Gente que esclarece, Gestação, Parto e Amamentação

A gravidez por dentro – Primeiras nove semanas

Já imaginou se pudéssemos acompanhar todas as mudanças que acontecem em nosso útero durante a gestação? Nesta série de vídeos em 3D produzidos pela BabyCenter você pode acompanhar e saber o que ocorre em cada fase do desenvolvimento do bebê, do momento da fecundação até o nascimento.

Na semana seguinte à fertilização, o óvulo fecundado avança até o útero. Ele agora se chama blastocisto e é menor que a cabeça de um alfinete. Em poucos dias, as células do zigoto formam grupos distintos. As células de dentro darão origem ao bebê, as do lado externo formarão a bolsa amniótica e a placenta. O blastocisto perde etão sua camada protetora e se implanta na parede do útero, é a nidação.

Na quita semana de gravidez, o bebê tem o tamanho de uma sementinha de gergelim. As células que estavam no interior do blastocisto se organizam, o embrião começa a tomar forma. Surgem os primeiros órgãos. A pele do bebê é transparente e dá para ver o cérebro e a médula espinhal. Nesta fase, o sistema circulatório do bebê também se forma e é aí que o coraçãozinho começa a bater.

Por enquanto o bebê se parece mais com um girino do que com um ser humano. Ele recebe nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical que está ligado à placenta que acabou de se formar. Na nona semana ele perde a pequena calda que tinha e fica cada vez mais parecido com uma pessoa. Já tem braços e pernas, dedinhos, boca, nariz, olhos e o princípio das orelhas. O bebê tem agora o tamanho de uma uva e pesa apenas alguns gramas. É incrível como uma única célula pode se transformar tão rápido na inconfundível silhueta de um bebezinho.

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply