Gente que compartilha

5 brincadeiras dentro de casa para entreter os filhos nas férias

Conciliar o home office e as férias escolares não é tarefa fácil. A cada 5 minutos é um novo chamado dos filhos, que querem sair, brincar, comer ou querem ajuda para resolver um jogo ou porque precisam tirar chiclete da roupa… Quem tem criança pequena sabe que elas não param quietas! Em meio a tantas distrações, fica a dúvida: como se concentrar no trabalho?

Pensando nas mães empreendedoras que trabalham de casa e não tem com quem deixar os filhos, separamos algumas dicas de brincadeiras para brincar dentro de casa para entreter os pequenos por várias horas. Assim, é possível organizar a rotina profissional entorno disso e conseguir ter um dia de trabalho mais produtivo. Confira a seguir!

Erik (HASH) Hersman/Flickr

Brincadeiras para fazer dentro de casa durante as férias

  1. Caça ao tesouro. Desenvolver uma caça ao tesouro com os recursos do lar pode ser uma ótima opção de brincadeira dentro de casa e, com certeza, será suficiente para te dar algumas horinhas para o seu trabalho. Espalhe pistas pela casa, sempre premiando a cada uma encontrada, seja com uma bala ou com uma lembrancinha qualquer. O dia passará voando e as crianças se sentirão estimuladas a encontrar o tesouro final – especialmente se este for um objeto de desejo da criançada.
  2. Gincana. Para as crianças, a parte mais chata de ter os pais trabalhando em casa é não poder sair para brincar. Que tal então transformar a sua casa em um parque de diversões? A ideia da gincana é que cada cômodo de seu lar seja palco para uma atividade. Para ter tempo de se dedicar aos seus afazeres, deixe todas as atividades prontas e cronometre o tempo necessário para realizar as suas atividades, fazendo com que ele coincida com o tempo da gincana. De montagem de um quebra-cabeças à pintura de uma tela, passando pelo campeonato de bolas de chiclete, dá para manter os pequenos em atividade sem ter de se preocupar. Aí é ficar atenta para que elas não te chamem para ajudar a tirar chiclete da roupa.
  3. Campeonato de dança. Nós já falamos da importância de ter um espaço especial para o seu home office. Por isso, divertir as crianças com música pode ser uma opção especialmente divertida para os pequenos. Colocar uma série de coreografias e desafiá-los a aprender é uma forma de misturar atividades físicas com boas risadas. Ao fim do dia, para descontrair, que tal propor uma apresentação? Para as crianças que gostam de tecnologia, diversos videogames possuem jogos de dança, além de vídeos no YouTube que simulam esses jogos.
  4. Jogos de tabuleiro. Para fugir um pouco da tecnologia, uma boa sugestão é retornar aos antigos hábitos. Jogos de tabuleiro são uma excelente brincadeira para brincar dentro de casa e entreter os pequenos, apesar de serem frequentemente esquecidos. Com regras e um consumo de tempo considerável, que tal preparar uma seleção de jogos para divertir os pequenos? Xadrez, Damas, Resta 1 e jogos que misturam mímicas e adivinhação podem ser uma opção para as tardes frias de inverno.  

Pixabay

  1. Artesanato. Crianças, no geral, adoram atividades manuais: pintar, cortar, fazer dobraduras e presentes artesanais é uma forma de desenvolver a criatividade delas, além de habilidades artísticas. Existem telas que já vêm com desenhos a serem pintados, além dos livros terapêuticos de pintura. Essas atividades ajudam a estimular a mente e a relaxar a criançada. Uma boa sugestão é transformar as pinturas em quadros que as próprias crianças possam presentear familiares ou manter exposto em seus quartos.
    E aí, gostou das sugestões de brincadeiras para dentro de casa para entreter a criançada durante as férias escolares? Então não deixe de compartilhar este post com outras mães que também precisam de dicas e de sugerir quais atividades você usa para aumentar a produtividade do seu home office. Até o próximo post!Fotos: Erik (HASH) Hersman, Donnie Ray Jones e Pixabay.
Sobre o Autor:

Redação do IM

Do site:



No Comments

Leave a Reply