Gente que indica

Aqui, bem perto convida a criança a lidar com sentimentos e afetos por meio do imaginário

Lançamento da editora Moderna conta história sobre infância, amizade e saudade

A forte relação de amizade entre um garoto e um urso, inseparáveis, se torna a chave para entender como uma criança é capaz de lidar com sentimentos e afetos, principalmente quando existem perdas envolvidas. É esta a proposta do livro Aqui, bem perto, do autor e ilustrador Alexandre Rampazzo. A obra é publicada pela Editora Moderna.

Com texto e ilustrações complementares, que ressaltam a proximidade entre as personagens, o livro mostra, por meio das brincadeiras e fantasias do garoto, a influência das relações familiares e sociais desde a infância.

A história se foca nas aventuras realizadas pelos dois amigos, no que parecia um cenário perfeito, até chegar o momento em que o urso cresce demais e decide sair de casa para conhecer o mundo. Chega, então, a hora de enfrentar a separação. Segundo a mãe do menino, a saudade “é coisa que não passa, mas acalma”. No caso, a tristeza do menino só passou quando uma outra relação fraternal ganhou força.

Aqui, bem perto se torna uma narrativa envolvente e que aguça a curiosidade a cada página virada. À primeira vista triste, a história esconde uma grande lição de vida.

A publicação conta com texto de quarta capa do escritor André Neves, que descreve a obra de Rampazzo como uma leitura “circular”, em que os significados do imaginário do autor expressados na história são facilmente entendidos. Para Neves, o livro narra “com simplicidade, com voltas no tempo, e a cada instante observado ligam-se memórias luminosas. É só descobrir. Aqui, bem perto”.

Sobre o autor

Alexandre Rampazo nasceu e vive em São Paulo. Formou-se em Design e foi diretor de arte. Desde 2008 se dedica à produção literária, ilustrando e escrevendo. Tem uma produção de mais de cinquenta obras em coautoria com outros escritores. Foi finalista do Prêmio Jabuti e recebeu o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Também foi selecionado para a 26th Biennial of illustration Bratislava, além de figurar entre os 30 Melhores Livros Infantis do Ano Revista Crescer. Ilustrou diversas obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ – Feira do Livro Infantil de Bologna.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply