Gente que esclarece, Rotina e Organização

8 ideias para deixar sua casa mais sustentável para seus filhos

Um dos maiores desafios para os pais de hoje é ensinar a próxima geração a cuidar do planeta. E isso deve começar em casa, concorda? Veja oito ideais simples para incluir no dia a dia da sua casa e ensinar preciosos conceitos de sustentabilidade para os seus filhos:

1- Controlem o tempo gasto no banho

As crianças podem ser ensinadas a não desperdiçar água desde pequenininhas, quando ainda tomam banho com os pais. Depois disso, uma boa maneira de estimular os filhotes a economizarem esse recurso tão importante é colocando música na hora que eles forem tomar banho, e estipular um número de faixas para eles se lavarem.

2- Mostre como se faz a faxina da casa de modo sustentável

As crianças aprendem imitando os adultos. Então dê sempre o exemplo! Brincando se aprende a ser ecologicamente correto com a mudança de alguns hábitos simples. Nada de lavar a calçada com a mangueira ou esbanjar água ao lavar a louça. Outra  forma de ajudar o meio ambiente é comprando produtos de limpeza concentrados, que levam menos água e matérias-primas na sua composição.

3- Separem o lixo em família

As crianças também precisam ser conscientizadas da importância de se separar o lixo orgânico do reciclável. Usar lixeiras coloridas para os diferentes tipos de resíduos (como plástico, papel e metais), além de facilitar a identificação ainda ajuda a despertar o interesse dos pequenos.

4- Doem ou troquem os brinquedos e roupas antigos

Encaminhar para doação os brinquedos e roupas que seus filhos não usam mais não só é um ato de caridade como também evita que outros novos precisem ser produzidos. Da mesma forma, quando um brinquedo ou uma roupa estragar, conserte, ao invés de jogar fora. Isso evita reforçar nas crianças o entendimento de que esses itens são descartáveis.

5- Evitem o desperdício de comida

Outra excelente maneira de combater o desperdício em casa é utilizando integralmente os alimentos. Façam sucos com as frutas que estão prestes a se estragar, reaproveitem os pães amanhecidos para fazer torrada, transformem as sobras de frango em um sanduíche. Enfim, inventem e reinventem na cozinha!

6- Façam compras com sacolas ecológicas

Mostre para os seus filhos o quanto é bacana levar suas próprias sacolas para o mercado ou para feira. Existem diversos modelos de sacolas ecológicas ou ecobags, uma mais legal do que a outra. Com o passar do tempo, essa atitude vai ser mais do que natural para a criançada.

7- Apaguem as luzes que não precisam ficar acesas

Não tem porquê deixar luzes acessas em casa sem necessidade, não é mesmo? Nem deixar aparelhes eletrônicos ligados à toa. Por isso, sempre que possível oriente seus filhos a economizar energia. E isso vale para todos os cômodos da casa. Que tal estabelecer um prêmio ou passeio para os pequenos vigilantes das luzes acesas?

8- Andem mais a pé ou de bicicleta

Por fim, sempre que forem fazer alguma coisa pelo bairro, deixem o carro na garagem e vão à pé ou de bicicleta. Além de não poluir, esses passeios são ótimos para curtir momentos em família e descobrir que brincando se aprende esses pequenos tesouros na vizinhança, como pracinhas, árvores de fruta e, quem sabe até, novos amiguinhos.

Você sabe de mais alguma maneira de ensinar as crianças a cuidarem do planta? Ou então tem mais alguma dica sustentável que pode ser ensinada em casa?

 

Sobre o Autor:

Do site:



No Comments

Leave a Reply