Filhos, Gente que esclarece

Ambiente bilíngue durante o desenvolvimento da criança: faz mal?

Uma dúvida que atinge a maioria dos país é “qual é o momento que meu filho deve ter o contato com uma segunda língua?”. Essa pergunta é frequente por vários motivos, mas o principal é o medo de dificultar e até atrasar o processo a comunicação do pequenos. Vários estudos mostram as vantagens do bilinguismo, como: contribuição cognitiva e facilidade para aprender novas palavras.

No início dos anos 60, o bilinguismo era mal-visto pela grande maioria dos estudiosos. Isso se deve a pesquisas que compararam crianças bilíngues e monolíngues que apontaram certa dificuldades em crianças que falavam mais de duas línguas. Após algumas mudanças na forma de se realizar os testes, os resultados começaram a mostrar os benefícios do modelo de educação.     

Normalmente, um bebê começa a falar as primeiras palavras por volta dos 12/13. Dentro de uma família bilíngue ela começa a ter o contado com as duas línguas desde o nascimento, mas quem não é e pretende coloca-lá em um escola bilíngue, o quanto mais cedo isso acontecer maior será o domínio da criança sobre a segunda língua. Estudos mostram que com 3 anos idade a criança se encontra no momento ideal para o início deste processo de aprendizagem

O principal medo dos país é por causa da demora que as crianças que são apresentadas as duas línguas possuem na hora de se expressar, isso se dá, não porque ele tem algum transtorno na aprendizagem, mas por causa de questões ambientais. A ansiedade e a cobrança são dois fatores que dificultam neste processo de comunicação.

É importante o pai ter o paciência durante o período e não cobrar muito a criança. O processo deve acontecer de forma natural para não criar bloqueios na criança. Cabe a família e educadores procurarem a melhor forma de incentivar a criança a utilizar as duas línguas.

Para ajudar neste processo, separamos algumas dicas:

–   não complete a frase da criança;

  • não se preocupe quando ele confundir uma palavra, é normal;
  • incentive a leitura, músicas e programas de televisão em inglês;
  • crie situações para conversar em inglês;
  • demonstre satisfação quando ele apresentar um desenvolvimento na comunicação;

Com o desenvolvimento da linguagem, o pai pode começar a pensar como avaliar o conhecimento dos pequenos. Um exame que tem a preocupação de identificar o nível de conhecimento que a criança possui é o Cambridge English.

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply