas de graxa de uma calça novinha ou daquele vestido branco… (se precisar de ajuda, clique aqui).

Onde pedalar?

Escolher o local apropriado para as primeiras aventuras pedalando é algo que vai mudar a relação da criança com a bicicleta. Parques movimentados, ruas e ciclofaixas não são a melhor opção. Além do medo de ciclistas apressados, a criança pode se sentir intimidada por outras crianças que, talvez, tenham mais desenvoltura do que elas ao pedalar.

O quintal de casa, uma viagem ao sítio de amigos ou parentes e até mesmo ruas sem saída podem ser um local apropriado para os pais levarem os filhos praticar.

Paciência

Começar a pedalar exige esforço, e muitas crianças acabam precisando de tempo para conseguir alcançar o equilíbrio necessário. Os pais devem manter em mente que andar de bicicleta é um aprendizado, mas especialmente tornar esse momento uma forma de diversão para os pequenos.

Não forçar a criança a pedalar sozinha, fazendo com que a experiência de aprendizado se torne traumatizante é essencial. Isso porque muitos acreditam que trair a confiança do pequeno, fingindo que está segurando a bicicleta, e soltando sem que ele perceba é uma forma de encorajamento. É preciso acompanhar lado a lado, para evitar acidentes e para dar a segurança que ele precisa para pedalar sozinho.

Gostou das sugestões? Não esqueça de compartilhar seu relato e dar dicas aos pais que também lutam para ensinar seus filhos a pedalar sem medo.

 

Sobre o Autor:

Guest Post

Do site:



No Comments

Leave a Reply