Gente que esclarece, Gente que inspira

Como construir uma casa na árvore e tornar essas férias inesquecíveis

Vi no Hypeness que uma mãe e blogueira (blog Modfrugal), que mora no Tenessee (EUA) fez uma casa na árvore para se divertir com os filhos. Ela não é engenheira, mas se ela consegue, nós também!! \o/

casa-arvore-mae

Achei essa casa liiinda, mas tem outras ideias que também valem a pena conferir, como essas daqui:

casa-na-arvore-ideia1 casa-na-arvore-ideias2 casa-na-arvore-ideias3 casa-na-arvore-ideias4

 

No WikiHow encontrei um tutorial passo a passo beeem bacana que eu replico aqui resumidamente:

Encontre uma árvore forte, saudável e grande com entroncamento em “v”: ela vai precisar suportar todo o peso da casinha, já que a estrutura é toda suspensa e a estrutura deverá ser montada entre esses troncos fortes que formem o V.

casa-na-arvore1

Monte um plano de construção: defina tamanho, lugar das janelas, porta, telhado e escada. Com o plano você vai comprar apenas os itens que vai precisar: sai mais barato e o projeto é executado mais rapidamente quando você visualiza a ideia.

Defina o tipo de suporte: existem três maneiras de montar a casa, a) método de postes: quando se divide o peso da casa com postes colocados próximos à árvore; b) suportes fixos: todo o peso é sustentado pela árvore e, c) casa suspensa por cabos de aço: aqui só valem casas leves.

casa-na-arvore2

Pense sempre na segurança: procure deixar a casa com, no máximo 2,5 metros acima do chão; veja em que pontos precisa instalar grades e, procure cultivar uma vegetação que possa amortecer uma queda.

Faça um furo em cada lado dos troncos em V e fixe ripas de madeiras bem fortes ali. A Viamonense, que é uma madeireira em Campo Grande MS fornece esse tipo de material, inclusive as demais madeiras para paredes e confecção do teto.

No chão monte com seis ripas o esqueleto que forma o chão da casinha. Fixe tudo com dois pregos ou parafusos de 3’’. Todas devem estar centralizadas e distribuídas igualmente.

Fixe a plataforma no suporte com 8 pregos longos ou parafusos de 6’’ e reforce com cantoneiras (juntas de aço).

casa-na-arvore3

 

Reforce a plataforma com, pelo menos, 4 escoras para deixar as extremidades fixas, pois o ancoramento na árvore não é suficiente para manter a estrutura firme.

casa-na-arvore4

E aí, alguém já fez uma casa na árvore para as crianças?

Laryssa Caetano é jornalista e analista de SEO. Um dia, quer ser mãe de uns quatro (sério!). Fã de acampamento, pescaria e qualquer programa que envolva natureza, é doida por cachorros. Está aprendendo a saborear uma vida mais simples e se encanta com a ingenuidade criativa das crianças.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply