Experiências, Gente que compartilha

10 coisas que não te contam sobre o segundo filho

Costumo dizer que o primeiro filho muda tudo na vida da gente, e aí vem o segundo, a gente acha que as mudanças serão menores, afinal, já somos mães, já sabemos como é. Mas se o primeiro filho colocou sua vida de cabeça para baixo, o segundo dá duas rodadinhas antes de fazer isso…rs…

Tem muitas coisas que as pessoas falam sobre o segundo filho, deu medo engravidar de novo. Algumas coisas vivenciamos e outras nem tanto, isso vai da vivência e da experiência de cada família. Mas, como eu adoro fazer uma listinha, separei 10 coisas que as pessoas geralmente não contam sobre ter o segundo filho:

1- Muda tudo de novo: a gente acha que não, mas o segundo filho tem o poder transformar novamente toda a nossa vida. É tudo muito intenso, e ainda por cima, já temos um filho que continua proporcionando novas experiências a todo instante.

2- Nos faz questionar nossas certezas: por já ter um filho, nós criamos algumas certezas que serão frequentemente questionadas no segundo. No final, a gente descobre que a maternidade é uma eterna descoberta e construção, não importa quantos filhos nós tenhamos.

3- Você esquece muita coisa: como dá banho em recém-nascido? Com quanto tempo eles sentam? Gente que que acontece com a gente? Tem muita coisa que a gente esquece e parece que nunca vivemos aquilo antes.

4- O amor se multiplica: morria de medo desse negócio de não amar. Pensava se seria mesmo capaz de amar mais um filho da mesma maneira. Mas ama gente, amor de mãe não se divide nunca, mas se multiplica.

5- Você pode questionar sua decisão: não vou negar! Tem horas que é punk e por alguns momentos você se questiona onde estava com a cabeça quando decidiu engravidar de novo.

6- A gente não tira de letra: cada dia uma novidade, um desafio novo. Ser mãe de dois é como passar para a nova fase do vídeo-game, a gente não tira de letra.

7- Dá vontade de ter outro: depois do segundo filho, a gente percebe que não é um bicho de sete cabeças e várias vezes dá vontade de aumentar mais um pouquinho a família.

8- É mais leve: se tem uma coisa que nossa experiência anterior faz é deixar muita coisa mais leve. Como na maioria das vezes sabemos qual o próximo passo ou como as coisas funcionam, acabamos desencanando de muita coisa.

9- É emocionante: sim, é pura emoção gente!!

10- Nada paga ver o amor entre eles: nada nessa vida paga ver a cena dos irmãos juntos. É nessas horas que você fica agradecida e aliviada e tem certeza da sua decisão.

Sobre o Autor:

Do site:



3 Comments

  • Reply ju mail at

    Nao seria “vieram os blogs”…?

    • Reply Bárbara Vitoriano at

      Nossa Ju! Verdade!! Obrigada pelo toque! 😉

  • Reply liana at

    O 10 é MT emocionante!! Já quero o segundo… Rsrsrs

  • Leave a Reply